Carreiras jurídicas: quais as possibilidades no Direito Público e Privado?

Se tem uma coisa que todo estudante precisa saber antes de seguir carreira no Direito é que essa é uma área que oferece uma gama de possibilidades de atuação. Isso porque as carreiras jurídicas envolvem tanto o setor público como o privado, oferecendo boa remuneração e prestígio profissional.

Para você que está considerando fazer uma graduação em Direito, a leitura deste post é fundamental. Nele, vamos explicar quais são as principais opções de carreiras jurídicas e quais são as diferenças fundamentais do setor público para o privado. Confira!

Quais são as diferenças entre o Direito Público e o Direito Privado?

Para muitas pessoas, seguir carreira em Direito é sinônimo de frequentar tribunais e trabalhar na acusação ou defesa de alguém suspeito. Porém, a verdade é que quem opta por fazer essa graduação poderá atuar nas mais variadas áreas, tanto no setor público como no privado.

A grande diferença entre essas duas opções é que, para trabalhar com Direito Público, é preciso em muitos casos passar em um concurso público. Já no caso do Direito Privado, o profissional trabalhará como contratado — ou prestador de serviços — de uma empresa ou um escritório de advocacia.

Em ambos os casos, é preciso que o profissional tenha, além do diploma de Ensino Superior, a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de sua região.