Descubra como conseguir o primeiro emprego

O primeiro emprego é um verdadeiro desafio para a maioria dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho. A insegurança, o medo do processo seletivo e até mesmo a dificuldade para encontrar uma vaga estão entre alguns dos problemas mais comuns.

Muitos daqueles que estão ingressando em um processo seletivo também relatam como a falta de experiência pode ser uma espécie de “fator negativo” para o contratante, uma vez que frequentemente pessoas com experiência prévia costumam ser mais escolhidas em relação aos que estão começando sua vida profissional.

Apesar dessa realidade e de todas as intercorrências, saiba que essa dificuldade inicial é normal. Além disso, fique seguro porque existem formas práticas para driblar a falta de experiência e aumentar suas chances de contratação. Nesta postagem, falaremos como. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

Crie um currículo simples e funcional

O primeiro passo para a entrevista, é a criação de um bom currículo. Muitas pessoas se preocupam excessivamente com layout, mas se esquecem de alguns dos pontos mais importantes, que são: a clareza e a qualidade das informações.

Seu currículo deve ser o mais limpo possível. Evite cores chamativas, fontes mais casuais e qualquer outro tipo de adereço que tire o foco da leitura. Saiba que os currículos em formato padrão costumam ser bem mais funcionais do que aqueles que são mais adereçados com uma série de gráficos.

Leia também:  Não perca 7 dicas de como melhorar o currículo

Coloque seus dados logo no início, informe disponibilidade e não esqueça de colocar seu objetivo de forma sucinta e bem clara (opte por ter como objetivo a vaga que você está procurando).

Faça o melhor para não esquecer nenhum dado importante e, é claro, verifique mais de uma vez com relação aos erros de português — eles também podem acabar com suas chances. Tenha sempre em mente que os profissionais responsáveis pelo processo seletivo recebem dezenas (ou centenas) de e-mails, portanto, seja profissional e direto ao ponto que suas chances de uma entrevista aumentam rapidamente.

Apresente-se de maneira profissional

Para as pessoas que farão a entrega do currículo presencialmente — o que ainda é muito bem-visto em várias regiões do país —, saiba que a apresentação também é um fator determinante no seu processo seletivo.

Apresente-se bem, de forma educada, com roupas modestas e pouco chamativas. Verifique bem o perfil da companhia que você está tentando ingressar e respeite os códigos de vestimenta e todas as normas sociais.

Não há necessidade para exageros, mas, entenda que a primeira impressão é a que fica. Note que essa dica é ainda mais importante durante sua entrevista: seja sucinto, profissional, educado e extremamente solícito.

Evite gírias, modismos, exageros na forma de falar e sempre busque atender ao que é pedido de maneira objetiva. Candidatos que fogem das questões, optam por maior informalidade ou exageram suas competências podem dificultar suas chances de contratação (isso vale especialmente para quem busca a primeira experiência — não minta e seja bem verdadeiro, tanto no seu currículo, quanto na sua entrevista).

Leia também:  Conheça as 4 carreiras jurídicas mais promissoras

Aprimore suas qualificações com cursos livres

Sabe aquele seu medo de entregar seu currículo sem nenhuma experiência profissional? Pois bem, saiba que há uma maneira de contornar esse problema rapidamente — basta aumentar suas qualificações.

Aposte pesado nos cursos livres e, qualifique-se o máximo possível. Não importa qual seja sua vaga, sempre procure realizar bons cursos que estejam relacionados a sua atuação no mercado de trabalho, especialmente em instituições de renome.

Por incrível que pareça, a maioria dos profissionais ainda entregam currículos “vazios”, e muitos não levam em conta o valor da qualificação. Por isso, destaque-se no meio da multidão e nunca deixe de estudar. Essa é a melhor maneira de melhorar o currículo, mesmo sem ter experiência profissional.

Como adendo, saiba que esses cursos podem ajudar você a ter maior domínio sobre sua função e, consequentemente, esses conhecimentos podem vir a calhar durante uma entrevista. Esse é um “segredo” que muitas pessoas não sabem, mas que certamente pode ajudar você a conseguir o primeiro emprego rapidamente. Basta aplicar essa (e as outras orientações) para ter sucesso e finalmente dar o primeiro passo na sua vida profissional!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e ajude mais jovens a encontrar sua tão sonhada vaga!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas