No próximo sábado, dia 5, a Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, receberá o Conexão Mega Cidadania. O evento, promovido pelo UniFOA, a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, acontecerá das 9h às 16 horas, com serviços totalmente gratuitos à população.

Essa será a primeira edição dessa ação social, que tem o objetivo de concentrar os principais atendimentos de cidadania, orientações jurídicas e de saúde, auxílio ao trabalhador, além de atividades esportivas, recreativas e programação cultural.

“Essa ação social em agosto é muito significativa para a FOA e o UniFOA.  No ano passado, fizemos o UniFOA + Social, em homenagem ao legado do ex-presidente Dauro Aragão, que era uma pessoa que tinha um olhar especial para ajudar as pessoas”, explica o presidente da FOA, Eduardo Prado.

Baseado nessa atuação de Dauro, foi criado no calendário institucional que em agosto – mês de aniversário dele – sempre haverá um evento especial, com promoção de serviços sociais e atividades gratuitas para a população.

“O ‘Conexão Mega Cidadania’, junto com a prefeitura e o Governo do Estado, será uma oportunidade ainda maior de levar o nosso DNA, por meio da prática de nossos alunos e professores, à toda comunidade de Volta Redonda”, ressalta o presidente da FOA.

Serviços que serão oferecidos pelo UniFOA, com participação de alunos e professores:

Ciências Biológicas – Tipagem sanguínea e informações sobre acidentes com animais peçonhentos

Design – Confecção e impressão de cartão de visitas

Educação Física – Jogos de vertigem e avaliação física

Enfermagem – Educação para saúde do homem e da mulher

Escritório da Cidadania – Orientações jurídicas

Medicina – Aferição de pressão arterial

Nutrição – Avaliação nutricional e orientação alimentar

Odontologia – Escovação infantil supervisionada

PET Saúde – Quiz de educação em saúde

Serviço Social – Quiz da cidadania e direitos humanos com brindes

FOA/UniFOA em conjunto com o INSS: orientações e informações sobre benefícios previdenciários, aposentadoria, pensão por morte, LOAS / BPC e auxílio-doença.

Prefeitura e Governo do Estado

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, destaca que o “Conexão Mega Cidadania” é uma oportunidade para a população se beneficiar de vários serviços e atividades.

“A prefeitura, UniFOA e o Governo do Estado têm muitos objetivos em comum, principalmente quando falamos em atender à população carente, às famílias mais necessitadas e levar oportunidades a todos aqueles que mais precisam. É um momento para reunir a família e usufruir de toda a programação. Tudo está sendo feito com muito carinho para beneficiar toda a família”, ressaltou a secretária.

O deputado estadual Munir Neto destacou que o evento é uma união de gigantes para entregar serviços públicos para a população. “Durante esse, onde três potências estão unidas, vamos estar presente na vida dessas pessoas que tanto precisam da nossa ajuda. É muito importante essa integração pública com a população. Nosso objetivo é levar novas possibilidades de reinserção familiar, empregabilidade e cidadania”, disse o deputado.

Entre os serviços disponibilizados pelo Governo do Estado estão o projeto social ‘RJ para Todos’, promovendo acesso aos direitos como documentação básica, reinserção familiar, inclusão ao mercado de trabalho e acolhimento social; Detran; Fundação Leão XIII; Água (Cedae); e a Carreta do Trabalhador, para requerimento de seguro-desemprego, confecção da Carteira de Trabalho Digital, divulgação de vagas de emprego e inscrição de cursos.

Haverá, ainda, cortes de cabelo gratuito; emissão de gratuidade para RG; atualização do CadÚnico; aulão de ginástica, artes marciais e esportes; doação de mudas; brinquedolândia, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, algodão doce e picolé.

Programação cultural

O Conexão Mega Cidadania contará também com apresentação teatral do Palco Sobre Rodas (das 9h às 11h), espetáculo Super Mario Bros (a partir das 11h30) e música ao vivo, a partir das 13h, com Jô e Samuel e, sem seguida, Som da Gente.

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA esteve presente na inauguração da sala de atendimento do projeto “Advogado Social”, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda. O evento aconteceu na última segunda-feira (29), na sede da Smac, onde participaram o coordenador do Escritório da Cidadania, Dario Aragão, e a professora Cacilda Cruz.

A inauguração marca a ampliação do programa, retomado há pouco mais de um ano de forma itinerante nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Centros de Convivência do município. Agora, o projeto irá ampliar o alcance com local fixo para atender a população - no primeiro andar da sede da secretaria, na Rua Antônio Barreiros, n° 194, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Entre os presentes na inauguração, estiveram também a secretária de Ação Comunitária, Carla Duarte, e o deputado estadual, Munir Neto, além de demais autoridades e funcionários.

Dario Aragão considerou o feito como simbólico, destacando que um local fixo proporcionará à população um ambiente mais tranquilo para realizar suas ações e ter acesso aos serviços relacionados à cidadania. “O trabalho do Escritório da Cidadania juntamente com o projeto do “Advogado Social” e a Prefeitura Municipal, é um trabalho de conscientização, direitos e deveres para a população”, destacou.

O projeto “Advogado Social” celebrou 1 ano de retomada, em março deste ano, e o objetivo do programa é orientar as pessoas em vulnerabilidade social, cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, e encaminhá-las para os órgãos onde possam ser atendidas corretamente. O Escritório da Cidadania marcou presença na cerimônia e a matéria pode ser conferida aqui.

 

Por Bárbara Vidal
Estagiária de Jornalismo

Em uma iniciativa inovadora para ampliar a oferta de vagas na educação infantil, o UniFOA realizou mais uma parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda. O espaço do Campus Universitário João Pessoa Fagundes, no bairro Tangerinal, será, agora, uma nova creche pública. A medida, anunciada pelo prefeito Neto, trará um aumento significativo de 500 vagas na rede municipal de educação.

As obras na creche, que levará o nome de Dauro Aragão, presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha) falecido em fevereiro de 2021, iniciaram há cerca de um mês e a previsão para conclusão é de mais três meses.

O espaço está localizado em uma região estratégica da cidade e foi cuidadosamente escolhido para atender as necessidades da população. Com isso, a universidade demonstra seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento educacional e social da região, abrindo as portas para a oferta de um ensino de qualidade desde a primeira infância.

O presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), mantenedora do UniFOA, Eduardo Prado, destaca a importância dessa iniciativa em nome da instituição.

- Estamos cientes da carência de vagas na educação infantil em Volta Redonda, e é com satisfação que nos colocamos à disposição para colaborar com a solução desse problema. Acreditamos que o investimento na formação das crianças desde cedo é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e preparada para os desafios futuros. E essa parceria faz parte do nosso compromisso com toda a comunidade, por meio do UniFOA +Social - ressalta.

A nova creche, que contará com uma estrutura moderna e adequada, proporcionará um ambiente acolhedor e seguro para as crianças. Além disso, contará com uma equipe qualificada de profissionais, como professores, auxiliares de educação e demais funcionários, que serão responsáveis por oferecer um ensino de excelência e cuidados específicos para cada faixa etária.

- Investir na reconstrução da Educação de Volta Redonda tem sido uma das prioridades da nossa gestão. Reformamos as unidades, implantamos dispositivos de segurança, avançamos na modernização com novos equipamentos e convocamos profissionais aprovados em concurso e processo seletivo para atuar na rede - lembra o prefeito Antonio Francisco Neto.

A implantação da nova creche é uma conquista significativa para a comunidade. Essa iniciativa mostra o comprometimento da FOA não apenas com o ensino superior, mas também com a educação em todas as etapas da vida.

A parceria entre o poder público e as instituições privadas é fundamental para o desenvolvimento da cidade, e o UniFOA está desempenhando um papel importante nesse processo. A ampliação das vagas na educação infantil é um passo necessário para a construção de uma sociedade mais inclusiva e preparada para enfrentar os desafios futuros.

 

Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ

O curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA marcou presença na cerimônia de um ano do projeto "Advogado Social", da Secretaria Municipal de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac). A celebração aconteceu na última sexta-feira (24), no auditório do Palácio 17 de Julho, no Aterrado, e contou com a presença de diversas autoridades do município e do estado, além de representantes da sociedade civil e outras instituições.

O projeto consiste em dar orientação às pessoas em vulnerabilidade social, cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, e encaminhá-las para os órgãos onde possam ser atendidas corretamente. O professor Dario Aragão, responsável pelo Escritório da Cidadania, esteve presente no evento e contou um pouco sobre a parceria. “Nosso trabalho no Escritório da Cidadania é receber esses encaminhamentos e dar solução jurídica a elas”, explicou.

O Escritório da Cidadania do UniFOA realizou cerca de 100 atendimentos, que vieram encaminhadas pelos advogados sociais que atuam nos Cras da Prefeitura Municipal de Volta Redonda. As pessoas também são encaminhadas para outras universidades, defensorias públicas - estadual ou federal -  de forma a alcançar cada situação e oferecer opção aos atendidos. “Mas nós saímos na frente, pois desde a data do lançamento do projeto já nos colocamos à disposição para atender”, afirma Dario.

O projeto também conta com a participação do coordenador do curso de Direito, Álvaro Maciel, e do professor Carlos Eduardo Martins. “Podemos oferecer para a sociedade um grande diferencial, na conquista e realização da justiça para pessoas em situações de eventual vulnerabilidade. Então, fizemos a diferença na vida de várias pessoas e o UniFOA compartilhando casos de sucesso, e consolidando a marca, atendendo a sociedade local, fazendo a diferença regional e nacional”, reforça o coordenador.

Um convênio transformador pode mudar a qualidade de vida de centenas de pessoas em Volta Redonda. Na tarde de segunda-feira (16), o UniFOA foi convidado pelo prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, para realizar pesquisas relacionadas ao uso de medicamentos à base de canabinoides no tratamento de diversas doenças que não regridem com medicações convencionais.

Além do prefeito, o presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu no Campus Olezio Galotti dois representantes da indústria farmacêutica One Lab CBD de Las Vegas, Nevada (EUA), ao lado dos pró-reitores de Extensão, doutora Ana Carolina Callegario, e de Pesquisa e Pós-Graduação, doutor Igor Dutra Braz, do UniFOA para uma reunião.

O objetivo dessa parceria é que a prefeitura apresente ao Centro Universitário de Volta Redonda pacientes com indicação para esses medicamentos. Já a instituição, estudará os casos de perto, em acompanhamento à evolução do tratamento, em pesquisa feita por professores da área da saúde, principalmente de Medicina, como é o caso do pró-reitor Igor, que prontamente se interessou em liderar os estudos.

Para que tudo aconteça, dois convênios serão firmados: do UniFOA com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e do UniFOA com a One Lab CBD, por meio do CEO, Pablo Franco, e do diretor comercial, Pedro Carraro, para parte da aquisição dos medicamentos. E a princípio, segundo o prefeito Neto, 500 pessoas serão beneficiadas com os medicamentos e selecionadas para esses estudos, em cumprimento às diretrizes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O presidente Eduardo Prado ficou muito otimista com a proposta e acredita que será uma excelente oportunidade para contribuir com a qualidade de vida da população que sofre com Alzheimer, Transtorno do Espectro Autista (TEA), epilepsia refratária, Parkinson e outras doenças.

E entre os casos que poderão ser pesquisados pelo UniFOA, um já é conhecido: o do cantor Arlindo Cruz, que apresenta melhora com tratamento à base de óleo de Cannabis, com a One Lab CBD, no combate ao acidente vascular cerebral (AVC), sofrido em 2017. Durante a reunião, o prefeito Neto exemplificou o caso de Arlindo Cruz como um dos quais se encantou com a evolução e está motivado com esse trabalho, evidenciando a capacidade do Centro Universitário de Volta Redonda em assumir esse desafio.

[elementor-template id="11211"]

 

Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ

estágio

Das 40 vagas de estágio para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda (Smel), 33 foram preenchidas por estudantes de Educação Física do UniFOA. O resultado final do processo seletivo, organizado pela Secretaria Municipal de Administração (SMA), foi divulgado no dia 9 de dezembro e foi motivo de muito orgulho para o Centro Universitário de Volta Redonda.

O coordenador do curso de Educação Física, Silvio Vilela, acredita que essa conquista é fruto de um trabalho bem feito. “Esse é um resultado expressivo para as nossas avaliações de gestão do curso. Logicamente, nosso objetivo é preparar o discente para exercer a sua profissão e o resultado mostra que estamos no caminho certo”, destaca Silvio. No último resultado do Enade, inclusive, a Educação Física do UniFOA conquistou o melhor Conceito Enade no estado do Rio de Janeiro dessa graduação, entre as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas.

Ele ainda comentou sobre a estudante que passou em primeiro lugar: “Se o discente está sendo testado e aprovado ainda durante sua fase de formação, significa que o trabalho está sendo bem feito. A discente que passou em primeiro lugar ainda está no quarto período do curso, o que potencializa ainda mais as informações desse resultado”.

Experiência fundamental por meio do estágio

Angélica Teixeira Pereira, aluna do quarto período, falou da importância desse estágio para a sua formação. “A Smel realiza vários tipos de atividades relacionadas a Educação Física: ginástica,  dança,  esportes,  eventos.  Então, eu acredito que terei a chance de vivenciar várias experiências que enriquecerão minha formação”, comemora.

Ela destaca ainda que não quer apenas cumprir as horas de estágio, “mas realmente aproveitar para aprender na prática.”

Esse resultado é fruto de muita dedicação e esforço, Angélica comentou que além de estudar de acordo com a bibliografia sugerida no edital, sua monitoria em Anatomia, e participação no grupo de estudos de Fisiologia do exercício também contribuíram para essa classificação honrosa.

A Smel possui muitos projetos esportivos e de lazer em Volta Redonda e os estagiários irão apoiar, auxiliar os professores durante as aulas, participar do planejamento das atividades, de eventos, entre outras ações. O coordenador do curso acredita que eles serão muito importantes no dia a dia da secretaria para poder oferecer mais esporte e saúde à população.

Confira os alunos da Educação Física do UniFOA aprovados para o estágio da Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda:

João Gabriel Barbosa Azevedo; Angelica Teixeira Pereira; Rafael Dias da Cunha Júnior; Vanessa Aparecida Trindade Hilário; Caio Henrique Lopes Dias; Matheus Martins de Souza; Lucas Siqueira Soares; Marcella Fonseca Costa Parreira; Pedro Lucas da Silva; Chayeny da Silva Leal; Fábio Fagundes de Almeida Filho; Yasmin de Souza Silva; Thiago Vinícius Juliano Berçot, Wallace Fabrício Pamplona; Guilherme Monachesi Tommaso; Julliana Araújo Buenos Frauches; Douglas Teixeira da Silva; Pedro Paulo Rodrigues Pereira; Leticia Eller Pereira; Victor Augusto Coelho Soares; Bianca Silva Pereira; Pedro Henrique Ramos Franco; Hudson Miranda dos Santos; Marcela Corrêa Dias Rodriguês; Beatriz da Cruz Ribeiro dos Santos; Wallace Paulo Pereira; Emanuelle Pereira Lidonio dos Santos; Clarissa Tavares Nascimento Reis; João Gabriel da Silva Marinho Bonifácio; Gabriel Moreira Pacheco; Guilherme Silva da Souza; Thamires Ribeiro do Carmo; Fernando Pereira de Brito; Daniel de Almeida Silva.

Prefeitura

O UniFOA firmou novas parcerias com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda durante reunião na última quarta-feira, dia 20, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu os secretários de Administração, Cláudio Franco, e de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sodré, que solicitaram apoio dos cursos de Engenharia para projetos relacionados à energia elétrica.

Também participaram as coordenadoras da Eng. Ambiental, Eng. de Produção e ABI (Área Básica de Ingresso), Samantha Grisol; e da Eng. Elétrica e Eng. Mecânica, Izabel Mota; com as presenças do professor Renato Donato Viana e do assessor Márcio Lins.

O professor Renato Donato Viana e as coordenadoras Izabel Mota e Samantha Grisol.

A instituição contribuirá na execução de reforma da rede elétrica, desenvolvimento de subestação e instalação de gerador do Palácio 17 de Julho. Segundo os secretários, essas necessidades se devem ao aumento da demanda de energia dos últimos anos.

Os secretários Sérgio Sodré (à direita) e Cláudio Franco; e o assessor Márcio Lins (à esquerda).

“Nós contamos muito com essa parceria e agradecemos esse apoio, pois somente assim vamos conseguir realizar esses projetos. Confiamos na eficiência da instituição, dos cursos de Engenharia e de outras áreas também”, ressaltou Cláudio Franco.

Outra demanda que contará com apoio do UniFOA é a atualização das plantas arquitetônicas de 92 escolas municipais. Em todos os projetos, os estudantes dos cursos de graduação participarão ativamente, mais uma oportunidade que agregará na experiência dos futuros profissionais.

“Contamos com a inteligência acadêmica do UniFOA também para enxergar melhorias que podemos fazer. O que vocês tiverem de propostas, já têm nosso apoio”, garantiu Sodré.

O presidente da FOA reforçou que o Centro Universitário de Volta Redonda está sempre à disposição da Prefeitura de Volta Redonda. “Podem sempre contar conosco para trabalhar pelas melhorias da nossa cidade. Estamos de portas abertas”, afirmou Eduardo Prado.

parcerias

O presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 4, a secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, e a diretora do Departamento de Planejamento, Marina Fátima de Oliveira Marinho.

Nesse encontro, foram firmadas novas parcerias em saúde pública, com foco no fortalecimento da atenção básica e planejamento. O reforço dessa cooperação, entre o UniFOA e a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria de Saúde, também inclui novos sistemas de controle e prontuário eletrônico.

Essas ações, que visam ampliar e otimizar o atendimento do SUS no município, contarão mais uma vez com o apoio da instituição, em prol de um serviço mais ágil e moderno para a população.

prefeito

No início desta semana, o Presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, acompanhado de Munir Francisco, ex-secretário municipal de Ação Comunitária, e do assessor especial, Deley de Oliveira.

O Vice-Presidente da Instituição, José Ivo de Souza, também participou da reunião, na sala da presidência, no Campus Olezio Galloti, em Três Poços, e apresentou projetos referentes à mobilidade urbana, de interesse municipal e regional.

No encontro, foram discutidas ainda propostas de médio e longo prazo, além do reforço e ampliação de parcerias já existentes, voltadas principalmente para a saúde, educação e no âmbito social.

O Presidente disse, em nome da FOA/UniFOA, que “é um prazer poder contribuir para o desenvolvimento de Volta Redonda, em um trabalho conjunto com a prefeitura, e estreitar laços a fim de beneficiar toda a sociedade”, destacou Eduardo Prado.

 

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?