Com novidades nesta edição, o IX Encontro de Extensão do UniFOA acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, próximas terça e quarta-feira, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. Aberto ao público, o evento é gratuito e terá ampla programação nos dois dias, sempre a partir das 14 horas.
Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Carolina Callegario, o diferencial deste ano será a feira de artesanato, que ficará na área externa, em frente à Assessoria Jurídica. “É uma forma apoiar os artesãos locais que precisam muito dessa parceria para divulgar seus trabalhos”, ressalta.
Ela explica ainda que o papel do encontro é “demonstrar para a comunidade de forma geral, tanto externa como interna, tudo que o UniFOA desenvolve em termos de responsabilidade social e cultura. São as vertentes do extensionismo real”, destaca.
Confira a programação completa:
16/05 (terça-feira)
14h às 17h
- UniFOA + Mundo do Trabalho (AudiSmart – restrito para convidados)
- Feira de Artesanato (em frente à Assessoria Jurídica)
19h às 21h
Palestra sobre o Direito dos Povos Originários (Online)
Lançamento da Política da Diversidade (Online)
Acesso pelo link: https://l1nk.dev/encontrodeextensaounifoa
17/05 (quarta-feira)
14h às 17h
Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão:
- Apresentação dos projetos realizados no bairro Três Poços
- Apresentação dos Projetos Integrados 2022
- Lançamento do Portfólio dos Projetos Integrados
- Apresentação Folclórica
- Feira de Artesanato (em frente à Assessoria Jurídica)
16h às 19h
Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão:
- Seminário “Empreendedorismo Social e o Turismo de Base Comunitária (TBS)
- Lançamento da Campanha do Egresso
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ
Pró-reitora de Extensão do UniFOA, a engenheira agrônoma Ana Carolina Callegário foi nomeada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro para compor o Núcleo Regional do Programa Mulher do Crea-RJ, na Inspetoria Regional de Volta Redonda, do dia 05 de julho deste ano até 31 de dezembro de 2023.
Segundo Callegário, essa nomeação é uma importante conquista para a representatividade feminina em uma das carreiras profissionais que por muito tempo foi protagonizada por homens. E é justamente esse o objetivo do Programa Mulher, que consiste em alcançar a igualdade de gêneros e o empoderamento feminino.
- Com esse desenvolvimento feminino, e essa luta da gente para ocupar os mesmos espaços, é muito importante ter uma representante no Crea, no sentido de buscar sempre mais oportunidades para as mulheres e conseguirmos, de fato, ficar no mesmo patamar – destaca a engenheira.
Ana Carolina lembra que foi a primeira mulher a assumir uma coordenação de Engenharia no Centro Universitário de Volta Redonda. Por oito anos, ela esteve à frente do curso de Engenharia Ambiental, até assumir a Pró-Reitoria de Extensão. Ela também observa a importância dessa representação para a instituição.
- Institucionalmente, essa conquista vai trazer muita força para o UniFOA de forma geral e principalmente para as mulheres engenheiras daqui e da região. Estamos criando pessoas para o mercado de trabalho. É importante ter uma professora representando as mulheres dentro de um conselho que já foi considerado masculino e, graças a essa possibilidade, agora está mudando de cara – comemora e destaca, por exemplo, a defesa por igualdade salarial entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos.
A meta dessa iniciativa é fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área de geociências, dentro das diversas entidades de classe e inspetorias. Visando, com isso, a implantação da participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do sistema Confea/Creas e entidades de classe.
Aferição de pressão foi um dos serviços prestados pelo UniFOA durante o evento.
Com a participação de diversos cursos de graduação, pós-graduação e do Escritório da Cidadania, o UniFOA atendeu milhares de pessoas gratuitamente no “Mega Cidadania Aqui”. O evento foi realizado no último sábado, dia 28, em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, na Praça Brasil (Vila Santa Cecília).
A ação aconteceu durante todo o dia e ofereceu à população serviços e orientações de saúde, jurídicas, recreativas, educativas, além de atividades físicas, instruções e abordagem de conscientização.
Com envolvimento de estudantes, professores e funcionários da instituição, as atividades foram agregadoras tanto para contribuição com o público quanto para o exercício prático dos universitários.
“Essa parceria representa um trabalho muito importante para a comunidade. Mostra mais uma vez nosso cunho de responsabilidade social e atendimento à comunidade externa”, ressaltou a pró-reitora de Extensão do UniFOA, Ana Carolina Callegário.
Administração e Ciências Contábeis – Orientação sobre imposto de renda; ações práticas de gestão ambiental; educação financeira; e orientações para Microempreendedor Individual (MEI); e atualização curricular
Design – Oficina: Upcycling de brinquedos
Direito – Orientação jurídica e encaminhamentos
Educação Física – Avaliação antropométrica, recreação e noções de primeiros socorros
Enfermagem – Aferição de pressão arterial de hipertensos e realização de atividades educativas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Engenharia Ambiental – Conscientização da importância de separar o lixo residencial, incentivada por soluções sustentáveis e econômicas
Engenharia de Produção – Com a temática sobre empreendedorismo feminino, serão apresentados dois casos de sucesso e ferramentas que ajudam mulheres a melhorarem seus negócios
Escritório da Cidadania – Atendimento e orientação jurídica
Jornalismo – Cobertura televisiva, radiofônica e fotográfica
Nutrição – Atuação em conjunto com a Secretaria Municipal da Ação Comunitária
Odontologia – Palestra sobre higiene bucal e dieta e orientação de higiene
Serviço Social – Realizar orientações para a comunidade acerca de direitos socioassistenciais e rede de proteção social no município
Sistemas de Informação – Instruções sobre segurança na internet, com utilização de cartilha para segurança nas redes sociais
Com diversos atendimentos e orientações gratuitos para a população, o UniFOA é presença confirmada no “Mega Cidadania Aqui”, no próximo sábado, dia 28. O evento será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), e acontecerá na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, das 9h às 16 horas.
Diversos cursos de graduação, pós-graduação, além do Escritório da Cidadania, participarão da ação, com estudantes, professores e funcionários da instituição. As atividades serão agregadoras tanto para contribuir com o público quanto para a prática dos universitários.
“Vai ser um prazer para o UniFOA participar do evento ‘Mega Cidadania Aqui’ junto com a Prefeitura de Volta Redonda. Para nós, do Centro Universitário de Volta Redonda e da Pró-Reitoria de Extensão, essa parceria representa um trabalho que vai ser muito importante para a comunidade. Mostrando mais uma vez nosso cunho de responsabilidade social e atendimento à comunidade externa”, ressaltou a pró-reitora de Extensão do UniFOA, Ana Carolina Callegário.
Odontologia - Palestra sobre higiene bucal e dieta e orientação de higiene
Direito - Orientação jurídica e encaminhamentos
Serviço Social - Realizar orientações para a comunidade acerca de direitos socioassistenciais e rede de proteção social no município
Educação Física - Avaliação antropométrica, recreação e noções de primeiros socorros
Design - Oficina: Upcycling de brinquedos
Escritório da Cidadania - Atendimento e orientação jurídica
Engenharia de Produção – Com a temática sobre empreendedorismo feminino, serão apresentados dois casos de sucesso e ferramentas que ajudam mulheres a melhorarem seus negócios
Engenharia Ambiental – Conscientização da importância de separar o lixo residencial, incentivada por soluções sustentáveis e econômicas
Administração e Ciências Contábeis – Orientação sobre imposto de renda; ações práticas de gestão ambiental; educação financeira; e orientações para Microempreendedor Individual (MEI); e atualização curricular
Enfermagem – Aferição de pressão arterial de hipertensos e realização de atividades educativas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Sistemas de Informação - Instruções sobre segurança na internet, com utilização de cartilha para segurança nas redes sociais
Nutrição - Atuação em conjunto com a Secretaria Municipal da Ação Comunitária
Além disso, o curso de Jornalismo fará cobertura televisiva, radiofônica e fotográfica.
À direita, o professoro Otávio Barreiros Mithidieri recebendo a homenagem do deputado federal.
O professor do UniFOA Otávio Barreiros Mithidieri foi homenageado pelo Deputado Delegado Antônio Furtado, na última sexta-feira, dia 13, na Câmara Municipal de Volta Redonda. O docente recebeu uma Moção de Aplauso em razão dos excelentes trabalhos na proteção, cuidado e na defesa dos idosos no Brasil.
Otávio também representou o Presidente da FOA, Eduardo Prado - que não pode estar presente - igualmente homenageado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, da qual Furtado é membro titular.
“Essa homenagem é um reconhecimento ao trabalho do UniFOA junto à comunidade. Nosso compromisso de responsabilidade social, com trabalhos voltado para o idoso, que agora foi reconhecido. Nós temos projetos de extensão, pesquisas, eventos... Então, esse é um momento de alegria para todos nós, em nome da Instituição”, comemorou Otávio Mithidieri, que faz parte da história do UniFOA há mais de 40 anos.
Desde 2000, através da Pró-Reitoria de Extensão, foram desenvolvidos pela FOA exatos 4.036 programas e projetos de extensão para terceira idade. Além de eventos e cursos destinados aos idosos: 2.148 realizados também ao longo desses 22 anos. Portanto, a Instituição promoveu 6.184 ações destinadas aos idosos, dado que corrobora com a homenagem.
Durante o evento de Moção de Aplauso, foram citados destaques aos homenageados. Ao Presidente, Eduardo Prado, a homenagem direcionada a ele foi motivada pela valorização do quadro de professores com mais de 90 anos e contratação de profissionais com mais idade, tendo funcionários com mais de 80 anos de idade.
Ao homenageado Otávio Mithidieri, além do reconhecimento de sua trajetória como docente do UniFOA, a criação de uma universidade aberta à terceira idade, implementação de disciplina no curso de Educação Física e por ter participado do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Volta Redonda.
Professora de Medicina do UniFOA, Nadejda Varginha também foi homenageada por sua atuação como médica otorrinolaringologista.
Professora de Medicina do Centro Universitário, Nadejda Varginha também foi uma das homenageadas da noite, por sua atuação como médica otorrinolaringologista. Todo o evento foi transmitido ao vivo pela página do deputado e pode ser conferido aqui.
O UniFOA arrecadou um total de 163 litros de leite em uma campanha de arrecadação, de 22 de março a 13 de abril, que foram doados ao Banco de Alimentos de Volta Redonda. As doações foram destinadas a oito instituições da cidade que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. Os pontos de coleta se concentraram na Pró-Reitoria de Extensão e no prédio do curso de Nutrição.
A ideia surgiu a partir do VIII Encontro do UniFOA de Extensão "Estreitando Laços com a Comunidade", que contou com a participação da coordenadora de Segurança Alimentar da Prefeitura de Volta Redonda, Cristiane Seabra, egressa de Nutrição do Centro Universitário da turma de 2005.
Na oportunidade, Cristiane palestrou a respeito do Banco de Alimentos e destacou a importância das campanhas de doação para o programa municipal de segurança alimentar. Esse tem como objetivo diminuir o desperdício de alimento e colaborar para manutenção de 39 instituições beneficentes que fornecem comida à população carente.
"Um dos objetivos da extensão é envolver a comunidade acadêmica com a sociedade. Promovendo a cidadania e consciência social", destacou Marcelo Mendes, professor de Nutrição e membro do Núcleo de Atividades Complementares ligada à Pró-Reitoria de Extensão, que participou da campanha junto à Pró-Reitora, Ana Carolina Callegário; além dos também nucleadores Luciana Werneck e Rogério Pereira.
"Com a pandemia, a fome aumentou demais. E estamos em busca de fazer o mapeamento para conseguir atender todas as famílias da cidade. E por isso precisamos muito de ajudas como essa para ofertar alimentos em quantidade e qualidade. Estamos muito felizes e extremamente agradecidos com todo esse apoio, que superou as nossas expectativas, pois foram 163 litros de leite, além de uma lata de leite em pó", comemorou a coordenadora de Segurança Alimentar.
Entidades atendidas com as doações
Associação Beneficente O Resgate
Centro Espírita Cirineus
Centro Espírita O Sal da Terra
GEUFA;
Casa da Criança e do Adolescente
Apadefi
Centro Espírita A Caminho da Luz
Conselho Central de Volta Redonda de São Vicente de Paulo - Pinto da Serra
Para receber as doações no UniFOA, também esteve o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Volta Redonda (Comsea), William Carvalho, que também é vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha