Recém-formada, a egressa de Enfermagem do UniFOA Victoria Cristina da Silva Oliveira conquistou uma vaga na disputada residência em Cardiologia da UERJ, em dezembro 2022. Agora, ela se prepara para se mudar para a capital ainda este mês e viver novos desafios.
Aos 22 anos, a nova enfermeira dividia seu tempo entre faculdade, plantão e estudos pra concursos e residências. “Qualquer tempo livre, estava estudando. Madrugada tranquila no plantão, estudava também". Victoria encontrou uma forma de estudar nos intervalos que encontrava em sua rotina de trabalho e compromissos acadêmicos, já que o plantão, estágio obrigatório e faculdade a deixavam com menos tempo para se dedicar o quanto gostaria.
- Comecei a me preparar para residência em 2020, sozinha. Mas vi que sem nenhum curso específico eu estava me dispersando, não sabia direito como estudar. Em 2021 adquiri uns livros preparatórios online, que também vinham com aulas relacionadas aos livros e questões comentadas. Aí consegui focar mais – detalhou.
A paixão pela Cardiologia também começou em 2020. Enquanto Técnica de Enfermagem, no terceiro ano na faculdade, teve contato com um eletrocardiograma (ECG) no plantão.
- Sabia que tinha alguma alteração, mas não sabia qual. Perguntei à enfermeira do plantão e ela também não sabia. Aí eu pensei comigo: daqui a algum tempo serei enfermeira e não sei interpretar um simples exame, que salva vidas. Então comecei a fazer cursos, assistir aulas, participar de simpósios... fui me apaixonando cada vez mais por ECG e todo o universo do sistema cardiovascular, bem como a assistência de enfermagem nestes casos - contou.
Quando questionada sobre a base que o UniFOA ofereceu a ela, Victoria não poupa elogios ao corpo docente. “Os professores são incríveis e muitos deles, assim como a nossa coordenadora, sempre nos incentivou a melhorar profissionalmente, buscando a residência, o mestrado, o doutorado”.
Para os próximos dois anos de residência, a egressa ainda não tem planos futuros, pretende estar aberta ao que a vida lhe apresentar. “Ainda não pensei muito sobre o que fazer após. Mas pretendo iniciar um mestrado".
Conheça sobre o curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda e faça sua inscrição no Vestibular 2023.1.
Saber onde quer chegar e anos de dedicação fizeram do egresso de Direito, Nelson Rosa, um jovem com futuro promissor. Aluno da turma 2014.2 do UniFOA, na época ainda cursando a graduação, começou a estudar para alcançar cargos importantes. Na construção do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, incentivado por sua orientadora, professora Éricka Julio Batitucci da disciplina de Direito Penal, despertou interesse pela atuação de delegacia de polícia.
Com foco e determinação, Nelson, que iniciou o curso já com a ideia de conquistar algum cargo público, inicialmente vislumbrava promotoria. Com o passar dos anos, e pesquisas encontrou o que despertou mais interesse: o cargo de Delegado de Polícia. “Tenho muita gratidão pela Instituição e pela minha orientadora, que desde o início, me guiou nos estudos e me auxiliou com várias dicas de estudos”.
- Entrei na faculdade com o objetivo de fazer concurso público, na época queria ser promotor de justiça, quando foi chegando no final do curso, em conversa com a professora Éricka, decidi qual era a atuação que gostaria de exercer.
Os estudos aprofundados começaram ainda dentro da faculdade, em 2017, enquanto escrevia o TCC. Mas ganhou espaço e organização quando concluiu o curso, e pode se dedicar integralmente ao preparatório. “Estudei muitas horas por dia, sem interrupção. Estudei muito, muito. Se estivesse com dor de cabeça, eu estudava mesmo assim”.
Para Nelson, o segredo dessa fase é abdicação. “Ter a consciência que por trás disso tudo, dessa luta, tem um bom motivo, seja financeiro ou pessoal. É preciso ter um objetivo claro pra seguir focado. Você lembra dele quando pensa nas escolhas e consegue facilitar as decisões de dizer não”.
Começar cedo foi, para ele, uma decisão bastante assertiva. Hoje com 27 anos, Nelson se classificou na prova mais disputada do cargo, a objetiva e subjetiva, pendente agora apenas o exame médico e o teste físico. “Me inscrevi em 8 concursos ao todo e na Bahia obtive aprovação”, concluiu o futuro delegado.
- É preciso se dedicar, se organizar e estudar. A concorrência é muito grande. Existe um vasto leque de material de estudo on-line com qualidade. A quantidade de inscritos é alta – aconselha o egresso, que precisou tomar uma grande decisão desde cedo, e abrir mão de um dos seus hobbies. “Eu era bem novo quando fiz parte da criação de um grupo de pagode, e integrei por anos nele. Mas cheguei em um momento que não dava mais pra conciliar a vida noturna com os meus estudos. Eu precisava estar com meu corpo e mente 100% voltados para os estudos, tive que sair”.
Morador de Angra dos Reis, Nelson hoje se prepara para concluir os testes finais e se despedir de sua terra para alcançar novas conquistas agora no Estado da Bahia.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha