Centro de Atendimento Integrado do UniFOA recebe mulheres para aulas de hidroginástica

centro

Na tarde da última terça-feira (19), o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, em atividade organizada pelo curso de Educação Física, recebeu 30 mulheres para aulas de hidroginástica na piscina da policlínica, no campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. A iniciativa faz parte da parceria da Fundação Oswaldo Aranha – FOA com o Centro de Atendimento Integrado Oswaldo Aranha – CAI/AO, e visa realizar atendimento com atividades físicas às pacientes do centro, com intuito de potencializar a integração dessas mulheres às relações sociais.

Todas elas fazem parte do programa do CAI/AO, que acolhe mulheres em situação de rua, violência doméstica ou que não possuem o suporte familiar necessário para estarem integradas à sociedade. A parceria com o UniFOA faz parte de projetos da instituição em promover atividades externas ao Centro de Atendimento, como forma de incentivá-las à prática de exercício físico alinhado ao acolhimento da comunidade.

Durante a iniciativa, que acontecerá uma vez por semana, o curso de Educação Física pretende atender semanalmente, pelo menos 25 pacientes do CAI/AO, até o final do ano. Durante as aulas, as mulheres integradas ao programa serão estimuladas física e cognitivamente, com movimentos primários e simples da hidroginástica, como elevação de pernas e saltos embaixo d’agua.

O curso de Educação Física também recrutou quatro estudantes que, sob a supervisão da professora Christian Junqueira, auxiliarão cada uma das mulheres participantes a executarem corretamente os movimentos e para que se sintam acolhidas ao longo do projeto. Segundo Christian, o acolhimento somado ao contato direto dos discentes com as pacientes do Centro de Atendimento, é uma ação de grande impacto social, tanto para as mulheres atendidas, como para os alunos do UniFOA, que têm a grande oportunidade de entender as várias perspectivas da Educação Física inserida em projetos comunitários:

Leia também:  Inclusão no UniFOA é tema de formação de profissionais de secretarias dos cursos

“Além deles terem acesso também à prática do exercício físico de forma mais sistemática, conseguem entender a Educação Física por outro ângulo, atrelado ao impacto de ações sociais. Isso faz parte da missão do UniFOA quanto à responsabilidade social e quanto a acolher pessoas que realmente precisam dessa ajuda e suporte institucional”.

A idealização e a prática do projeto reforçam o compromisso do Centro Universitário de Volta Redonda na participação de iniciativas que objetivam atingir toda a comunidade ao redor da instituição. Cláudia Regina, uma das muitas mulheres acolhidas pelo programa, enfatizou sua felicidade e entusiasmo pela recepção do UniFOA e as próximas atividades que serão praticadas na piscina do campus universitário:

“Essa proposta de integração nos distrai e refresca nossa mente com uma tarde muito leve e alegre. Além de tudo, a interação com todos aqui presentes, com as minhas amigas do centro e os estagiários que ajudam muito, realmente nos passa um sentimento de inclusão em estar aqui no UniFOA”, comemorou.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas