10 dicas essenciais para conseguir um estágio durante a faculdade!

Procurar um trabalho logo após a conclusão da faculdade é uma tarefa complexa: o profissional recém-formado, muitas vezes, conhece pouco sobre o mercado de trabalho e demanda muitas horas de treinamento por parte das empresas contratantes. Por isso, é importante entender como conseguir um estágio durante o curso pode lhe dar uma grande vantagem.

Assim, você consegue sair na frente dos demais concorrentes e conquistar a sua vaga. O estágio é uma forma de se familiarizar com sua profissão, aprender novas tarefas, lidar com os problemas que surgem ao longo da rotina e se preparar para a realidade após a formatura.

Veja, a seguir, quais as melhores estratégias para conseguir um bom estágio enquanto cursas a faculdade!

1. Converse com seus professores

Os professores geralmente possuem formação na área que lecionam e têm muitos colegas que atuam na mesma esfera: ou seja, podem ter informações sobre empresas e colegas em busca de estagiários.

Pergunte a eles sobre oportunidades e sobre a possibilidade de lhe indicarem para uma vaga. Isso porque ser indicado para uma vaga é uma maneira de ter mais chances de conseguir a posição.

2. Invista no networking

Seus colegas de curso são sua primeira forma de fazer networking, ou seja, de desenvolver uma rede de contatos na sua carreira, algo extremamente importante para sua vida profissional.

É por meio dessa rede que você poderá ser indicado para as vagas que deseja. Seu reconhecimento como um excelente profissional começa dessa forma. Então, invista em realizar trabalhos de qualidade durante a faculdade e mostre seus conhecimentos em sala de aula. Isso ficará registrado na memória dos seus colegas.

Pergunte a eles sobre vagas de estágio. Muitas vezes, um estagiário é indicado por outros que já estão trabalhando em determinada empresa. Isso permite que você tenha acesso a oportunidades que ainda nem foram anunciadas para o mercado de trabalho.

Leia também:  Egresso de Design é premiado pelo Santander

3. Prepare um bom currículo

Em diversas corporações o currículo representa o seu primeiro contato com a equipe de RH. Por isso, é importante realizar uma boa apresentação e causar uma ótima impressão diante dos avaliadores.

Alguns cuidados com a gramática, organização e apresentação correta de suas habilidades são essenciais para seguir adiante em um processo seletivo. Por isso, pense em todas informações relevantes para o currículo e entenda como organizá-las de maneira clara.

Uma boa ideia é iniciar com um modelo pronto e depois adaptar para as suas informações pessoais. Por meio de uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar diversos exemplos que auxiliam na elaboração do primeiro currículo.

4. Fique de olho nos quadros de avisos da faculdade

Os quadros de avisos das faculdades ainda são uma forma muito comum de anunciar oportunidades de estágio. Isso porque as empresas que oferecem vagas para estagiários estão procurando pessoas exatamente na sua situação: estudantes de um determinado curso.

É uma forma simples e barata de chegar até o estagiário que buscam. Então, vale acompanhar esses espaços e ficar de olho nas vagas divulgadas na faculdade. Desse modo, é possível conquistar o tão sonhado estágio.

5. Use as redes sociais a seu favor

Enquanto você era estudante sua presença nas redes sociais tinha como objetivo apenas o contato com amigos e família. A partir do momento em que você integra o mercado de trabalho, ou deseja integrá-lo, seu perfil em redes sociais é uma forma de procurar vagas de estágio e, também, uma maneira de as empresas o avaliarem como profissional.

Leia também:  Aplicativos para estudantes: 12 dicas imperdíveis!

Tudo que você posta e deixa visível para o público em geral, poderá ser utilizado como um indicador da sua personalidade e competências. Por isso, use a sua presença nas redes sociais com sabedoria. O que você posta pode prejudicar sua contratação ou mesmo causar a sua demissão, caso você já ocupe uma vaga.

6. Busque informações sobre a legislação

Diferentes profissões possuem legislações específicas que regulam a questão do estágio. Portanto, verifique as regras que determinam a realização de estágio na sua área, a fim de conhecer os seus direitos e deveres.

Além disso, vale procurar informações sobre a lei de estágio para verificar quando uma corporação deve oferecer vagas. Por meio disso, pode ser mais simples encontrar uma vaga que ajude você a alavancar sua carreira.

7. Conheça a política da sua faculdade sobre estágios

Cada faculdade possui regras específicas quanto a estágios: algumas validam as horas de estágio como disciplina optativa. Para outras, esse formato de trabalho é um requisito obrigatório.

Outra possibilidade é que o curso não faça exigências quanto a estágios. Por isso, é importante conhecer as regras da sua faculdade sobre o assunto, já que esse é um ponto que pode até mesmo atrasar a sua conclusão do curso.

8. Visite eventos e feiras

Uma boa forma de encontrar vagas de estágio é nas feiras e eventos que abordam a profissão do curso que você está fazendo. Nesse sentido, além de ter a possibilidade de conquistar uma oportunidade que lhe ajude a alavancar sua carreira, também é possível fazer networking com pessoas qualificadas.

Leia também:  Conheça as 5 maiores tendências de engenharia ambiental

Assim, você começa a entender ainda mais sobre como é o cotidiano de trabalho na profissão que escolheu. Portanto, não deixe de visitar todos os eventos e feiras possíveis para conquistar uma vaga de estágio durante a faculdade e compreender mais sobre como trilhar uma carreira de sucesso.

9. Não se prenda ao salário

Para fazer um estágio de qualidade é importante observar o que ele pode gerar para sua carreira no futuro. Portanto, releve a questão do salário ou da bolsa oferecida. Entenda que essa é uma oportunidade para que você aprenda na prática o dia a dia da sua profissão e comece a criar vínculos que ajudem no seu futuro profissional.

Obviamente, ser recompensado pelo esforço oferecido no estágio também é bom, porém, tenha em mente que esse não é o principal foco dele. Assim, as chances de você encontrar uma boa oportunidade é maior.

10. Desenvolva habilidades importantes

Ter boas habilidades pode fazer toda a diferença na hora das entrevistas e para conquistar a vaga que você deseja. Portanto, vale a pena investir em cursos e outros meios para aperfeiçoar aptidões bem vistas no mercado de trabalho.

Como você pôde verificar neste post, saber como conseguir um estágio durante a faculdade, é essencial para iniciar na profissão escolhida, enquanto ainda é estudante. Ao colocar nossas dicas em prática, é possível se preparar para ingressar no mercado de trabalho com mais conhecimento e alguns diferenciais em seu currículo. Assim, você consegue alavancar sua carreira após o final da graduação.

Gostou deste artigo e quer ter acesso a mais conteúdos de qualidade? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter gratuita e receba mais materiais exclusivos em seu e-mail.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas