Centro de Atendimento Integrado do UniFOA recebe mulheres para aulas de hidroginástica

centro

Na tarde da última terça-feira (19), o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, em atividade organizada pelo curso de Educação Física, recebeu 30 mulheres para aulas de hidroginástica na piscina da policlínica, no campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. A iniciativa faz parte da parceria da Fundação Oswaldo Aranha – FOA com o Centro de Atendimento Integrado Oswaldo Aranha – CAI/AO, e visa realizar atendimento com atividades físicas às pacientes do centro, com intuito de potencializar a integração dessas mulheres às relações sociais.

Todas elas fazem parte do programa do CAI/AO, que acolhe mulheres em situação de rua, violência doméstica ou que não possuem o suporte familiar necessário para estarem integradas à sociedade. A parceria com o UniFOA faz parte de projetos da instituição em promover atividades externas ao Centro de Atendimento, como forma de incentivá-las à prática de exercício físico alinhado ao acolhimento da comunidade.

Durante a iniciativa, que acontecerá uma vez por semana, o curso de Educação Física pretende atender semanalmente, pelo menos 25 pacientes do CAI/AO, até o final do ano. Durante as aulas, as mulheres integradas ao programa serão estimuladas física e cognitivamente, com movimentos primários e simples da hidroginástica, como elevação de pernas e saltos embaixo d’agua.

O curso de Educação Física também recrutou quatro estudantes que, sob a supervisão da professora Christian Junqueira, auxiliarão cada uma das mulheres participantes a executarem corretamente os movimentos e para que se sintam acolhidas ao longo do projeto. Segundo Christian, o acolhimento somado ao contato direto dos discentes com as pacientes do Centro de Atendimento, é uma ação de grande impacto social, tanto para as mulheres atendidas, como para os alunos do UniFOA, que têm a grande oportunidade de entender as várias perspectivas da Educação Física inserida em projetos comunitários:

Leia também:  Inclusão no UniFOA é tema de formação de profissionais de secretarias dos cursos

“Além deles terem acesso também à prática do exercício físico de forma mais sistemática, conseguem entender a Educação Física por outro ângulo, atrelado ao impacto de ações sociais. Isso faz parte da missão do UniFOA quanto à responsabilidade social e quanto a acolher pessoas que realmente precisam dessa ajuda e suporte institucional”.

A idealização e a prática do projeto reforçam o compromisso do Centro Universitário de Volta Redonda na participação de iniciativas que objetivam atingir toda a comunidade ao redor da instituição. Cláudia Regina, uma das muitas mulheres acolhidas pelo programa, enfatizou sua felicidade e entusiasmo pela recepção do UniFOA e as próximas atividades que serão praticadas na piscina do campus universitário:

“Essa proposta de integração nos distrai e refresca nossa mente com uma tarde muito leve e alegre. Além de tudo, a interação com todos aqui presentes, com as minhas amigas do centro e os estagiários que ajudam muito, realmente nos passa um sentimento de inclusão em estar aqui no UniFOA”, comemorou.