8 dicas para ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade

Muita gente fica preocupada em como vai ser a procura pelo primeiro emprego. Afinal, a concorrência é alta e, para quem está iniciando, há o fato de não ter nenhuma experiência profissional para ingressar no mercado de trabalho. Mas tudo tem um começo, inclusive a nossa trajetória de carreira.

Então, é preciso deixar o medo de lado e encarar essa nova fase, que será repleta de desafios, mas também de realizações. Quer descobrir como se dar bem a aumentar as chances de contratação? Não perca as 8 dicas que reunimos para você!

1. Não tenha medo de assumir que tem pouca experiência

Ninguém nasce sabendo executar compromissos profissionais. Portanto, a primeira questão é não ter vergonha da falta de experiência, já que isso é natural para quem está em busca do primeiro emprego.

Nessa hora, reflita sobre as experiências que você já teve na faculdade ou até no Ensino Médio, como preparação de eventos, trabalho em grupo, empresa júnior ou até em atividades externas, como voluntariado. Tudo isso conta pontos em um processo seletivo.

O que não pode é inventar uma experiência que você não teve, pois a mentira será descoberta e isso vai pegar mal para a sua imagem. Ser transparente quanto à sua condição demonstra respeito aos recrutadores e comprometimento com a verdade, o que ajuda a ingressar no mercado de trabalho.

2. Elabore o currículo de acordo com a vaga

currículo deve chamar a atenção do recrutador, por isso, destaque os pontos que tenham a ver com a vaga que você está disputando. Insira, além do seu curso superior, as atividades e formações complementares. Também deixe claro qual é o seu objetivo profissional, evitando jargões como “em busca de oportunidades”.

Leia também:  Música para concentração: 3 estilos que são mais indicados

Só coloque foto ou pretensão salarial no documento caso isso seja uma exigência da empresa recrutadora. Outros itens que enriquecem um currículo são as habilidades e as experiências adquiridas ao longo da vida acadêmica.

Lembre-se de revisar tudo o que você escreveu, pois os erros de Português tiram pontos de qualquer candidato. Uma tática que ajuda a identificar problemas é pedir que outra pessoa leia o material e aponte possíveis falhas. Pode ser um amigo ou familiar que não tenha conhecimento do conteúdo.

3. Prepare-se para a entrevista

O processo para ingressar no mercado de trabalho envolve várias etapas, e sabemos que a entrevista de emprego é a que tira o sono de muita gente. Então, que tal se preparar para esse momento? Simule, em casa, as possíveis perguntas e pense com calma nas respostas que serão fornecidas.

Uma dica é pesquisar sobre a empresa e a área de atuação do negócio, pois são informações que vão ajudar você a ter mais repertório para pensar em como responder de forma adequada cada questionamento. O perfil da organização também ajuda a ter uma ideia sobre a vestimenta ideal para o encontro.

4. Desenvolva sua habilidade de comunicação

Esse é um cuidado que vai tornar qualquer interação com a empresa e seus representantes mais fluida. Afinal, para que todos se entendam e apresentem seus objetivos, é crucial que a comunicação ocorra sem falhas. Vale lembrar que ela inclui desde aspectos da fala até elementos de linguagem corporal.

Para desenvolvê-la, é importante que você pratique diálogos com diferentes pessoas. Assim, terá referências de reações para encaminhar a conversa da melhor forma. Veja exemplos de práticas que podem ajudar você a se expressar e a usar isso como impulso para ingressar no mercado de trabalho:

• exercite a escuta ativa — aprenda a ouvir o outro com atenção antes de expor suas opiniões e ideias;
  • confirme que está acompanhando o raciocínio — faça afirmações como “sim” e “não” durante a conversa, a fim de mostrar ao locutor que seu interesse permanece ativo;
  • faça contato visual — esse é um sinais mais relevantes no momento da entrevista, pois permite identificar expressões e criar conexão;
  • mantenha a boa postura — sente com as costas eretas e incline levemente o corpo em direção ao locutor. Evite cruzada de braços ou de pernas, pois indicam pouca abertura para a troca.