Clínica universitária: por que é um diferencial essencial para a sua formação em Odontologia?

Quem escolhe fazer carreira na área da saúde, como o aluno de Odontologia, vai trabalhar diretamente com pessoas. Dessa maneira, além de todo o conteúdo teórico que a graduação oferece, é fundamental vivenciar a prática — e essa é a proposta da clínica universitária.

É uma oportunidade para os alunos realizarem os mais diferentes atendimentos na área de saúde bucal, ou seja, é a certeza de adquirir o conhecimento de forma completa, unindo teoria e prática.

Quer entender melhor como funciona a clínica universitária e por que você deve escolher uma faculdade de Odontologia com esse diferencial? Acompanhe nosso post!

O que é clínica universitária?

É um serviço que algumas Instituições de Ensino Superior (IES) oferecem para a comunidade com um valor acessível. Os atendimentos são realizados pelos alunos sob a supervisão de um professor.

No caso do curso de Odontologia, o aluno vai aprimorando seus conhecimentos e habilidades com a atividade clínica, pois vai lidar com casos de pequena complexidade, como remoção de cárie e tártaro, mas também com procedimentos cirúrgicos.

É uma maneira de a faculdade ter, em sua matriz curricular, uma formação prática de qualidade ao mesmo tempo em que presta um papel social de extrema importância: cuidar da saúde bucal da população.

São oferecidos atendimentos preventivos e tratamentos em diferentes especialidades, inclusive voltados para estética, nos quais o paciente custeia apenas as taxas referentes aos materiais utilizados.