Descubra como conseguir o primeiro emprego

O primeiro emprego é um verdadeiro desafio para a maioria dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho. A insegurança, o medo do processo seletivo e até mesmo a dificuldade para encontrar uma vaga estão entre alguns dos problemas mais comuns.

Muitos daqueles que estão ingressando em um processo seletivo também relatam como a falta de experiência pode ser uma espécie de “fator negativo” para o contratante, uma vez que frequentemente pessoas com experiência prévia costumam ser mais escolhidas em relação aos que estão começando sua vida profissional.

Apesar dessa realidade e de todas as intercorrências, saiba que essa dificuldade inicial é normal. Além disso, fique seguro porque existem formas práticas para driblar a falta de experiência e aumentar suas chances de contratação. Nesta postagem, falaremos como. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

Crie um currículo simples e funcional

O primeiro passo para a entrevista, é a criação de um bom currículo. Muitas pessoas se preocupam excessivamente com layout, mas se esquecem de alguns dos pontos mais importantes, que são: a clareza e a qualidade das informações.

Seu currículo deve ser o mais limpo possível. Evite cores chamativas, fontes mais casuais e qualquer outro tipo de adereço que tire o foco da leitura. Saiba que os currículos em formato padrão costumam ser bem mais funcionais do que aqueles que são mais adereçados com uma série de gráficos.

Leia também:  Faculdade de Serviço Social: entenda por que esse é o curso para você!

Coloque seus dados logo no início, informe disponibilidade e não esqueça de colocar seu objetivo de forma sucinta e bem clara (opte por ter como objetivo a vaga que você está procurando).

Faça o melhor para não esquecer nenhum dado importante e, é claro, verifique mais de uma vez com relação aos erros de português — eles também podem acabar com suas chances. Tenha sempre em mente que os profissionais responsáveis pelo processo seletivo recebem dezenas (ou centenas) de e-mails, portanto, seja profissional e direto ao ponto que suas chances de uma entrevista aumentam rapidamente.

Apresente-se de maneira profissional

Para as pessoas que farão a entrega do currículo presencialmente — o que ainda é muito bem-visto em várias regiões do país —, saiba que a apresentação também é um fator determinante no seu processo seletivo.

Apresente-se bem, de forma educada, com roupas modestas e pouco chamativas. Verifique bem o perfil da companhia que você está tentando ingressar e respeite os códigos de vestimenta e todas as normas sociais.

Não há necessidade para exageros, mas, entenda que a primeira impressão é a que fica. Note que essa dica é ainda mais importante durante sua entrevista: seja sucinto, profissional, educado e extremamente solícito.

Evite gírias, modismos, exageros na forma de falar e sempre busque atender ao que é pedido de maneira objetiva. Candidatos que fogem das questões, optam por maior informalidade ou exageram suas competências podem dificultar suas chances de contratação (isso vale especialmente para quem busca a primeira experiência — não minta e seja bem verdadeiro, tanto no seu currículo, quanto na sua entrevista).