A parceria do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) com o consórcio Sthem Brasil continua cumprindo com sucesso os objetivos voltados à transformação social com a prática de projetos voltados para o desenvolvimento da sociedade e educação.

Como fruto dos progressos encorajadores dessas iniciativas, o UniFOA foi premiado pelo artigo “Perspectiva docente sobre capacitação em inteligência artificial: Uso do Chat GPT como ferramenta pedagógica” no X Fórum Internacional de Inovação Acadêmica, organizado de forma online pela Sthem. Entre os mais de 750 projetos apresentados nas áreas de ações junto à comunidade, estratégias ativas de aprendizagem e gestão, o trabalho, elaborado pelos professores Italo Rodrigues, André Barbosa, Lucimeire Cordeiro, Maria das Graças da Silva e a professora e reitora do Centro Universitário, Ivanete Oliveira, foi um dos que recebeu o certificado de menção honrosa por iniciativas na parte de gestão.

O artigo também foi agraciado com outro certificado, desta vez na área de Ciências Exatas e da Terra.

O principal objetivo desse estudo era compreender o que pensa um grupo de docentes sobre a utilização da IA como ferramenta pedagógica e, a partir disso, demostrar como esse artifício e o planejamento reverso, apoiados em princípios da neuroeducação, podem ser utilizados no ensino superior como ferramentas educacionais. O estudo aborda, ainda, a importância do desenvolvimento profissional contínuo em capacitar os educadores com as habilidades necessárias para utilizar esses três recursos a fim de alcançar objetivos de aprendizagem de maneira mais eficaz.

A melhor forma encontrada para entender a opinião dos professores foi a partir do desenvolvimento de duas oficinas, nos dias 1º e 2 de fevereiro, sobre competências digitais na 5ª Semana de Formação Continuada do UniFOA, que tinha o intuito de atualizá-los sobre novos recursos para a aprendizagem discente. Na ocasião, Italo esclareceu de que modo o uso da IA, nesse caso o ChatGPT, pode ser utilizada para complementar o estudo em sala de aula, sendo uma das principais etapas para a concretização do estudo.

Durante a oficina, foi apresentado os resultados de um questionário com a opinião de 94 estudantes da área de exatas do UniFOA sobre seu uso no aprendizado durante o 2º semestre de 2023, em atividades propostas pelos docentes que participaram do Programa de Formação de Professores do Consórcio Sthem Brasil no ano passado. De acordo com os dados obtidos, 74,46% acreditam que essa tecnologia torna esse processo mais envolvente, sendo constatado que 87,23% deles também apontaram que o recurso melhorou o entendimento das atividades propostas em sala de aula.

Após apresentar a pesquisa e discorrer sobre as vantagens e métodos de aplicação do ChatGPT no ensino, foi solicitado, aos 42 professores participantes a avaliação da oficina. Ela indicou que a experiência em IA dentro do ambiente acadêmico relatada pelos docentes, em uma escala de 0 a 10, estava em 4,15 na média. Ao finalizar a capacitação, todos eles responderam que aumentaram seus conhecimentos em 82,16% graças à essa proposta.

Apesar da pouca experiência dos discentes nesse campo, a avaliação constava que o nível de confiança nessa ferramenta é alto. Ao serem questionados, com a mesma abordagem, sobre o nível de crença nesse recurso para influenciar positivamente o processo de ensino e aprendizagem, a média atingiu 8,3 em todas as respostas.

Além disso, 74,33% deles acreditam que o ChatGPT deve ser incorporado em futuras aulas teóricas e práticas, outra demonstração de abertura do corpo docente ao recurso:

“A tecnologia está posta, ou seja, os estudantes vão utilizar. Considerando esta premissa, acreditamos que usar a ferramenta como potencializadora da nossa prática docente pode agregar muito em cada etapa dentro da sala de aula. Isso ficou ainda mais evidente ao analisarmos a percepção dos professores e discentes envolvidos na oficina, usada como pesquisa para o estudo”, enfatizou Italo Rodrigues.

Outro aspecto interessante foi que 80,85% dos alunos e mais de 70% dos docentes discordaram sobre essa tecnologia substituir totalmente a figura do educador na provisão de informações.

Italo completou que o diferencial para o artigo ser agraciado com os certificados foi por indicar a importância da formação continuada e também conseguir quebrar alguns tabus em relação ao uso da IA como auxílio nos estudos:

“Acredito a pesquisa de opinião realizada tenha sido o grande diferencial, pois, nesse sentido, conseguimos indicar a importância da formação continuada, conseguimos quebrar alguns tabus em relação ao uso da tecnologia, mas sobretudo, entender que, nem os estudantes e nem os professores acham que uma ferramenta, como o ChatGPT, podem subsistituir o trablaho de um professor”.

Segundo o artigo, as transições de metodologias tradicionais de ensino para abordagens mais interativas em busca do engajamento dos estudantes, como a inserção de tecnologias de inteligência artificial, representam um aspecto essencial de convergência entre o avanço educacional e progresso tecnológico. Esse processo requer uma adaptação dos educadores ao integrarem efetivamente a IA como ferramenta, sobretudo por meio de capacitação em estudos para aplicarem esses artifícios na prática.

Os professores pesquisaram e aplicaram diversas referências atuais sobre o tema do estudo, como no artigo The application and challenges of ChatGPT in educational transformation: New demands for teachers’ roles, do professor Hao Yu, da Shaanxi Normal University, da China, com o objetivo de esclarecer ainda mais as responsabilidades atribuídas aos educadores em cada etapa desse percurso. Além da seleção e organização de conteúdo digital, eles emergem como agentes mediadores para facilitar a utilização de abordagens educacionais que se apoiam no uso da tecnologia no intuito de orientar os alunos em ambientes virtuais colaborativos.

O êxito na execução dessas funções exige a incorporação consciente de metodologias digitais nas práticas pedagógicas para maximizar o potencial das inovações tecnológicas de informação focadas em enriquecer o aprendizado, tanto do estudante como do docente. É uma jornada contínua, de evolução, atualização e inovação constante por parte do campo pedagógico para manterem um ambiente de aprendizagem justo e equitativo:

“É necessário ter uma abordagem crítica e conhecimento para a utilização da inteligência artificial, como o ChatGPT nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essa ferramenta ajuda o docente na construção de estudos de casos, desenvolvimento do conhecimento crítico através de comparações entre as soluções encontradas de um determinado problema”, declarou Lucimeire Cordeiro, uma das participantes da elaboração do artigo, sobre o argumento pela preparação correta dos docentes para o uso do ChatGPT.

Uma das maneiras de incluí-lo como parte do processo educativo, de acordo com os tópicos defendidos pelo artigo, é adotar o planejamento reverso, a metodologia ativa de ensino. A partir da aplicação desse modelo, o estudante deixa de ser um ouvinte passivo para se tornar protagonista da aprendizagem e aprender autonomamente sendo participativo e responsável por suas ações dentro da sala de aula.

Dessa maneira, a IA pode assumir o papel de um tutora virtual para o estudante ao fonercer uma avaliação personalizada no tempo de execução de uma determinada tarefa, a fim de melhorar seu resultado final.

Como uma grande aliada nesse processo, o trabalho também discorreu sobre a neuroeducação, que promove avanços cruciais no âmbito educativo para a otimização da experiência dos alunos. Ela se baseia no fato de que a estrutura cerebral está organizada para facilitar a aprendizagem ativa de cada ser humano.

Desta forma, a neuroducação serve como uma área de conhecimento transformadora por oferecer aos docentes a oportunidade de vivenciar dinâmicas de como o aprimoramento individual e coletivo se desenvolve e manifesta em diversas situações cotidianas, tal qual o ambiente escolar. O aprofundamento aplicado no artigo pontua que esse enfoque multidisciplinar proporciona novas perspectivas para metodologias pedagógicas mais certeiras, sendo outro diferencial para as premiações do Sthem Brasil:

“Na minha opinião, as premiações são formas de reconhecer a importância do tema para a área pedagógica. Está em pauta a necessidade da utilização da inteligência artificial aliada à neuroeducação como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem. Os professores precisam compreender que é necessário estar aberto às soluções inovadoras. Só assim teremos evolução e um processo constante de investigação e educação”, cravou Lucimeire.

Além dos cinco elaboradores, o estudo também teve a participação de outros três professores do UniFOA, que foram Carolina Hartung, Clarisse Netto e Koffi Djima.

Durante a Semana da Enfermagem, realizada no Hospital HINJA, os professores do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) marcaram presença, trazendo contribuições valiosas para os enfermeiros e enfermeiras que participaram do evento. Com uma programação diversificada, abordando temas essenciais para o desenvolvimento profissional e aprimoramento dos cuidados aos pacientes, a semana se destacou como um momento de reflexão e reciclagem de conhecimentos. 

Com temáticas definidas, cada dia da semana trouxe uma abordagem específica. No dia 13 de maio, o foco foi em "Você em primeiro lugar", destacando a importância do autocuidado e bem-estar dos profissionais de enfermagem. No dia seguinte, a discussão se voltou para a "Humanização do Atendimento", ressaltando a importância de um cuidado empático e acolhedor. 

No terceiro dia, o tema foi "Inteligência Interpessoal e Intrapessoal", com destaque para a aplicação de habilidades sociais e emocionais no ambiente de trabalho. Encerrando a semana, o foco foi no "Protagonismo na Trajetória Profissional", motivando os enfermeiros a assumirem o controle de suas carreiras e buscarem o crescimento pessoal e profissional. 

Sob a liderança da enfermeira Juliana Buarque, gerente de Enfermagem do Hospital HINJA, a equipe foi estimulada a refletir sobre seu papel dentro da instituição, reconhecendo sua importância como peça fundamental para o funcionamento eficiente da saúde hospitalar. 

Um dos momentos marcantes da semana foi a participação da experiente psicóloga e professora do curso de Medicina do UniFOA, professora Sônia Moreira. Com palavras motivadoras e reflexivas, ela compartilhou sua vasta experiência, destacando as oportunidades que surgem com as mudanças de gestão no hospital. Sua contribuição foi fundamental para inspirar e encorajar os profissionais de enfermagem a enfrentarem os desafios com determinação e confiança. 

A Semana da Enfermagem no Hospital HINJA não apenas proporcionou momentos de aprendizado e reflexão, mas também fortaleceu os laços entre a instituição de saúde e o UniFOA, demonstrando a importância da parceria entre academia e prática clínica para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo dos profissionais de saúde. 

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) tem a satisfação de anunciar os estudantes selecionados para participar do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em 2024. O programa, que integra a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, visa promover a formação de estudantes de graduação na área da saúde, incentivando o desenvolvimento de atividades acadêmicas em serviço.

Os selecionados terão a oportunidade de vivenciar experiências práticas e interdisciplinares em diversos cenários de atuação, como unidades básicas de saúde, hospitais, instituições de longa permanência, entre outros. Além disso, participarão de atividades de educação permanente, que visam aprimorar seus conhecimentos e habilidades em saúde.

O UniFOA parabeniza todos os estudantes selecionados e reafirma seu compromisso com a formação de profissionais capacitados e engajados com a melhoria da saúde da população. Que esta experiência no PET-Saúde seja enriquecedora e contribua significativamente para suas trajetórias acadêmicas e profissionais.

Confira a lista de estudantes selecionados:

Lista dos Alunos selecionados Pet Equidade -Educação Física
Seleção PET Saúde 24-26 - Nutrição
Seleção PET Saúde 24-26 - Medicina
Seleção PET Saúde 24-26- Direito
Seleção PET Saúde 24-26- Enfermagem
Seleção PET Saúde 24-26- Odontologia

 

No cenário mundial, há um dia que nos convida a refletir sobre o poder transformador da criatividade. É o World Creativity Day, um momento para liberar a imaginação, inspirar mudanças e transformar o ordinário em algo extraordinário. 

O dia 21 de abril foi designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, reconhecendo a criatividade como um catalisador essencial para o progresso global. Ao estipular esta data, a ONU nos lembra da importância de explorar a imaginação e buscar soluções inovadoras para os desafios do nosso tempo. 

É dentro deste contexto inspirador que celebramos o World Creativity Day, um momento de celebração e reconhecimento da criatividade em todas as suas formas. Presente em 55 cidades brasileiras, o WCD une forças para homenagear a capacidade humana de imaginar, inovar e transformar o mundo ao nosso redor. 

E o UniFOA mais uma vez marcou presença no evento com uma série de atividades envolvendo os cursos dentro do campus Olezio Galotti, além de oficinas realizadas na Fundação CSN e no Vírgula. 

Na Fundação CSN, os participantes puderam desfrutar de oficinas de Yoga e Heike, ministradas pelas professoras Izabel Mota e Rhanica Coutinho. A professora Izabel ressaltou a importância dessas práticas em meio à agitação do cotidiano: "Em uma rotina tão frenética como a que vivemos, fazer uma pausa para uma prática de Yoga é fundamental. A Yoga vai além de uma atividade física, é uma filosofia que busca o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. É um convite para o autocuidado e a autodescoberta, proporcionando saúde física e mental, além de estimular o despertar pessoal e criativo." 

Sobre o Dia da Criatividade 

O Dia Mundial da Criatividade, desde 2018, abre inscrições para voluntários, anfitriões, parceiros, inspiradores e participantes do Brasil e do mundo que desejam fazer parte do ecossistema de criatividade e inovação em suas comunidades. Sua missão é construir uma comunidade global de líderes criativos, educadores, empreendedores, investidores, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança, promovendo o desenvolvimento humano em consonância com a Resolução 71/284 da Organização das Nações Unidas, celebrando o dia 21 de abril com a realização de milhares de atividades gratuitas que impulsionam a criatividade e a inovação em todo o mundo. 

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O InterFOA tem como objetivo promover a prática esportiva, fortalecer as atléticas universitárias, incentivar hábitos saudáveis e construir um ambiente cooperativo entre os estudantes. Podem participar estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação e pós do UniFOA, alunos da EtecFOA e estudantes egressos de 2023.2. 

As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente pelo site oficial do evento: www.unifoa.edu.br/interfoa. 

As modalidades esportivas desta edição incluem: cabo de guerra masculino e feminino, E-sport (FIFA), futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino, tênis de mesa masculino e feminino, além de vôlei masculino e feminino. 

Os interessados em participar do InterFOA têm até o dia 28 de abril para realizar suas inscrições. Além disso, essa data também marca o prazo final para o envio da logo das atléticas que desejam participar do evento.

Para garantir que tudo ocorra conforme o planejado, está marcado para o dia 02 de maio o congresso técnico do InterFOA. Neste encontro, serão discutidos os detalhes da competição e esclarecidas quaisquer dúvidas que os participantes possam ter. 

No dia 06 de maio, será divulgado o regulamento completo do InterFOA, detalhando todas as regras e orientações para os participantes. É importante ficar atento a essas informações para garantir uma participação tranquila e organizada. 

Os estudantes terão até o dia 16 de maio para realizar qualquer alteração na composição de suas equipes, garantindo assim que todas as informações estejam corretas antes do início dos jogos. 

E falando em jogos, o primeiro dia de competições está marcado para o dia 18 de maio, com uma série de emocionantes disputas em diferentes modalidades esportivas. Já o segundo dia de jogos acontecerá em 25 de maio, encerrando com chave de ouro mais uma edição do InterFOA. 

Não perca a oportunidade de participar dessa grande celebração esportiva e de integração que é o InterFOA 2024! 

Estudantes do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus de Pinheiral, participaram nessa quarta-feira (3), de aulas práticas no Laboratório de Anatomia e no Núcleo de Atividade Virtual de Ensino (Nave) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), localizados no campus Olezio Galotti, em Três Poços. A visita acadêmica foi solicitada por professoras do IFRJ, através da Supervisão de Eventos, para atividade extracurricular.

Durante a visita, os 20 alunos do 3º e 4º períodos, e três professoras do IFRJ tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a infraestrutura da instituição, em especial os dois laboratórios de anatomia humana, como forma de complementar o conhecimento adquirido na graduação. A farmacêutica e professora da disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana, Camila Siqueira, falou sobre a experiência:

“Nesta aula prática, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o corpo humano, uma vez que não temos um anatômico em nosso campus de Pinheiral, e o UniFOA sempre nos recebeu muito bem, tanto que este é o terceiro ano consecutivo que fazemos esta visita e os alunos gostam bastante, pois faz a diferença. Conhecer a infraestrutura do UniFOA é muito importante, uma vez que aqui tem várias oportunidades para eles, como os diversos cursos de pós-graduação”, explicou, acrescentando que eles esperavam ansiosos por este dia.

Para a promotora da Supervisão de Eventos, Lara Prado, a atividade foi solicitada através de um programa de visitas da instituição, que pode ser acessado através do site, onde poderá optar por uma visita guiada e/ou aula prática.

“Essas visitas são importantes não apenas para a Supervisão de Eventos, mas para o UniFOA de forma geral, pois sabemos a diferença que esses estudantes terão após essas aulas, como parte do preparo para o mercado de trabalho, que a cada dia requer um profissional mais qualificado. Os nossos professores são preparados para dotar os acadêmicos com conhecimento de excelência e a nossa infraestrutura é inovadora, moderna e tecnológica”.

O uso da tecnologia nas aulas de anatomia e fisiologia

A aula prática no Nave foi a mais aguardada pelos estudantes, que tiveram contado direto com a realidade virtual a favor da aprendizagem. É o caso de Sara de Souza Oliveira, 22 anos, uma das alunas do IFRJ presentes:

“Essa experiência é diferente de tudo que já vi, pois ajuda a visualizar de maneira fácil o corpo humano e entender como ele funciona. Fez toda a diferença! Com as ferramentas oferecidas, conseguimos aproximar as imagens e enxergar por dentro e por fora do órgão, como por exemplo a maneira como o sangue passa no coração, de forma bem clara, sem gerar dúvidas. Valeu muito à pena vir aqui e quando estiver lecionando vou batalhar para trazer minhas turmas para o UniFOA. É muito interativo, não só para quem é da graduação, mas para os níveis técnico e até o Fundamental, pelo fácil acesso”, afirmou, entusiasmada.

E é com a mesma animação que a professora Helaine Mendonça, uma das que acompanharam os alunos, falou da experiência:

“É a primeira vez que venho ao Nave e a realidade virtual já é uma experiência magnífica para trabalhar e facilita bastante para o estudo e a compreensão dos órgãos. São duas formas de aprendizado distintas, mas o Laboratório de Anatomia complementa o que vemos no Nave. No curso de licenciatura não existe a obrigatoriedade de aulas em salas específicas de anatomia humana, pois eles vão trabalhar mais com a parte teórica, como o nome dos órgãos e funcionamento. Então, este contato é fundamental para uma melhor compreensão. É um “a mais” que a disciplina oferece aos alunos do IFRJ”, salientou.

No Laboratório de Anatomia, os acadêmicos tiveram aula com o professor do curso de Medicina, Marcos Cunha, que falou sobre o corpo humano e suas funções, usando peças de corpos verdadeiras para enriquecer suas explicações.

Para o aluno Gabriel Lisboa, de 19 anos, o aprendizado foi excelente e complementou tudo aquilo que já havia estudado teoricamente:

“É a primeira vez que compareci a um laboratório de anatomia humana e achei bem interessante, pois a prática nos faz entender melhor, porque poder visualizar as partes do corpo humano torna muito mais fácil de compreender o que aprendemos na teoria. A visita foi educativa e fez muita diferença para o meu conhecimento”, garantiu.

Quem estiver interessado em conhecer o Campus Olezio Galotti, no bairro Três Poços, para uma visita guiada, basta clicar no link https://www.unifoa.edu.br/unifoa-experience/ e marcar a melhor data.

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A declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) é uma ferramenta do Governo Federal para acompanhar a evolução do patrimônio dos brasileiros e verificar se os contribuintes estão pagando mais ou menos tributos do que deveriam, tendo um controle maior em relação à renda da população e seus gastos. Este ano, o prazo de entrega vai até o dia 31 de maio e são obrigados a declarar quem obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 até R$ 40.000,00.  

Em 2015, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) criou, através do Escritório da Cidadania, o “Projeto de Ensino: Plantão Imposto de Renda”, que atualmente é gerenciado pela Escola de Gestão e Negócios em parceria com o Núcleo de Práticas Contábeis, oferecendo gratuitamente o serviço de preenchimento do formulário de declaração do IR. O plantão funciona às quartas-feiras, das 15h30 às 17h30, no prédio 14, laboratório 14, do Campus Olezio Galot, em Três Poços e é aberto aos colaboradores da instituição e à comunidade em geral.

De acordo com a coordenadora do curso de Administração, Patrícia Nunes, a proposta é permitir que os discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Escola de Gestão e Negócios possam colocar em prática o ensino aprendizagem teórico realizado em sala de aula, no que tange à legislação tributária vigente referente ao IRPF. Os interessados têm até o dia 29 de maio para procurar o serviço gratuito, sendo que, no ano passado, 110 contribuintes foram beneficiados. Quem se encaixa nas exigências e não enviar a declaração dentro do prazo, irá pagar multa pelo atraso. 

Como é feita a declaração do IRPF 

Os estudantes que participam do projeto utilizam uma ferramenta gerida pelo Governo Federal para promover a inserção de dados e informes dos contribuintes, assim como analisar os resultados do processamento dessas informações e/ou eventuais pendências que necessitem de regularizações perante o Fisco, tudo com a supervisão dos professores Rodrigo da Costa Alves e Luciana Porto de Matos. 

A prática de preencher o formulário do IRPF profissionaliza os alunos em vários aspectos, como: educação financeira e fiscal; habilidades práticas; consciência financeira; preparação para o futuro; cultura da legalidade; desenvolvimento de competências de resolução de problemas, além de estarem envolvidos em uma disciplina que faz a prestação de serviço à comunidade. 

“Ter essa prática no currículo, contribui para o desenvolvimento de competências amplas e importantes para os estudantes”, explicou Patrícia.  

Aprender a preencher o formulário de declaração do IRPF ajuda os estudantes a compreender melhor o sistema tributário do país e as obrigações fiscais, além de ser uma excelente base para a formação de cidadãos conscientes sobre seus direitos e deveres. 

“O serviço gratuito do IRPF é um projeto bem-sucedido da instituição, idealizado pelo saudoso professor Hyder Marcelo Araújo Lima junto ao Escritório da Cidadania, há 9 anos. De lá para cá, centenas de pessoas receberam essa ajuda de forma gratuita e, sem dúvida, é um ótimo estágio, pois fornece ao aluno o entendimento necessário sobre o sistema de tributação do Brasil, além de promover o ensino humanizado, e o UniFOA incentiva isso”, salientou o coordenador do Escritório da Cidadania, Dario Aragão Neto.   

Como funciona o sistema tributário  

Muita gente atribui a declaração do Imposto de Renda ao pagamento do tributo, mas nem sempre é dessa forma. Ela serve, basicamente, para informar os rendimentos que foram recebidos, sejam eles, tributáveis ou não tributáveis. Ao longo do ano, recebemos os rendimentos, sejam através de salário, investimentos, dividendos e demais ganhos e, mesmo que não tenha que pagar nada, é essencial declará-los.    

Em muitos casos, a Receita Federal já retém parte desses ganhos por meio do Imposto de Renda e o contribuinte pode receber parte do dinheiro de volta, que é chamada de restituição. A declaração serve também para realizar o acompanhamento da evolução do patrimônio dos brasileiros, uma vez que são informados os bens adquiridos no último ano como carros, casas, títulos, entre outros. 

Como o imposto de renda é um tributo obrigatório, o valor é destinado ao governo federal, que usa para quitar despesas administrativas do Estado e investe em áreas como educação, segurança, transporte, saúde, entre outras. O não cumprimento pode ocasionar diversas multas e até mesmo punições legais.

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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Transferência Interna e Externa, Análise Curricular, Reingresso e Portadores de Diploma de Curso Superior para os Cursos de Graduação na modalidade Educação a Distância (EaD), referentes aos semestres 2024.1 e 2024.2. 

O edital, de número 03/2024, divulgado pela Reitora da instituição, estabelece as condições para ingresso nos cursos oferecidos pelo UniFOA, em conformidade com as normativas regimentais da FOA/UniFOA, a Lei nº 9.394/96, o Decreto Federal nº 9.235/17 e demais legislações pertinentes.

Modalidades de Ingresso: 

Transferência Interna e Externa: Destinada a candidatos matriculados nos cursos do UniFOA, tanto na modalidade presencial quanto EaD, que desejam realizar transferência. 

Análise Curricular: Voltada para candidatos de cursos EaD de outras instituições de ensino superior, que tenham cursado pelo menos o primeiro período ou um ano com aprovação mínima de 75% dos componentes curriculares. 

Reingresso: Para candidatos que tenham cursado pelo menos o primeiro período ou um ano com aprovação mínima de 75% dos componentes curriculares em cursos EaD, e desejam retornar ao mesmo curso antes do desligamento/abandono. 

Portadores de Diploma de Curso Superior: Destinado a candidatos que possuam diploma de curso superior nas modalidades presencial ou EaD, registrados em instituições reconhecidas pelo MEC, e desejam fazer um novo curso de graduação no UniFOA, na modalidade EaD. 

Inscrições: 

As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas exclusivamente através do Portal do Candidato, no link www.unifoa.edu.br/portaldocandidato, no período de 25/03/2024 até às 21h do dia 22/04/2024. É importante observar a disponibilidade de vagas e seguir as regras estabelecidas nos Editais n° 03/2024 e Complementar n° 01/2024. 

Com esse processo seletivo, o UniFOA reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e a oferta de oportunidades de formação para estudantes de diferentes perfis e trajetórias acadêmicas. A instituição busca promover o acesso ao ensino superior e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos. 

Para mais informações sobre os cursos oferecidos, vagas disponíveis e demais detalhes do processo seletivo, os interessados podem acessar o site oficial da instituição ou entrar em contato com a central de atendimento ao estudante. 

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) reafirma sua posição de protagonismo no cenário educacional brasileiro ao conquistar, pela décima primeira vez consecutiva, um lugar entre as melhores Instituições de Ensino Superior do país no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

A avaliação, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e referente ao ano de 2022, atribuiu ao UniFOA a nota 4 (em uma escala que vai de 1 a 5). Esse reconhecimento reflete o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a qualidade do ensino oferecido aos seus estudantes. 

