8 instrumentais de Odontologia que são mais usados na graduação

Quem nunca se surpreendeu, em uma ida ao dentista, com a quantidade de recursos empregados durante os atendimentos? Conhecidos como instrumentais de Odontologia, eles são indispensáveis para que o profissional consiga cuidar da parte estética e funcional do sorriso.

Alguns são tão importantes que passam a ser manipulados ainda na graduação. Inclusive, é comum que os estudantes das áreas da saúde tenham seus kits básicos para exercer as aulas práticas. Se você pretende montar o seu, fique de olho nas nossas dicas.

Vamos indicar 8 materiais muito usados na faculdade de Odontologia.

1. Espelho clínico

Esse é um dos melhores amigos dos dentistas, já que sua função é espelhar a parte interna da boca para mostrar as condições dos dentes, da língua e demais tecidos. Ele pode ser encontrado em vários tamanhos e seu uso costuma ser combinado a um refletor.

Com a luz focada, é possível observar tudo em detalhes e identificar a presença de cáries, aftas, inflamações da gengiva e outros problemas bucais. Essa visão indireta por meio do espelho facilita diversos trabalhos nas aulas práticas, além de evitar a má postura dos alunos.

2. Sonda exploradora

Também está entre os instrumentais de Odontologia que servem para explorar a cavidade oral. Trata-se de uma haste com ponta em forma de gancho de metal, o qual é aplicado sobre os dentes e demais áreas para descobrir se há anomalias nessas estruturas.

Leia também:  Descubra o que são soft skills e quais são as mais buscadas pelas empresas

3. Pinça clínica

Auxilia o manejo de materiais colocados dentro ou fora da boca. Ela permite, por exemplo, manipular pequenos pedaços de algodão e posicioná-los entre a gengiva e a bochecha do paciente, de modo a manter a mucosa afastada da área que receberá o tratamento.

4. Autoclave

Você vai se deparar com equipamentos para a esterilização de materiais assim que entrar na faculdade. A autoclave é um bom exemplo, porque serve para higienizar instrumentos de metal, vidro e até plástico. Ela funciona com vapor sob pressão para promover desinfecção de forma rápida e segura.

Ainda que muitas instituições de ensino forneçam esse item em seus laboratórios, é importante que os alunos reservem recursos para adquirir seus próprios modelos. Afinal, vão precisar deles para exercer atendimentos como profissionais.

5. Bandejas metálicas

Também chamadas de cubas, são feitas de inox e usadas como apoio para vários produtos ou instrumentais de Odontologia. Elas estão disponíveis em diversos tamanhos, sendo que algumas vêm com divisórias para que você consiga organizar melhor os recursos.

6. Raspadores e curetas

Esses são muito populares na área de Odontologia por conta da capacidade de remover a placa dentária e o tártaro, potencializando a limpeza dos dentes. Também podem ser empregados em procedimentos cirúrgicos. Em todo caso, o objetivo é prevenir problemas mais graves, como cáries e infecções que prejudiquem a saúde do paciente.

Leia também:  6 dicas para evitar o estresse nos estudos ao entrar na faculdade

7. Sugadores

Têm como função sugar o excesso de soluções ou da saliva produzida durante o procedimento. Eles ficam acoplados a uma bomba de vácuo e são substituídos a cada uso, entrando para a lista dos descartáveis. A sucção é necessária para evitar que os líquidos atrapalhem a visão do dentista ou sejam engolidos pelos pacientes.

8. Seringas

São os instrumentais de Odontologia que possibilitam a aplicação de anestésicos e a irrigação de canais radiculares. Você vai precisar das seringas em vários tratamentos, como aqueles para extração de siso, eliminação de cáries ou abertura gengival.

A rotina na graduação também exige uniforme de mangas longas e equipamentos de proteção individual (EPIs), como:

  • jaleco;
  • luvas descartáveis;
  • máscara descartável;
  • óculos de proteção.

Esses foram os exemplos de recursos solicitados em muitas faculdades de Odontologia. O grau acadêmico é de bacharelado, tem duração mínima de 5 anos e prepara profissionais para atuar em diversos espaços, como clínicas, hospitais, empresas, escolas e até indústrias.

Para encontrar a melhor formação, avalie os diferenciais da instituição de ensino superior e a grade curricular do curso. É crucial que o plano equilibre bem as aulas teóricas e práticas, em um ambiente acadêmico com estrutura adequada para as turmas manipularem todos os instrumentais de Odontologia.

Que tal começar seus estudos aqui no UniFOA? Venha saber mais sobre a nossa graduação em Odontologia!

Leia também:  Enfermagem oferece oficinas preparatórias para todos os alunos do UniFOA   

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas