Prestes a embarcar rumo à realização de um sonho, Amanda Meirelles, egressa de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA (2021), retornou ao Campus Olezio Galotti para comemorar a grande novidade: sua aprovação na Universidade de Stirling (University of Stirling), na Escócia, para o mestrado em Criminologia.

Ela viajará na próxima semana e, com quase tudo pronto, fez questão de reencontrar um dos professores de quem recebeu apoio e incentivo para alcançar essa conquista, seu orientador, Luiz Cláudio Gonçalves Júnior.

Na última quarta-feira, dia 13, Amanda voltou ao prédio do Direito - onde sua trajetória acadêmica começou - para se despedir e lembrou do quanto o UniFOA foi importante para a aprovação nesse processo seletivo.

"Eles fazem uma análise curricular, então, eventos como a Semana Jurídica e todas as ações e projetos promovidos pelo curso, em que eu participei, contaram muito para a minha aprovação. Assim como meu TCC e outras produções que sempre foram incentivadas na graduação", ressaltou.

E como não poderia ser diferente, quem escreveu a carta de recomendação - importante documento para o aceite no mestrado - foi o docente Luiz Claudio. Orgulhoso de sua eterna aluna, ele frisou: "ela é merecedora disso tudo, porque sempre foi muito dedicada, sempre enxerguei o potencial dela. Por isso, a satisfação em ver esse resultado é dupla. Ela terá muito sucesso, com certeza", enalteceu.

Mesmo com o frio na barriga para dar esse passo, Amanda Meirelles se sente pronta para encarar o desafio. Esse sonho de ir (ou melhor, de voltar) para a Escócia começou em 2017, quando ela fez um intercâmbio no país que compõe o Reino Unido.

A partir dessa experiência, ela seguiu acompanhando projetos, cursos e diversas oportunidades que surgiam no lugar onde conquistou seu coração. Até que, por uma feliz coincidência, foram abertas as inscrições para um programa de mestrado na temática pela qual é apaixonada.

O mestrado em Criminologia na Universidade de Starling tem duração de um ano. Mas Amanda já deixou bem claro: "a intenção é renovar o visto".

 

Por: Libânia Nogueira
Fotos: Vinícius Vinci

Recém-formada, a egressa de Enfermagem do UniFOA Victoria Cristina da Silva Oliveira conquistou uma vaga na disputada residência em Cardiologia da UERJ, em dezembro 2022. Agora, ela se prepara para se mudar para a capital ainda este mês e viver novos desafios.  

Aos 22 anos, a nova enfermeira dividia seu tempo entre faculdade, plantão e estudos pra concursos e residências. “Qualquer tempo livre, estava estudando. Madrugada tranquila no plantão, estudava também". Victoria encontrou uma forma de estudar nos intervalos que encontrava em sua rotina de trabalho e compromissos acadêmicos, já que o plantão, estágio obrigatório e faculdade a deixavam com menos tempo para se dedicar o quanto gostaria. 

- Comecei a me preparar para residência em 2020, sozinha. Mas vi que sem nenhum curso específico eu estava me dispersando, não sabia direito como estudar. Em 2021 adquiri uns livros preparatórios online, que também vinham com aulas relacionadas aos livros e questões comentadas. Aí consegui focar mais – detalhou.  

A paixão pela Cardiologia também começou em 2020. Enquanto Técnica de Enfermagem, no terceiro ano na faculdade, teve contato com um eletrocardiograma (ECG) no plantão.  

- Sabia que tinha alguma alteração, mas não sabia qual. Perguntei à enfermeira do plantão e ela também não sabia. Aí eu pensei comigo: daqui a algum tempo serei enfermeira e não sei interpretar um simples exame, que salva vidas. Então comecei a fazer cursos, assistir aulas, participar de simpósios... fui me apaixonando cada vez mais por ECG e todo o universo do sistema cardiovascular, bem como a assistência de enfermagem nestes casos - contou.

Quando questionada sobre a base que o UniFOA ofereceu a ela, Victoria não poupa elogios ao corpo docente. “Os professores são incríveis e muitos deles, assim como a nossa coordenadora, sempre nos incentivou a melhorar profissionalmente, buscando a residência, o mestrado, o doutorado”. 

Para os próximos dois anos de residência, a egressa ainda não tem planos futuros, pretende estar aberta ao que a vida lhe apresentar. “Ainda não pensei muito sobre o que fazer após. Mas pretendo iniciar um mestrado". 

Conheça sobre o curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda e faça sua inscrição no Vestibular 2023.1.

banco de alimentos

O UniFOA arrecadou um total de 163 litros de leite em uma campanha de arrecadação, de 22 de março a 13 de abril, que foram doados ao Banco de Alimentos de Volta Redonda. As doações foram destinadas a oito instituições da cidade que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. Os pontos de coleta se concentraram na Pró-Reitoria de Extensão e no prédio do curso de Nutrição.

A ideia surgiu a partir do VIII Encontro do UniFOA de Extensão "Estreitando Laços com a Comunidade", que contou com a participação da coordenadora de Segurança Alimentar da Prefeitura de Volta Redonda, Cristiane Seabra, egressa de Nutrição do Centro Universitário da turma de 2005.

Na oportunidade, Cristiane palestrou a respeito do Banco de Alimentos e destacou a importância das campanhas de doação para o programa municipal de segurança alimentar. Esse tem como objetivo diminuir o desperdício de alimento e colaborar para manutenção de 39 instituições beneficentes que fornecem comida à população carente.

banco de alimentos

"Um dos objetivos da extensão é envolver a comunidade acadêmica com a sociedade. Promovendo a cidadania e consciência social", destacou Marcelo Mendes, professor de Nutrição e membro do Núcleo de Atividades Complementares ligada à Pró-Reitoria de Extensão, que participou da campanha junto à Pró-Reitora, Ana Carolina Callegário; além dos também nucleadores Luciana Werneck e Rogério Pereira.

"Com a pandemia, a fome aumentou demais. E estamos em busca de fazer o mapeamento para conseguir atender todas as famílias da cidade. E por isso precisamos muito de ajudas como essa para ofertar alimentos em quantidade e qualidade. Estamos muito felizes e extremamente agradecidos com todo esse apoio, que superou as nossas expectativas, pois foram 163 litros de leite, além de uma lata de leite em pó", comemorou a coordenadora de Segurança Alimentar.

banco de alimentos

Entidades atendidas com as doações
Associação Beneficente O Resgate
Centro Espírita Cirineus
Centro Espírita O Sal da Terra
GEUFA;
Casa da Criança e do Adolescente
Apadefi
Centro Espírita A Caminho da Luz
Conselho Central de Volta Redonda de São Vicente de Paulo - Pinto da Serra

Para receber as doações no UniFOA, também esteve o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Volta Redonda (Comsea), William Carvalho, que também é vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?