Thais Juliano, estudante do 2º período de PP, entrevista Adro Izidorio, professor de História. Foto: Stella Aragão
A conhecida Greve de 88, que marcou a história de Volta Redonda com a morte de três metalúrgicos, completa 34 anos nesta quarta-feira, 9 de novembro. E, não por acaso, esse assunto é um dos temas abordados no podcast “Histórias de Aço” - lançado pelos estudantes do segundo período de Publicidade e Propaganda, na disciplina Projetos Integrados, com a turma do segundo período de Jornalismo.
A iniciativa foi orientada pela professora Stella Aragão e contou com o coordenador dos cursos de JO e PP, Douglas Gonçalves. Segundo os envolvidos, o podcast é realizado a partir de leituras bibliográficas e entrevistas feitas com pessoas compromissadas com a pesquisa e a divulgação dos acontecimentos do município.
“A gente trabalhou com assuntos que circundam a história de Volta Redonda. A ideia é que esse projeto siga por mais alguns semestres, para que sejam trabalhados outros aspectos sociopolíticos da nossa cidade”, explica Stella, que exemplificou a antiga Rádio da CSN e a implantação do SUS em VR como possíveis temas para os próximos episódios.
Para esse início, foram escolhidas duas pautas: as greves, com todo o aspecto histórico que perpassa os movimentos da classe trabalhadora, e a história do Voltaço – o Volta Redonda Futebol Clube. “Abrangendo também as questões políticas dessa história, da formação social desse time e como impacta de uma forma regional”, destaca a docente.
A estudante Thais Juliano, do 2º período de Publicidade e Propaganda, foi quem entrevistou o professor de História Adro Izidorio, no episódio "Futebol e Política". Para ela, a experiência foi "particularmente muito satisfatória, porque além de ser um assunto que me desperta interesse, fui aluna do professor Adro durante o Ensino Médio. Então, revê-lo foi gratificante", conta.
Quanto ao assunto de forma geral, Thais avalia que é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre a história da cidade, que muitas vezes é "pouco falada ou distorcida com o passar do tempo, e com a correria do dia a dia não paramos para refletir", observa.
No primeiro episódio, o entrevistado foi o advogado Bruno Cecílio, mestrando em Sociologia e Direito e pesquisador que contribuiu com um panorama detalhado do histórico das greves dos trabalhadores da cidade de Volta Redonda. Portanto, esse trabalho da disciplina de Projetos Integrados vai muito além da prática acadêmica, como complementa Thais, que já conhecia um pouco da trajetória, mas começou a enxergar a cidade com outro olhar.
"Eu já conhecia um pouco da história de Volta Redonda, já que temos um peso significante na história do nosso país. Lembro de na escola ver fotos da CSN, nos livros didáticos, mas nunca tive a oportunidade de me aprofundar no assunto. E em 30 minutos de conversa descobri curiosidades e informações incríveis. Andar na cidade depois de descobrir algumas coisas é uma experiência completamente diferente. É como rever um filme, mas observando detalhes que não eram tão nítidos na primeira experiência, mas que com certeza fazem toda a experiência cinematográfica melhor", compara.
E além de toda a ativa participação dos estudantes na produção do "Histórias de Aço", eles também contaram com um apoio fundamental: o time da Rádio UniFOA, onde as entrevistas foram gravadas. "O projeto não seria realizado sem toda a equipe da Rádio UniFOA, que foi muito solicita, se empenhou bastante, ajudou na confecção das questões, da narrativa, isso é de extrema importância e relevância para o projeto", agradece a professora Stella Aragão.
Por Libânia Nogueira
Jornalista
As novas realidades impostas pelo mundo globalizado aceleraram as necessidades por investimentos na qualificação profissional. Para uma vaga de trabalho, as empresas buscam por colaboradores atualizados e aptos a liderarem com planejamento, inovação, tecnologia e empatia.
Com a intenção de colaborar com o mercado, o UniFOA abriu inscrições para os cursos de Formação Executiva. Nesta terça-feira (29), os cursos foram tema de entrevista no Programa Dário de Paula, na Rádio Sintonia do Vale 98,9FM. Estiveram presentes à entrevista os professores Bruno Chaboli Gambarato, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Daniele Archanjo, Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação. Confira a entrevista completa aqui.
Os cursos de Formação Executiva preparam você para as demandas do mercado de trabalho. São cursos rápidos de preparação e aperfeiçoamento nas novas competências mercadológicas. A duração média da qualificação é de 120 horas em quatro meses de estudos. As aulas acontecem ao vivo através da plataforma Microsoft Teams.
Entre em contato com o UniFOA
Ficou com dúvidas sobre os cursos? Fale com nossa equipe da Central de Relacionamento pelo telefone (24) 3340-8445, WhatsApp ou acesse nossas redes sociais.
Matheus Freitas
Núcleo de Comunicação UniFOA
O Fato Popular, programa da Rádio 88FM, recebeu nesta segunda-feira (21) o professor Lizandro Zerbone para uma conversa sobre Cursos de Formação Executiva in Company, um serviço especializado voltado a empresas, promovido pelo Programa de Especialização (PROESP), do qual Lizandro é docente.
O projeto tem o objetivo de capacitar os gestores das empresas participantes e, consequentemente, elevar suas vendas. Para evitar a propagação da Covid-19, os treinamentos são ministrados de forma online, através da plataforma Teams.
Entrevista
Na entrevista ao comunicador Betinho Albertassi, Lizandro falou sobre as demandas do mercado de trabalho por profissionais cada vez mais qualificados e destacou a flexibilidade de horários dos Cursos In Company. “Adequamos a carga horária da melhor forma para atender a necessidade dos profissionais, sem prejudicar o ensino”.
Recentemente, o Programa realizou o curso, cujos detalhes você conhece neste link:
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, ligue para o número (24) 3336-7451 ou entre em contato através do e-mail: proesp@foa.org.br.
Yngrid Marcate | Estagiária
Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha