O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA esteve presente na inauguração da sala de atendimento do projeto “Advogado Social”, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda. O evento aconteceu na última segunda-feira (29), na sede da Smac, onde participaram o coordenador do Escritório da Cidadania, Dario Aragão, e a professora Cacilda Cruz.

A inauguração marca a ampliação do programa, retomado há pouco mais de um ano de forma itinerante nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Centros de Convivência do município. Agora, o projeto irá ampliar o alcance com local fixo para atender a população - no primeiro andar da sede da secretaria, na Rua Antônio Barreiros, n° 194, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Entre os presentes na inauguração, estiveram também a secretária de Ação Comunitária, Carla Duarte, e o deputado estadual, Munir Neto, além de demais autoridades e funcionários.

Dario Aragão considerou o feito como simbólico, destacando que um local fixo proporcionará à população um ambiente mais tranquilo para realizar suas ações e ter acesso aos serviços relacionados à cidadania. “O trabalho do Escritório da Cidadania juntamente com o projeto do “Advogado Social” e a Prefeitura Municipal, é um trabalho de conscientização, direitos e deveres para a população”, destacou.

O projeto “Advogado Social” celebrou 1 ano de retomada, em março deste ano, e o objetivo do programa é orientar as pessoas em vulnerabilidade social, cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, e encaminhá-las para os órgãos onde possam ser atendidas corretamente. O Escritório da Cidadania marcou presença na cerimônia e a matéria pode ser conferida aqui.

 

Por Bárbara Vidal
Estagiária de Jornalismo

Imposto de Renda

Campus Porfírio José de Almeida, no Aterrado

Por meio do Núcleo de Práticas Contábeis (NPC), os cursos de Ciências Contábeis e de Administração do UniFOA promovem o Projeto de Extensão Plantão de Imposto de Renda 2023 até 30 de maio. A oportunidade é gratuita e destinada a todos os contribuintes que receberam até R$ 36 mil de rendimentos tributáveis em 2022.

O atendimento acontece no Escritório da Cidadania, no Campus Porfírio José de Almeida, no Aterrado (Avenida Lucas Evangelista, nº 862). Os dias e horários de funcionamento para declaração do IRPF são às terças-feiras, das 9h às 11h30, e às quintas-feiras, das 14h às 16h30.

Para ser atendido, basta o contribuinte ir até o local com os documentos necessários:

- Comprovante de rendimentos de dependentes:

Importância da ação para a formação dos estudantes

Segundo o professor responsável pela atividade, Agamêmnon Rocha Souza, além de beneficiar a população, essa iniciativa do Centro Universitário de Volta Redonda agrega à formação dos estudantes de Administração e de Ciências Contábeis (que atualmente compõem a Escola de Gestão & Negócios).

- Essa ação é uma oportunidade única para os alunos, que têm as aulas teóricas em salas de aula e a prática contábil. Isso contribui muito para a formação deles, porque aprendem fazendo – destaca.

Assim como acontece em todos os atendimentos ao público, o professor explica que acompanha todo o processo. “Antes, eu faço avaliação com os alunos, fico à disposição e observando eles trabalharem”. Ele acrescenta ainda: “Os cursos se fortalecem, assim como alunos, em consequência, com a prática de ações desse tipo”.

 

Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ

O Escritório da Cidadania promove nos dias 20 e 21 de março (segunda e terça-feira) o VIII Encontro UniFOA das Religiões e Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão, no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, e começará às 19 horas nos dois dias.

A data escolhida é em função da instituição de 21 de março como Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

Confira a programação:

20/03 (segunda-feira)

- Abertura do evento e inauguração da exposição fotográfica “Crianças e Re-existências” com o defensor federal José Roberto Tambasco

- Brasil sem fome: uma experiência de amor e caridade vencendo a intolerância religiosa com Mãe Kelly e Pai Denissom (Instituto Céu Estrela Guia de São Paulo)

21/03 (terça-feira)

- O impacto social das ações realizadas pelas associações e religiões de matrizes afro-brasileiras na região Sul Fluminense com Pai Sid Soares (Representante do Coletivo Mojubá)

- Lideranças Religiosas no Século XXI: complexidades dos novos tempos com Alessandro Orofino (Especialista em Lideranças Religiosas)

Diretório de Medicina

À esquerda, a vice-presidente do Dacam, Júlia Vieitas, e a reitora do UniFOA, Úrsula Amorim.

Um sonho antigo do Diretório Acadêmico Paulo Mendes (Dapam), do curso de Medicina, se realizou nesta semana. Na última segunda-feira, dia 15, o Escritório da Cidadania entregou ao Dapam a ata da última eleição, enfim registrada no cartório.

Para marcar essa conquista, o presidente da FOA, Eduardo Prado, e a reitora do UniFOA, Úrsula Amorim, receberam a vice-presidente do diretório, Júlia Vieitas, estudante do 10º módulo de Medicina, para formalizar a entrega do documento.

"Estou há quatro anos no diretório e desde então estamos tentando regularizar toda a situação jurídica e financeira. Finalmente conseguimos agora, com o trabalho do Escritório da Cidadania e tivemos gratuidade por meio da Defensoria Pública", comemorou Júlia, lembrando que os membros buscaram auxílio para essa questão em dezembro de 2021 e tiveram apoio imediato da instituição.

Da esquerda para a direita: Josiane Sampaio, Cacilda Cruz; o presidente, Eduardo Prado; Júlia Vieitas e a reitora, Úrsula Amorim.

Ainda estiveram no encontro a professora Cacilda Cruz, do Escritório da Cidadania, responsável por resolver o trâmite no cartório, e a superintendente executiva, Josiane Sampaio, que também contribuiu para o andamento dessa regularização.

"Com esse registro, conseguiremos ter conta, nos organizar melhor para participar de torneios, ter lojinha e emitir nota fiscal. É uma conquista muito importante, estamos muito felizes", agradeceu a vice-presidente do Diretório Acadêmico Paulo Mendes.

O próximo passo que o Diretório Acadêmico de Medicina deseja dar é a reformulação do estatuto, a fim de atualizá-lo. E para a próxima eleição, que acontece anualmente, em março, a diretoria já se prepara para garantir que o Dapam siga regularizado.

Mama África

Evento foi destinado ao público interno do UniFOA.

Na noite da última quinta-feira (26), os alunos do terceiro período de Jornalismo realizaram o evento “Mama África – sem treta, minha raiz é preta”, que debateu a história e o racismo estrutural. A programação aconteceu no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão, no Campus Três Poços, e contou com apresentação de um minidocumentário, painéis interativos, exposições culturais, roda de capoeira e jongo, além de representações da arte e religião de matriz africana.

Mama África

Professor Edilberto Venturelli, à esquerda, ao lado de Dario Aragão.

O projeto, desenvolvido na disciplina Mídia e Cultura Brasileira,  proporcionou aos presentes uma imersão cultural fundamental para compreensão cultural. O professor Edilberto Venturelli, organizador e responsável pela atividade, destacou a relevância da proposta.

Mama África

"Este evento traz reflexão sobre tudo que envolve a questão do povo preto no Brasil. Proporciona lucidez, conhecimento e libertação mental. De maneira que as pessoas que ainda não conhecem a cultura africana, compreendam sua importância", sintetizou.

Mama África

Programação contou com apresentação de jongo.

Além dele, o responsável pelo Escritório da Cidadania do UniFOA, Dario Aragão, afirmou: "Já na entrada, vimos uma belíssima exposição de arte e cultura africana, reforçando a luta pela resistência e tolerância", e ressaltou também a importância histórica da luta pela inclusão.

Mama África

Capoeira também fez parte do evento.

Colaboradora da parte audiovisual do evento, a aluna Alice Bitencourt disse: "Espero que possamos refletir e vivenciar esse momento de luta tão importante. Aprender sobre a cultura africana no cotidiano é fundamental para maior empatia e respeito. Evitando episódios de violência", considerou.

Ramona Gusyeva
Estagiária

Confira mais momentos do evento 'Mama África'

Mega Cidadania Aqui

Com diversos atendimentos e orientações gratuitos para a população, o UniFOA é presença confirmada no “Mega Cidadania Aqui”, no próximo sábado, dia 28. O evento será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), e acontecerá na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, das 9h às 16 horas.

Diversos cursos de graduação, pós-graduação, além do Escritório da Cidadania, participarão da ação, com estudantes, professores e funcionários da instituição. As atividades serão agregadoras tanto para contribuir com o público quanto para a prática dos universitários.

“Vai ser um prazer para o UniFOA participar do evento ‘Mega Cidadania Aqui’ junto com a Prefeitura de Volta Redonda. Para nós, do Centro Universitário de Volta Redonda e da Pró-Reitoria de Extensão, essa parceria representa um trabalho que vai ser muito importante para a comunidade. Mostrando mais uma vez nosso cunho de responsabilidade social e atendimento à comunidade externa”, ressaltou a pró-reitora de Extensão do UniFOA, Ana Carolina Callegário.

Confira os principais serviços que serão oferecidos pelo UniFOA no "Mega Cidadania Aqui"

Odontologia - Palestra sobre higiene bucal e dieta e orientação de higiene

Direito - Orientação jurídica e encaminhamentos

Serviço Social - Realizar orientações para a comunidade acerca de direitos socioassistenciais e rede de proteção social no município

Educação Física - Avaliação antropométrica, recreação e noções de primeiros socorros

Design - Oficina: Upcycling de brinquedos

Escritório da Cidadania - Atendimento e orientação jurídica

Engenharia de Produção – Com a temática sobre empreendedorismo feminino, serão apresentados dois casos de sucesso e ferramentas que ajudam mulheres a melhorarem seus negócios

Engenharia Ambiental – Conscientização da importância de separar o lixo residencial, incentivada por soluções sustentáveis e econômicas

Administração e Ciências Contábeis – Orientação sobre imposto de renda; ações práticas de gestão ambiental; educação financeira; e orientações para Microempreendedor Individual (MEI); e atualização curricular

Enfermagem – Aferição de pressão arterial de hipertensos e realização de atividades educativas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Sistemas de Informação - Instruções sobre segurança na internet, com utilização de cartilha para segurança nas redes sociais

Nutrição - Atuação em conjunto com a Secretaria Municipal da Ação Comunitária

Além disso, o curso de Jornalismo fará cobertura televisiva, radiofônica e fotográfica.

A poucos dias para o limite da entrega do Imposto de Renda, ainda dá tempo de receber uma ajuda do UniFOA

Os cursos de Ciências Contábeis e Administração do UniFOA provem, para toda a comunidade de forma gratuita, o Plantão do Imposto de Renda 2022, através do Escritório da Cidadania, no bairro Aterrado, em Volta Redonda.

Os últimos atendimentos acontecem dia 26 (quinta-feira, das 13h30min às 16h30min) e 31 de maio (terça-feira, das 9h às 11h40min).

A professora Solange de Paula explica tudo sobre o assunto, na entrevista ao comunicador Carlos Albertassi, do Programa Fato Popular, da 88FM.

Assista à entrevista completa aqui.

cultura africana

“Mama África - sem treta, minha raiz é preta” debaterá história e racismo estrutural

O curso de Jornalismo do Centro Universitário de Volta Redonda promoverá na quinta-feira (26), das 18h30 às 21h30, um evento sobre a cultura africana. O encontro será realizado no Centro Histórico-Cultural do Campus Olezio Galotti, em Três Poços e  faz parte de um projeto da disciplina de Mídia e Cultura Brasileira, ministrada pelo professor Edilberto Venturelli, em parceria com o Escritório da Cidadania.

Destinado ao público interno e organizado pelos alunos do terceiro período do curso, a noite contará com a apresentação de um minidocumentário com a temática antirracista, painéis interativos, exposições culturais, roda de capoeira e jongo, além de representações da arte e religião de matriz africana.

O professor responsável pela atividade destaca que a iniciativa tem o objetivo de trazer uma reflexão acerca das atitudes e percepções da sociedade quanto à cultura africana, e relata que a proposta tem despertado interesse nos alunos.

“Iniciamos esse projeto em março e de lá para cá tenho percebido mais interesse, envolvimento e conhecimento dos alunos sobre o tema, o que me deixa muito contente", salienta Edilberto.

O professor responsável pelo Escritório da Cidadania, Dario Aragão, comemora a realização de mais um evento desta natureza no Centro Universitário, assegurando que será “sobretudo um evento de resistência, luta e troca de experiências e debate sobre a cultura africana. Sobre os negros e sobre a nossa população brasileira, bem como a formação ancestral da nossa sociedade e a importância da África nas nossas vidas”.

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?