Carreiras jurídicas: quais as possibilidades no Direito Público e Privado?

Se tem uma coisa que todo estudante precisa saber antes de seguir carreira no Direito é que essa é uma área que oferece uma gama de possibilidades de atuação. Isso porque as carreiras jurídicas envolvem tanto o setor público como o privado, oferecendo boa remuneração e prestígio profissional.

Para você que está considerando fazer uma graduação em Direito, a leitura deste post é fundamental. Nele, vamos explicar quais são as principais opções de carreiras jurídicas e quais são as diferenças fundamentais do setor público para o privado. Confira!

Quais são as diferenças entre o Direito Público e o Direito Privado?

Para muitas pessoas, seguir carreira em Direito é sinônimo de frequentar tribunais e trabalhar na acusação ou defesa de alguém suspeito. Porém, a verdade é que quem opta por fazer essa graduação poderá atuar nas mais variadas áreas, tanto no setor público como no privado.

A grande diferença entre essas duas opções é que, para trabalhar com Direito Público, é preciso em muitos casos passar em um concurso público. Já no caso do Direito Privado, o profissional trabalhará como contratado — ou prestador de serviços — de uma empresa ou um escritório de advocacia.

Em ambos os casos, é preciso que o profissional tenha, além do diploma de Ensino Superior, a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de sua região.

Leia também:  Direito do UniFOA oferece prática forense para estudantes

Quais são as principais carreiras jurídicas do Direito Público?

A seguir, apresentamos as principais opções de carreira no Direito Público!

Procurador

Esse profissional pode atuar tanto na defesa dos interesses da Prefeitura, quanto do Governo Estadual ou Federal — respectivamente, Procurador Municipal, Estadual e da União. Em todos os casos, ele é o responsável por representar as instituições e defendê-las em eventuais processos.

Promotor de Justiça

O Promotor de Justiça tem o objetivo de proteger a sociedade e os seus interesses. Para isso, atua no Ministério Público, investigando crimes e garantindo o respeito aos Direitos Humanos.

Juiz

O Juiz é o representante do Poder Judiciário, analisando e julgando conflitos entre pessoas, empresas ou agentes públicos. Normalmente, sobram vagas nos concursos públicos devido à dificuldade do exame e ao fato de os candidatos não cumprirem todos os requisitos necessários.

Desembargador

Para ser um Desembargador, é preciso exercer o Direito por, no mínimo, 10 anos. Esse cargo não é preenchido por concurso, mas sim por indicação da OAB ou do Ministério Público ao Governador ou Presidente da República.

Quais são as principais opções no Direito Privado?

Veja também quais são as principais áreas do Direito Privado.

Direito Civil

Nessa área de atuação, o profissional trabalhará na manutenção dos direitos dos indivíduos, como em casos de obrigações, contratos, propriedades, heranças, divórcios etc. Por conta de sua abrangência, é o ramo do Direito ao qual as pessoas mais recorrem.

Leia também:  6 técnicas de leitura para você ler mais, mais rápido e melhor

Direito Ambiental

Esse profissional atua em questões que envolvam licenciamento e infrações cometidas contra o meio ambiente. Para isso, ele precisa ter um vasto conhecimento também em áreas relacionadas, como Biologia, Engenharia, Meteorologia, Urbanismo e Economia.

Direito Comercial

Também conhecido como Direito Empresarial, trabalha com abertura e fechamento de empresas, recuperação judicial, patentes, contratos e tudo o que seja parte do dia a dia das empresas e de seus empresários.

Como vimos, o mercado oferece uma variedade de opções de áreas de atuação para o profissional formado em Direito. Por isso, se você está pensando em partir para essa graduação, pode ter a certeza de que terá a possibilidade de escolher qual caminho seguir com base nos seus gostos e objetivos.

Gostou de saber mais sobre as carreiras jurídicas? Então, não perca mais tempo: entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a dar o próximo passo!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas