Clínica universitária: por que é um diferencial essencial para a sua formação em Odontologia?

Quem escolhe fazer carreira na área da saúde, como o aluno de Odontologia, vai trabalhar diretamente com pessoas. Dessa maneira, além de todo o conteúdo teórico que a graduação oferece, é fundamental vivenciar a prática — e essa é a proposta da clínica universitária.

É uma oportunidade para os alunos realizarem os mais diferentes atendimentos na área de saúde bucal, ou seja, é a certeza de adquirir o conhecimento de forma completa, unindo teoria e prática.

Quer entender melhor como funciona a clínica universitária e por que você deve escolher uma faculdade de Odontologia com esse diferencial? Acompanhe nosso post!

O que é clínica universitária?

É um serviço que algumas Instituições de Ensino Superior (IES) oferecem para a comunidade com um valor acessível. Os atendimentos são realizados pelos alunos sob a supervisão de um professor.

No caso do curso de Odontologia, o aluno vai aprimorando seus conhecimentos e habilidades com a atividade clínica, pois vai lidar com casos de pequena complexidade, como remoção de cárie e tártaro, mas também com procedimentos cirúrgicos.

É uma maneira de a faculdade ter, em sua matriz curricular, uma formação prática de qualidade ao mesmo tempo em que presta um papel social de extrema importância: cuidar da saúde bucal da população.

São oferecidos atendimentos preventivos e tratamentos em diferentes especialidades, inclusive voltados para estética, nos quais o paciente custeia apenas as taxas referentes aos materiais utilizados.

Leia também:  Quais os principais desafios e benefícios de morar em república?

Quais os serviços oferecidos?

No Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), a clínica universitária de Odontologia oferece atendimento de saúde bucal para a comunidade nas seguintes áreas:

  • endodontia (tratamento de canal radicular);
  • cirurgia oral (extração dentária, remoção de freio labial);
  • dentística e odontologia estética (clareamento dentário, facetas dentárias, restaurações estéticas);
  • diagnóstico bucal e semiologia (estudo de alterações do complexo bucal);
  • implantodontia (implantes dentários);
  • odontopediatria (atendimento ao público infantil);
  • ortodontia (tratamentos para corrigir posicionamento dos dentes e ossos maxilares);
  • periodontia (tratamento de gengiva e estrutura de sustentação dos dentes);
  • próteses (dispositivos para reposição de dentes perdidos).

Por que é um diferencial no curso de Odontologia?

A graduação em Odontologia tem duração de 5 anos com disciplinas teóricas e práticas. A clínica universitária deve fazer parte desse aprendizado, afinal, o aluno precisa adquirir todas as habilidades para oferecer um atendimento seguro e de qualidade. É uma forma também de ele ficar por dentro das atualizações tecnológicas da área.

Além do conhecimento prático — essencial principalmente em cursos na área da saúde —, a vivência clínica em diferentes segmentos será importante para o futuro dentista descobrir em qual segmento pretende atuar e com qual público. Assim, ficará mais fácil decidir em quais áreas ele quer se especializar para crescer na carreira.

Ao pesquisar sobre a instituição de ensino para fazer o curso de Odontologia, verifique, além do credenciamento no Ministério da Educação (MEC), da matriz curricular e da qualidade do corpo docente, se existe o serviço de clínica universitária — que, certamente, será um diferencial para sua formação.

Leia também:  Quando vai ser realizado o Enem? Entenda como será!

Você quer fazer carreira como dentista? É uma área realmente promissora para quem tem uma formação de qualidade, como a graduação do UniFOA. Entre em contato conosco e conheça mais detalhes do nosso curso!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas