Entenda o que é mindset de crescimento e como impacta na sua carreira

Quando iniciamos em uma profissão, sabemos que vamos precisar de conhecimento e experiência, não é mesmo? Assim, logo nos dedicamos a estudar e a encontrar um bom estágio. No entanto, existem outras qualidades necessárias, como não se acomodar, evitar o pessimismo, trabalhar em grupo etc. É justamente aí que entra o princípio de mindset de crescimento.

Você já ouviu falar dele? Na realidade, trata-se de um modo de pensar e agir mais voltado à evolução constante, à adaptação, às mudanças e à superação das dificuldades. Além disso, existe a versão oposta desse conceito: o mindset fixo!

Enquanto a noção de prosperidade impacta a carreira positivamente, o mindset fixo faz a pessoa acreditar que não tem condições de modificar situações frustrantes.

Por sua vez, o mindset de crescimento aumenta a capacidade criativa, a disposição para o esforço e a coragem. Quer ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade? Então leia nosso post agora!

O que é o mindset de crescimento?

Antes de entender o que é o mindset de crescimento, é necessário compreender o significado de mindset. Trata-se da junção de outras duas palavras em inglês: mind (mente) e set (configuração). Assim, podemos dizer que mindset é a forma como construímos nosso jeito de pensar, algo como configurar a mente.

Quem inventou esse termo foi a psicóloga, escritora e pesquisadora Carol Dweck. Norte-americana, essa especialista em comportamento humano apresentou essa definição na obra “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”. Segundo Carol Dweck, acreditar na chance de crescer é fundamental para chegar lá.

Leia também:  Não perca 7 dicas de como melhorar o currículo

Qual é a importância do conceito e seu impacto na carreira?

Todo mundo sonha com o mapa do sucesso. No entanto, qualquer caminho exige trabalho árduo e disciplina. Essas são qualidades importantes, mas não bastam.

Além delas, é crucial alimentar o seu mindset de crescimento, para que ele sempre mova você para cima. Esse sentimento coloca a pessoa no rumo da superação, o que ajuda a refinar as soft skills. Veja como o conceito impacta na carreira!

Aderência à inovação

Profissionais com o mindset de crescimento aguçado não temem as mudanças. Aliás, eles procuram aprender com elas. Assim, colaboradores com esse perfil se adaptam mais rápido aos novos sistemas tecnológicos e às transformações nas relações de trabalho.

O mercado é muito dinâmico, com oscilações frequentes. Por isso, em qualquer entrevista de emprego essa maleabilidade é valorizada pelos recrutadores.

Busca pela melhoria contínua

Pessoas com a mente aberta ao novo geralmente se dedicam mais ao desenvolvimento da carreira. Afinal, elas acreditam no aperfeiçoamento.

Estímulo da inteligência emocional

O mindset do crescimento exercita a inteligência emocional. Como a pessoa se acostuma a refletir sobre a necessidade de mudanças no comportamento, logo ela percebe quando está frustrada ou aborrecida.

Com essa habilidade, é possível evitar o estresse no trabalho ou pelo menos minimizá-lo. Ao frear os impulsos, logo nos deparamos com atitudes impensadas, como tratar mal um cliente ou ser deselegante com os colegas.

Leia também:  Carreira em Y: conheça esse modelo e descubra se é o ideal para você ​

Como desenvolver o mindset de crescimento no dia a dia?

Procure vestir a pele do outro, lançando um olhar compreensível para os colegas. Isso ajuda a deixar seu mundo interior mais tranquilo. Também procure se aproximar de pessoas que sejam motivo de inspiração, o que também ajudará você a melhorar o networking.

Veja algumas dicas para desenvolver o mindset do crescimento:

  • identifique seu mindset fixo: preste atenção nas ideias antigas que você usa como desculpa para não crescer;
  • faça planos: defina o que você quer para saber quais são os passos necessários;
  • use o fracasso de escola: as coisas que dão errado são grandes professoras. Foque entender as causas e não caia na lamentação.

O mindset de crescimento precisa ser alimentado e desenvolvido. Por isso, é indispensável mantermos os olhos bem abertos para nossas atitudes e pensamentos. Todos temos mindsets mistos, que cedo ou tarde tendem para a zona de conforto.

E você? Seu pensamento está mais para fixo ou mais para crescimento? Deixe seu comentário no post!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas