Em uma iniciativa inovadora para ampliar a oferta de vagas na educação infantil, o UniFOA realizou mais uma parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda. O espaço do Campus Universitário João Pessoa Fagundes, no bairro Tangerinal, será, agora, uma nova creche pública. A medida, anunciada pelo prefeito Neto, trará um aumento significativo de 500 vagas na rede municipal de educação.

As obras na creche, que levará o nome de Dauro Aragão, presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha) falecido em fevereiro de 2021, iniciaram há cerca de um mês e a previsão para conclusão é de mais três meses.

O espaço está localizado em uma região estratégica da cidade e foi cuidadosamente escolhido para atender as necessidades da população. Com isso, a universidade demonstra seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento educacional e social da região, abrindo as portas para a oferta de um ensino de qualidade desde a primeira infância.

O presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), mantenedora do UniFOA, Eduardo Prado, destaca a importância dessa iniciativa em nome da instituição.

- Estamos cientes da carência de vagas na educação infantil em Volta Redonda, e é com satisfação que nos colocamos à disposição para colaborar com a solução desse problema. Acreditamos que o investimento na formação das crianças desde cedo é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e preparada para os desafios futuros. E essa parceria faz parte do nosso compromisso com toda a comunidade, por meio do UniFOA +Social - ressalta.

A nova creche, que contará com uma estrutura moderna e adequada, proporcionará um ambiente acolhedor e seguro para as crianças. Além disso, contará com uma equipe qualificada de profissionais, como professores, auxiliares de educação e demais funcionários, que serão responsáveis por oferecer um ensino de excelência e cuidados específicos para cada faixa etária.

- Investir na reconstrução da Educação de Volta Redonda tem sido uma das prioridades da nossa gestão. Reformamos as unidades, implantamos dispositivos de segurança, avançamos na modernização com novos equipamentos e convocamos profissionais aprovados em concurso e processo seletivo para atuar na rede - lembra o prefeito Antonio Francisco Neto.

A implantação da nova creche é uma conquista significativa para a comunidade. Essa iniciativa mostra o comprometimento da FOA não apenas com o ensino superior, mas também com a educação em todas as etapas da vida.

A parceria entre o poder público e as instituições privadas é fundamental para o desenvolvimento da cidade, e o UniFOA está desempenhando um papel importante nesse processo. A ampliação das vagas na educação infantil é um passo necessário para a construção de uma sociedade mais inclusiva e preparada para enfrentar os desafios futuros.

 

Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ

Aconteceu no último dia 17, a Aula Inaugural do Pré-Enem gratuito, uma parceria com grandes Instituições de ensino da cidade. No auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, no Aterrado, alunos, professores e diretores estiveram na tarde de abertura do curso.  

Em mais uma parceria que fomenta a qualidade do ensino, o Centro Universitário de Volta Redonda entrou para o projeto no início do ano, oferecendo aulas na área de Humanas com disciplinas de Português/Redação, Geografia, História e Biologia. O curso também conta com a contribuição da UFF – Universidade Federal Fluminense, que fornece ensino em Matemática, Física e Química. As aulas são parte do projeto que oferece estudo preparatório para ingresso no Ensino Superior, em especial ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

O presidente da FOA, Eduardo Prado, participou do evento e reforçou a importância dessa união para a entrega de um ensino de qualidade em todas as etapas, assim como o comprometimento do aluno com os estudos. “O momento é de dedicação. Este curso vai ajudar vocês no acesso à faculdade, portanto, tenham foco. Não há futuro sem educação”, incentivou Prado, colocando o UniFOA à disposição dos alunos. 

O curso preparatório é uma parceria com a PMVR, a Coordenadoria Municipal da Juventude (CoodJuv), a FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda) e o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFF.A iniciativa contribui para promovermos um acesso aos estudos com qualidade. É muito gratificante poder participar de um projeto desses. Estar trabalhando em conjunto com essas grandes instituições reforça que estamos no caminho certo para a entrega de pessoas melhores, com a Educação em foco”, comentou o Presidente da FOA, que aproveitou para agradecer ao Prefeito Neto e à Larissa Garcez, "Estamos gratos pelo convite em participar desta importante ação em educação para jovens de Volta Redonda, visando o desenvolvimento acadêmico".

Segundo a Coordenadora da Juventude da PMVR, Larissa Garcez, o número de vagas dobrou de 40, em 2022, para 80 neste ano. Foram mais de 250 inscritos para a turma de 2023 e 93% dela são provenientes de escolas públicas da cidade. “Estamos oferecendo aulas àqueles que não têm condições de pagar por um cursinho preparatório”. A turma está fechada e para próximas oportunidades, Larissa informou que em dezembro será aberto novo edital para interessados. 

A ação de extensão ao ensino compartilhado atende à Resolução número 7 de 18 de dezembro de 2018 do MEC (Ministério da Educação), que determina que os universitários apliquem o conhecimento adquirido na comunidade. 

As aulas acontecem de segunda à sexta, das 18h às 21h, no Colégio Profª Delce Horta Delgado, no Aterrado. 

No último dia 14, começou a primeira fase do ano 2023 do projeto Coluna Reta, o programa de prevenção à escoliose em crianças, criado e liderado pelo ortopedista Dr. Juliano Coelho, egresso do UniFOA.  

Durante três dias, alunos de todos os cursos do UniFOA, estão realizando a primeira etapa do estudo, que requer avaliação de todas as crianças, encaminhamento ao raio-x e, posteriormente, consulta com o médico idealizador. O projeto começou o ano com a triagem no Colégio Getúlio Vargas, envolvendo mais de 60 alunos do UniFOA para executar o trabalho com contribuição de estágio. 

Os atendimentos, realizados em dois turnos (manhã e tarde) marcam o início da parceria do projeto Coluna Reta com o UniFOA, que também tem apoio da Prefeitura Municipal de Volta Redonda. Foram formadas duas equipes de quatro alunos cada para otimizar as avaliações. Os estagiários são supervisionados pelo profissional da PMVR, o fisioterapeuta e professor Marcos Cunha.  Nesta primeira semana, Juliano também acompanhou as consultas ao lado do seu assessor Lennon Precioso. Na quinta-feira, o professor do curso de Medicina do UniFOA, neuro cirurgião, Dr. Julio Meyer também esteve acompanhando os atendimentos. O professor também é Diretor Técnico do Instituto Coluna Reta.

O programa visa atender até o final do ano, aproximadamente 26 mil crianças, de todas as escolas da rede pública de Volta Redonda. Para isso, foi formado um time de estagiários do UniFOA, capacitados em um treinamento ministrado pelo próprio dr. Juliano Coelho dentro do Centro Universitário de Volta Redonda, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.  

No decorrer das ações do projeto, alguns alunos da área de saúde poderão assistir a cirurgias que são realizadas mensalmente pelo ortopedista no Hospital São João Batista.  Para acompanhar o projeto, foi criado o Instagram para facilitar a transmissão de informações importantes. 

 

Os envolvidos no programa de Pós-graduação Lato Sensu do UniFOA (Prolato) visitaram, na última semana, o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful - instituição parceira do Centro Universitário de Volta Redonda e que atualmente recebe os acadêmicos das graduações de Saúde e Ciências Biológicas nas atividades práticas e ambulatoriais.

O encontrou aconteceu na sala da Direção Geral do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful e o objetivo da reunião foi estreitar os laços, conhecer as demandas e tratar sobre o campo de prática para a pós-graduação em Odontologia Hospitalar que será lançada em breve.

"A parceria entre o município de Volta Redonda e a FOA/UniFOA permite que nossas missões sejam unidas para realizar um processo de formação e aperfeiçoamento de profissionais qualificados, resultando em benefício para a população. O Hospital Municipal Munir Rafful é parceiro de longa data, e é muito gratificante somar esforços para, neste processo de formação, contribuir diretamente para o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde", comentou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Igor Dutra Braz.

A reunião foi produtiva e esclareceu para todos os envolvidos que os interesses em comum prevalecem nas duas instituições, no que tange à melhoria dos serviços prestados aos pacientes alinhados à formação prática em Odontologia Hospitalar com maestria.

Coordenador da Pós-graduação em Odontologia do UniFOA, o professor Sérgio Lobo parabenizou o presidente da FOA, Eduardo Prado, pela parceria FOA/PMVR. “Terça-feira (07) estive em uma reunião com o diretor-médico do Hospital do Retiro, Dr. Rogério, tratando da Pós-graduação em Odontologia Hospitalar. Foi muito gratificante sentir por parte daquela direção a imensa satisfação em receber a Odontologia/UniFOA e afirmar que o hospital está sempre de portas abertas para nossa instituição”.

Além do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e do coordenador de Pós-graduação em Odontologia, também estiveram presentes na reunião o professor dos cursos de pós-graduação em Odontologia Wesley Luis Rodrigues Pereira; o coordenador do curso de Pós-graduação em Odontologia Hospitalar, Cláudio Valente Viana; a coordenadora do Programa de Pós-graduação Lato Senso, Rhanica Coutinho; o diretor-médico do HMMR, Rogério Almeida; e a coordenadora da Odontologia Hospitalar, Claudia Cristina Ruela.

Uma cartilha de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis em gestantes, feita através do projeto “Pode ser Bonito Nascer no SUS” foi lançada nesta sexta-feira (02), na Maternidade do Hospital São João Batista, localizada no bairro São Geraldo, em Volta Redonda.

A ideia da criação da cartilha nasceu a partir da solicitação dos idealizadores do projeto “Pode Ser Bonito Nascer no SUS”, dos médicos ginecologistas e obstetras no Hospital São João Batista Débora Shalaguti, Mariana Marinho e Arthur Vilela, este último também professor de Medicina no UniFOA, para atender o público das UBSF. A cartilha é um material de apoio às gestantes, com orientações sobre o tratamento e prevenção de Sífilis e AIDS, além de instruções sobre nutrição, enfermagem e odontologia.

Por orientação da professora Patrícia Rocha, docente responsável pela disciplina de Projetos Integrados do curso de Design, os alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Odontologia foram convidados a colaborar com o projeto, sob a orientação de suas respectivas professoras, Paula Balbi (Nutrição), Paula Chagas (Odontologa) e Márcia Canavez (Enfermagem).  Ao todo, 155 alunos participaram do projeto.

Os estudantes da Nutrição elaboraram conteúdo sobre orientação para as gestantes portadoras de Sífilis e AIDS atendidas nas UBSF quanto à alimentação adequada para essas patologias. Já os alunos da Odontologia fizeram esclarecimentos das manifestações na cavidade oral das gestantes e tratamentos pertinentes e como as doenças podem afetar o feto em relação ao desenvolvimento dos dentes. A Enfermagem gerou material de apoio em relação à prevenção das doenças e diagnóstico.

Patrícia explica que os alunos do curso de Design partiram do conceito de que uma cartilha elaborada com os princípios do Design poderia despertar o interesse pela leitura.  “É importante proporcionar às gestantes  atendidas no projeto, informações sobre métodos, prevenção e diagnóstico de Sífilis e AIDS, através de uma linguagem gráfica ilustrada e diagramação leve, para despertar a vontade da leitura”, analisou na professora.

Para ter acesso à cartilha, basta acessar o QR Code exposto em cartazes em todas as UBSFs e no Hospital São João Batista. Não haverá uma versão impressa da cartilha.

“O resultado da cartilha, além de útil para as nossas pacientes, foi incrível. O cuidado com os detalhes, as ilustrações e o conteúdo estão perfeitos”, afirmou satisfeito o Dr Arthur Vilela.

O Projeto tem como objetivo e meta de Ação de Extensão na Formação do Estudante, proporcionar aos alunos a formação e o desenvolvimento de habilidades, crescimento profissional e pessoal, conhecer novas práticas, trocas de experiências, obter visão crítica sobre a realidade e as desigualdades da sociedade e trabalho em equipe. Ter consciência de que ações de extensão proporcionam formação e um currículo diferenciado, qualificando o conhecimento científico e popular, promovendo a transformação social.

Reilaine da Silva Oliveira, 32 anos, grávida de oito meses diz que achou a ideia da cartilha muito importante: “Porque a gente fica com dúvida, medo, quando a gente vê os casos que acontecem. E ver a cartilha pelo celular através do QR Code também é muito importante, facilita muito”.

O aluno Samuel Jordão de Freitas Maia, do 4º período de Design gostou bastante da experiência de participar do projeto: “Participar foi bastante interessante, pois consegui desenvolver minhas habilidades em diagramação e ao mesmo tempo aprendi um pouco mais sobre a nossa própria saúde”. Sensivelmente na formação acadêmica dos estudantes

“O projeto impacta sensivelmente na formação acadêmica dos estudantes, oportunizando vivências e situações que não seriam possíveis apenas em discussões teóricas em sala de aula, tornando-os mais críticos acerca da realidade e dos contextos locais, mais atuantes e participativos. E promovem a formação interdisciplinar, proporcionando um currículo diferenciado, qualificando o conhecimento científico e popular”, finaliza a professora Patrícia Rocha.

Clique Aqui para acessar a Cartilha.

As fotos são de Cris Oliveira - PMVR

Prefeitura

O UniFOA firmou novas parcerias com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda durante reunião na última quarta-feira, dia 20, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu os secretários de Administração, Cláudio Franco, e de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sodré, que solicitaram apoio dos cursos de Engenharia para projetos relacionados à energia elétrica.

Também participaram as coordenadoras da Eng. Ambiental, Eng. de Produção e ABI (Área Básica de Ingresso), Samantha Grisol; e da Eng. Elétrica e Eng. Mecânica, Izabel Mota; com as presenças do professor Renato Donato Viana e do assessor Márcio Lins.

O professor Renato Donato Viana e as coordenadoras Izabel Mota e Samantha Grisol.

A instituição contribuirá na execução de reforma da rede elétrica, desenvolvimento de subestação e instalação de gerador do Palácio 17 de Julho. Segundo os secretários, essas necessidades se devem ao aumento da demanda de energia dos últimos anos.

Os secretários Sérgio Sodré (à direita) e Cláudio Franco; e o assessor Márcio Lins (à esquerda).

“Nós contamos muito com essa parceria e agradecemos esse apoio, pois somente assim vamos conseguir realizar esses projetos. Confiamos na eficiência da instituição, dos cursos de Engenharia e de outras áreas também”, ressaltou Cláudio Franco.

Outra demanda que contará com apoio do UniFOA é a atualização das plantas arquitetônicas de 92 escolas municipais. Em todos os projetos, os estudantes dos cursos de graduação participarão ativamente, mais uma oportunidade que agregará na experiência dos futuros profissionais.

“Contamos com a inteligência acadêmica do UniFOA também para enxergar melhorias que podemos fazer. O que vocês tiverem de propostas, já têm nosso apoio”, garantiu Sodré.

O presidente da FOA reforçou que o Centro Universitário de Volta Redonda está sempre à disposição da Prefeitura de Volta Redonda. “Podem sempre contar conosco para trabalhar pelas melhorias da nossa cidade. Estamos de portas abertas”, afirmou Eduardo Prado.

parcerias

O presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 4, a secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, e a diretora do Departamento de Planejamento, Marina Fátima de Oliveira Marinho.

Nesse encontro, foram firmadas novas parcerias em saúde pública, com foco no fortalecimento da atenção básica e planejamento. O reforço dessa cooperação, entre o UniFOA e a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria de Saúde, também inclui novos sistemas de controle e prontuário eletrônico.

Essas ações, que visam ampliar e otimizar o atendimento do SUS no município, contarão mais uma vez com o apoio da instituição, em prol de um serviço mais ágil e moderno para a população.

Uma comitiva da Unimed Volta Redonda esteve nas dependências do Campus Olezio Galotti na tarde desta segunda-feira (18) para tratativas de expansão de novas parcerias, desde a já existente do plano de saúde dos funcionários da Instituição até trabalhar juntos os cursos de extensão voltados à área de saúde.

Estiveram presentes o novo Presidente da Cooperativa, Dr. Vitório Moscon Puntel; a Vice-Presidente Dra. Elaine de Fatima Nogueira; a Diretora Dra. Isis Rosemeri de Oliveira Lassarote; Daniela Almeida, Supervisora Comercial e Aline Dias, Gerente do Instituto Lóbus. Eles foram recebidos pelo Presidente da FOA, Dr. Eduardo Guimarães Prado, que os levou para conhecer o Auditório William Monachesi.

Os representantes da Unimed fizeram dois convites à Instituição: o primeiro diz respeito ao convênio FOA-Unimed VR, para que as condições especiais de planos de saúde para funcionários FOA sejam extensivas aos alunos e professores do UniFOA. O segundo, para uma parceria entre FOA/UniFOA e o Instituto Lóbus, o braço da Unimed Volta Redonda que trabalha com cursos de educação continuada, complementares à formação da graduação.

“Somos duas grandes empresas da região: uma ligada diretamente à saúde e a outra, que oferece vários cursos na área da saúde. Então, é uma sinergia totalmente viável. A gente precisa unir forças para uma ajudar a outra no crescimento da nossa região. Para mim é um prazer enorme estar aqui, onde fui aluno e professor”, afirmou o Presidente da Cooperativa.

A FOA vem experimentando um momento importante no que diz respeito a parcerias e trocas bastante construtivas. Não somente para as empresas, mas principalmente com benefícios para seus alunos e até os egressos, com a geração de novos empregos.

No início deste ano, a FOA fechou parceria com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e agora recebeu esse convite da Unimed Volta Redonda. O que reforça a credibilidade da Instituição, sempre vista como referência, não somente em ensino de qualidade, mas pela preocupação em oferecer outros caminhos de valor para todos os envolvidos com ela.

“Nós temos vários cursos ligados à saúde e para nós é grandioso ter uma parceria com uma instituição como a Unimed Volta Redonda. Esse é um valor imenso para as duas partes, que são duas empresas de referência na cidade e região”, apontou o Presidente da FOA, Dr. Eduardo Prado.

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?