A 45ª Jornada Odontológica do UniFOA, ocorrida nesta semana (dias 26 e 27) no Auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, reuniu professores do curso e de outros municípios e estados da região Sudeste. O momento também celebrou o 3º Encontro de Egressos de Odontologia.

Na abertura, a coordenadora, Rosiléa Hartung Habibe, exibiu no telão momentos históricos e uma homenagem ao ex-presidente da FOA, Dauro Aragão.

Na primeira fase da programação, professores do curso fizeram palestras sobre os equipamentos recém adquiridos pelo Centro Universitário de Volta Redonda para o melhor desenvolvimento e desempenho dos alunos.

Participaram desse momento os docentes Cláudio Melo, Carolina Hartung Habibe, Tereza Favieri, que dissertaram sobre scanner intra oral, scanner digital de imagens, a nova impressora 3D e laser. O professor Leonardo Barroso dissertou sobre o novo microscópio operatório.

“O UniFOA está entrando na era da garantia da precisão. Em odontologia, as coisas são muito pequenas. O microscópio confere uma precisão muito boa, pela acuidade visual aumentada e, com isso, uma capacidade muito maior de identificar detalhes. O que nos torna ainda mais críticos com a qualidade do serviço que estamos prestando”, afirmou o professor.

[elementor-template id="11211"]

Rosiléa explicou a dinâmica do evento, que contou com os professores da casa na abertura e ao longo do evento, profissionais de peso para debater assuntos da atualidade e de grande importância no mercado de trabalho.

“São sempre professores de outras instituições como UFF, UERJ, UFRJ e até de São Paulo. É bom poder pensar fora da caixa, ouvir outros pontos externos ao que vivenciamos”, explicou a coordenadora do curso que completa 52 anos este ano.

Com relação aos novos equipamentos, Rosiléa afirmou: “o mundo está mudando muito rápido e é preciso que a gente acompanhe. E nós estamos oferecendo a possibilidade ao aluno de conhecer estes equipamentos, porque aqui ele vivencia a prática, com situações reais, isso é muito importante para o seu desenvolvimento”.

Parte do evento foi transmitido ao vivo, pelo YouTube, e pode ser conferido aqui.

 

Louyse Gerardo, publicitária formada pelo UniFOA, lançou nesta quinta-feira (08) o filme “O Bloco da Latinha”, no Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.

O principal objetivo da exibição foi mostrar a aplicabilidade das técnicas de produção audiovisual utilizadas pelos profissionais de Publicidade em um documentário. “Trazer esta experiência pode acrescentar na vida dos alunos uma reflexão sobre o papel profissional que podem desempenhar, além daquelas que já são corriqueiras. A meta é formar novos produtores de documentários em nossa academia”, afirmou Louyse.

O filme apresenta valores como a amizade, companheirismo, responsabilidade social, busca pela tradição e produção de cultura. No roteiro, um bloco carnavalesco cujos integrantes - pescadores em sua maioria - saem às ruas vestidos com fantasias repletas de latas. Depois do desfile, as latinhas são doadas para cooperativas de lixo. “O filme retrata todo o processo de criação das fantasias, além de apresentar os desfiles que percorrem toda a cidade. Mas o bloco não se restringe à questão estética. Destaca-se pelo seu caráter sustentável. O desfile se trata de uma intervenção que estampa a nossa realidade enquanto sujeitos consumistas, levando-nos a refletir”, explicou a cineasta.

Doutoranda em Ciências da Comunicação, mestre em Comunicação, Arte e Cultura e pós-graduada em Discurso Fotográfico, Louyse falou sobre os bastidores da produção, os desafios de manter o projeto durante a pandemia e incentivou muito os alunos a fazerem produção desta maneira, como um documentário, com histórias únicas.

No final da transmissão, Louyse contou sobre alguns perrengues que passou, como ter apenas uma câmera, um tripé e ainda ter que percorrer a cidade inteira sozinha seguindo o "Bloco da Latinha", no calor da Bahia, e que mesmo assim não desistiu da ideia. Um incentivo e tanto para os estudantes que estavam curiosos pra conhecer os detalhes da produção. A cineasta também incentivou os alunos a não terem vergonha e correr atrás do que desejam.

Lorena Jim Ferreira Santos, 21 anos, aluna do 3º ano de Publicidade e Propaganda, assistiu ao lançamento e lembrou que em 2020 Louyse palestrou no UniFOA, de forma online, e explicou sobre a produção do documentário: “É muito legal assistir alguns anos depois o resultado desse projeto. O filme é muito bonito e interessante, e é muito legal saber que uma egressa conseguiu conquistar um material de qualidade. Dá um gás para continuar estudando produção audiovisual e roteiro, algo que em Publicidade nós vemos com recorrência. Foi ótimo e agregou muito academicamente”, finalizou a estudante.

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?