O IGC é uma importante ferramenta de mensuração da qualidade do ensino superior no Brasil, calculada periodicamente com base na média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio, abrangendo os cursos de graduação avaliados.

Na última avaliação, o UniFOA teve seis de seus cursos submetidos à análise, dos quais quatro alcançaram a nota quatro e dois receberam a nota três.

Confira os cursos do UniFOA avaliados e suas respectivas notas: 

Serviço Social: nota 4 (o melhor curso entre os Centros Universitários públicos e privados do Brasil);

Ciências Contábeis: nota 4 (o 2º melhor curso do Estado do Rio entre Centro Universitário, Faculdade, Instituto e Universidade);

Publicidade e Propaganda: nota 4 (o 3º melhor curso entre os Centros Universitários privados do Estado do Rio);

Direito: nota 4 (o 6º melhor curso entre os Centros Universitários privados do Estado do Rio);

Jornalismo: nota 3 (o 5º melhor curso entre os Centros Universitários privados do Estado do Rio);

Administração: nota 3 (o 11ª melhor curso entre os Centros Universitários privados do Estado do Rio).  

Esses resultados demonstram o comprometimento do UniFOA com a qualidade do ensino, a formação acadêmica sólida e a busca contínua pela excelência, consolidando sua posição como uma das principais referências no ensino superior do país. 

Entre os dias 4 e 7 de abril, das 09h às 22h, a Ilha São João, em Volta Redonda, será palco da 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda. Com o tema "Gentileza gera gentileza", esta edição promete proporcionar uma experiência única de acessibilidade, cultura e arte, reunindo diversos apaixonados pelo mundo dos livros. 

Realizada pelo Instituto Dagaz em parceria com a prefeitura e outras instituições, a Bienal do Livro oferecerá mais de 100 atrações culturais e literárias, garantindo quatro dias repletos de aprendizado, diversão e conhecimento para todos os visitantes. 

Com uma programação diversificada e envolvente, o evento contará com cinco espaços distintos, cada um oferecendo uma experiência única: 

Jovens & Professores: Este espaço será dedicado aos jovens e educadores, oferecendo atividades especialmente pensadas para esse público, como oficinas, palestras e debates sobre temas relevantes da atualidade. 

Mesas de Debate: Aqui, os visitantes poderão participar de discussões enriquecedoras com autores renomados, abordando uma variedade de assuntos que vão desde literatura até questões sociais e culturais. 

Infantil/Saraus: Voltado para as crianças, este espaço será um verdadeiro paraíso literário, com contação de histórias, apresentações teatrais e saraus poéticos, estimulando o gosto pela leitura desde cedo. 

Palco Gentileza: Um ambiente acolhedor e inclusivo, onde serão realizadas apresentações artísticas, música ao vivo e atividades culturais que promovem a gentileza e a valorização do próximo. 

Palco Principal: O coração da Bienal, onde acontecerão os grandes eventos, como lançamentos de livros, sessões de autógrafos com autores consagrados e debates sobre os principais temas do universo literário. 

Além disso, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) marcará presença no evento com um estande próprio, onde serão apresentados trabalhos acadêmicos e outras iniciativas desenvolvidas pela instituição. Será uma oportunidade única para os visitantes conhecerem o talento e a criatividade dos estudantes e professores do UniFOA. 

Com estandes de livrarias e editoras, o pavilhão da Ilha São João se transformará em um verdadeiro oásis literário, proporcionando aos visitantes a oportunidade de explorar novos mundos através das páginas dos livros. 

Seja você um aficionado por literatura, um educador em busca de novos conhecimentos ou uma família em busca de diversão, a 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda promete oferecer uma experiência inesquecível para todos os públicos. Venha fazer parte deste universo de cultura, diversão e gentileza! 

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

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