Curso de Jornalismo do UniFOA promove evento sobre cultura africana

cultura africana
“Mama África – sem treta, minha raiz é preta” debaterá história e racismo estrutural

O curso de Jornalismo do Centro Universitário de Volta Redonda promoverá na quinta-feira (26), das 18h30 às 21h30, um evento sobre a cultura africana. O encontro será realizado no Centro Histórico-Cultural do Campus Olezio Galotti, em Três Poços e  faz parte de um projeto da disciplina de Mídia e Cultura Brasileira, ministrada pelo professor Edilberto Venturelli, em parceria com o Escritório da Cidadania.

Destinado ao público interno e organizado pelos alunos do terceiro período do curso, a noite contará com a apresentação de um minidocumentário com a temática antirracista, painéis interativos, exposições culturais, roda de capoeira e jongo, além de representações da arte e religião de matriz africana.

O professor responsável pela atividade destaca que a iniciativa tem o objetivo de trazer uma reflexão acerca das atitudes e percepções da sociedade quanto à cultura africana, e relata que a proposta tem despertado interesse nos alunos.

“Iniciamos esse projeto em março e de lá para cá tenho percebido mais interesse, envolvimento e conhecimento dos alunos sobre o tema, o que me deixa muito contente”, salienta Edilberto.

O professor responsável pelo Escritório da Cidadania, Dario Aragão, comemora a realização de mais um evento desta natureza no Centro Universitário, assegurando que será “sobretudo um evento de resistência, luta e troca de experiências e debate sobre a cultura africana. Sobre os negros e sobre a nossa população brasileira, bem como a formação ancestral da nossa sociedade e a importância da África nas nossas vidas”.

Leia também:  Histórias de Aço: Estudantes de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo lançam podcast sobre Volta Redonda