Dando continuidade à 2ª Semana de Formação Continuada, os professores do UniFOA participaram na última quinta-feira (04), de um workshop sobre a “Avaliação da Aprendizagem e Elaborações de Questões”. O evento aconteceu no campus Olezio Galotti, em Três Poços.
Promovido pelo Setor Pedagógico Institucional (SPI), a ação contou com a presença de 83 professores representando os cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Para o desenvolvimento da proposta, os docentes foram divididos em grupos e a dinâmica contou com a metodologia ativa fundamentada em Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes.
Segundo a professora responsável pelo SPI, Bruna Casiraghi, o objetivo do workshop é trabalhar com os professores uma reflexão sobre a avaliação no ensino superior. “Ao trabalharmos as avaliações, estamos pensando em todos os processos de formação dos alunos. Discutimos com os docentes a função do ensino e, a partir disso, como deve ser uma boa avaliação nos diversos cenários acadêmicos. Dessa forma, esperamos atingir as metas de formação profissional”, revelou Bruna.
Protagonismo do aluno
A atividade ofertada para os docentes está baseada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição. Para a professora Marise Ramos, o UniFOA segue inovando. “Dentro dos seis tópicos do PDI, um deles é trabalhar com o protagonismo do aluno. Nossos estudantes precisam ser preparados para um novo mundo e, para isso, a avaliação é extremamente vital para que possam alcançar o mercado de trabalho preparados”, explicou Marise.
Confira os próximos eventos da 2ª Semana de Formação Continuada clicando aqui.
A turma do 4º ano de Publicidade e Propaganda vivenciou uma experiência com a estratégia de ensino que busca incentivar o trabalho em equipe – Team Based Learning (TBL).
A dinâmica aconteceu na disciplina de Análise do Ambiente de Negócios Digitais, ministrada pelo professor Leonardo Canavez, que exibiu o documentário “O dilema das redes”, da Netflix, para basear a atividade.
O objetivo dessa metodologia ativa, focada no estudante, busca promover a colaboração e a proatividade. Ela é composta de uma fase de preparação prévia e os participantes recebem um conteúdo que pode ser um texto ou um filme.
Segundo o professor, “os resultados foram bastante animadores. Os alunos não somente gostaram da experiência como desejam repeti-la outras vezes”, destacou Canavez.
O documentário escolhido aborda os bastidores das grandes empresas de tecnologia e discorre sobre os impactos das redes sociais na sociedade atual. Nessa experiência, a turma respondeu a questionários e defendeu pontos de vista, o que promoveu uma discussão ampliada no debate.
Os estudantes preencheram formulário de autoavaliação, acerca da preparação prévia e participação. E também participaram de uma pesquisa para avaliação da atividade ofertada em aula.
As metodologias ativas promovem interação transformadora e são estimuladas pelo Setor Pedagógico Institucional (SPI) do UniFOA, que capacita os professores com cursos e conteúdos. Portanto, é um importante instrumento de ensino e aprendizagem.
Para saber mais sobre as metodologias ativas, clique aqui.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha