10 dicas essenciais para conseguir um estágio durante a faculdade!

Procurar um trabalho logo após a conclusão da faculdade é uma tarefa complexa: o profissional recém-formado, muitas vezes, conhece pouco sobre o mercado de trabalho e demanda muitas horas de treinamento por parte das empresas contratantes. Por isso, é importante entender como conseguir um estágio durante o curso pode lhe dar uma grande vantagem.

Assim, você consegue sair na frente dos demais concorrentes e conquistar a sua vaga. O estágio é uma forma de se familiarizar com sua profissão, aprender novas tarefas, lidar com os problemas que surgem ao longo da rotina e se preparar para a realidade após a formatura.

Veja, a seguir, quais as melhores estratégias para conseguir um bom estágio enquanto cursas a faculdade!

1. Converse com seus professores

Os professores geralmente possuem formação na área que lecionam e têm muitos colegas que atuam na mesma esfera: ou seja, podem ter informações sobre empresas e colegas em busca de estagiários.

Pergunte a eles sobre oportunidades e sobre a possibilidade de lhe indicarem para uma vaga. Isso porque ser indicado para uma vaga é uma maneira de ter mais chances de conseguir a posição.

2. Invista no networking

Seus colegas de curso são sua primeira forma de fazer networking, ou seja, de desenvolver uma rede de contatos na sua carreira, algo extremamente importante para sua vida profissional.

É por meio dessa rede que você poderá ser indicado para as vagas que deseja. Seu reconhecimento como um excelente profissional começa dessa forma. Então, invista em realizar trabalhos de qualidade durante a faculdade e mostre seus conhecimentos em sala de aula. Isso ficará registrado na memória dos seus colegas.

Pergunte a eles sobre vagas de estágio. Muitas vezes, um estagiário é indicado por outros que já estão trabalhando em determinada empresa. Isso permite que você tenha acesso a oportunidades que ainda nem foram anunciadas para o mercado de trabalho.

Leia também:  Como identificar e resolver questões interdisciplinares nos vestibulares?

3. Prepare um bom currículo

Em diversas corporações o currículo representa o seu primeiro contato com a equipe de RH. Por isso, é importante realizar uma boa apresentação e causar uma ótima impressão diante dos avaliadores.

Alguns cuidados com a gramática, organização e apresentação correta de suas habilidades são essenciais para seguir adiante em um processo seletivo. Por isso, pense em todas informações relevantes para o currículo e entenda como organizá-las de maneira clara.

Uma boa ideia é iniciar com um modelo pronto e depois adaptar para as suas informações pessoais. Por meio de uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar diversos exemplos que auxiliam na elaboração do primeiro currículo.

4. Fique de olho nos quadros de avisos da faculdade

Os quadros de avisos das faculdades ainda são uma forma muito comum de anunciar oportunidades de estágio. Isso porque as empresas que oferecem vagas para estagiários estão procurando pessoas exatamente na sua situação: estudantes de um determinado curso.

É uma forma simples e barata de chegar até o estagiário que buscam. Então, vale acompanhar esses espaços e ficar de olho nas vagas divulgadas na faculdade. Desse modo, é possível conquistar o tão sonhado estágio.

5. Use as redes sociais a seu favor

Enquanto você era estudante sua presença nas redes sociais tinha como objetivo apenas o contato com amigos e família. A partir do momento em que você integra o mercado de trabalho, ou deseja integrá-lo, seu perfil em redes sociais é uma forma de procurar vagas de estágio e, também, uma maneira de as empresas o avaliarem como profissional.