Vestibular online: saiba como funciona e veja dicas para ir bem

O período de estudar para passar no vestibular é estressante para o futuro universitário por causa de uma série de pressões. Porém, se souber onde focar o tempo e a energia, você terá uma grande chance de aprovação, ainda mais se optar pelo vestibular online, já que essa alternativa apresenta grandes vantagens.

Quem já passou por essa etapa sabe que, para se preparar para o vestibular online ou presencial, não basta estudar o conteúdo que será cobrado nas provas dissertativas ou de múltipla escolha, também é preciso treinar o formato de redação exigido pela instituição de ensino.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar qual é a importância de se preparar para o grande dia e como se dar bem na redação no modelo virtual. E mais: mostraremos como funciona o vestibular UniFOA! Tem interesse no assunto? Então continue a leitura!

Quais são as vantagens do vestibular online?

A digitalização dos vestibulares é uma grande tendência no mundo todo. Nas versões online, há mais praticidade e redução de custos com impressão de provas — sendo que a eliminação do uso de papel também traz impactos muito positivos para o meio ambiente!

Ainda, o vestibular online otimiza a realização dos exames, pois a instituição de ensino consegue aplicar a prova para mais alunos simultaneamente e fazer a correção com mais segurança e rapidez. Não é à toa que até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem sua versão digital!

Para o estudante, também há grandes vantagens nessa opção, como:

  • escolha do local da prova — na versão online, você não precisa se deslocar e pode realizar a prova onde preferir, inclusive escolhendo o horário mais oportuno de acordo com a sua rotina e seu nível de concentração ao longo do dia;
  • mais tranquilidade — outra vantagem é ficar longe da interferência de terceiros, afinal, não há nem outros estudantes nem monitores circulando perto de você durante a prova;
  • questões mais interativas — no meio digital, o vestibular pode ir além do tradicional enunciado escrito. É possível utilizar recursos interativos, como vídeos e infográficos, o que muitas vezes melhora o desempenho do candidato;
  • redução de custos — o candidato não precisa gastar com transporte nem lanches, além de que as provas online costumam ter valores de inscrição muito mais baratos, justamente porque há menos custos para a sua elaboração e aplicação.

Qual é a importância de se preparar para o vestibular?

Agora que você conhece as vantagens das provas online, é hora de pensar na sua aprovação. Em primeiro lugar, evitar o estresse no vestibular é fundamental para se dar bem na prova. Para isso, é preciso se preparar para o exame:

  • estudando o conteúdo cobrado;
  • ficando por dentro das atualidades;
  • conhecendo todas as particularidades do processo seletivo.

Preparar um cronograma para estudar o conteúdo abordado no vestibular costuma ser o que todos os candidatos já fazem. Porém, muitos deles, durante a preparação, acabam deixando de fora as atualidades. Esse é um erro grave, pois esse conteúdo tem sido cada vez mais cobrado nas provas.

Leia também:  Confira 7 dicas de como montar cronograma de estudos para o Enem

Portanto, procure sempre acompanhar as principais notícias sobre o Brasil e o mundo em jornais, revistas, televisão e internet. Porém, dê preferência às fontes confiáveis para evitar cair em fake news!

É importante também ter atenção às particularidades do processo seletivo para o qual você está se preparando. Algumas instituições, por exemplo, dividem o vestibular em duas fases, enquanto outras selecionam os seus futuros estudantes apenas com uma prova e uma redação. Há, ainda, aquelas que aproveitam a nota do Enem para a admissão. Por isso, fique de olho no regulamento!

Como enfrentar as provas do vestibular online?

Já há alguns anos, o vestibular online vem crescendo no Brasil, por sua facilidade de romper com as limitações geográficas. Assim, quem mora em outro estado não precisa gastar com transporte e hospedagem, por exemplo.

No entanto, depois da pandemia, essa modalidade se fortaleceu. Mas qual é a diferença do processo seletivo digital para o físico? Na verdade, eles têm mais semelhanças do que pontos divergentes. A começar pelo prazo: você também tem um tempo máximo para concluir o teste, assim como no vestibular comum.

Por outro lado, a prova na internet exige alguns cuidados específicos, como ter mais atenção nos enunciados das questões. Isso é importante porque a leitura na tela cansa mais os olhos do que a no papel. Mas não se preocupe! Para você se dar bem no vestibular online, preparamos algumas dicas incríveis. Vale a pena dar pelo menos uma espiadinha!

Mantenha os olhos longe do smartphone um dia antes

Como acabamos de explicar, o vestibular online exigirá mais da sua vista. Por esse motivo, no dia que anteceder o teste, evite ao máximo o celular, tablets e demais computadores. Afinal, seus olhos têm de estar bem descansados para aguentar horas a fio na plataforma. Caso contrário, você pode ficar lacrimejando, o que mexe também com a ansiedade.

Além disso, continua valendo aquela velha dica de vestibular presencial: não estude na véspera! Pense que a mente precisa ficar bem relaxada para ter foco na hora “H”. Esse momento descontraído é fundamental para melhorar a produtividade na sua avaliação.

Mais um toque interessante que deve ser adotado em todo período de preparação: conciliar trabalho, lazer e estudos. Tente sempre distribuir bem seu tempo entre essas atividades. Afinal, do contrário, você pode ter um pico de estresse bem no momento da sua prova. No mais, também é bom dormir bem, não ingerir bebidas alcoólicas um dia antes e se hidratar bastante para deixar o cérebro dinâmico e com energia.

Selecione um horário para a prova que combine com seu ritmo

Uma das vantagens de fazer vestibular online é escolher a data e o horário da prova. Desse modo, é bem mais difícil passar por aquela tão conhecida situação de bater com a cara nos portões fechados, por causa de atrasos. Contudo, você também não pode perder a hora no modelo virtual.

Leia também:  Quais são as áreas de atuação do engenheiro ambiental?

Para realmente aproveitar os benefícios dessa categoria, escolha um horário do dia no qual sua mente renda mais. Tem gente que fica mais disposta de manhã, outros à tarde e há os fãs do período noturno. Isso é muito individual.

O importante é fazer uma reflexão para descobrir em qual momento do dia a sua concentração nos estudos é maior. Assim, agende sua prova nos horários em que você se sente com mais disposição e menos cansaço.

Prepare um cantinho sossegado

Não somente para fazer a prova, mas durante toda a preparação, é fundamental contar com um local de estudos adequado e silencioso. Além disso, no dia do vestibular online, deixe esse cantinho preparado. Por exemplo: papel e caneta para rascunho devem ficar ao lado do computador.

Lembre-se ainda de testar se a cadeira está confortável. Nesse quesito, preste atenção se ela deixa seu rosto na altura da tela e se permite que você estique as pernas. Pense ainda em tirar o excesso de objetos da mesa para não derrubar as coisas e perder a linha de raciocínio.

Para uma boa redação no vestibular, nenhuma ideia deve ser desperdiçada. Assim, verifique as condições de iluminação e do clima, se é um local muito quente ou muito frio, por exemplo. Quanto mais confortável, melhor para você e para sua criatividade!

Providencie internet de qualidade

Se a conexão na sua casa cai toda hora, pondere sobre prestar a prova em outro lugar. Nessa circunstância, pode ser a residência de um vizinho, amigo ou até mesmo parente. O importante é uma internet fluida e sem falhas técnicas.

Como funciona o vestibular online?

O vestibular online não tem segredos. Em geral, a prova ocorre no próprio site institucional da faculdade ou, ainda, em alguma plataforma com acesso liberado para os candidatos. No ato da inscrição — que também ocorre 100% online —, todas as instruções de acesso e realização da prova são passadas ao estudante.

Quanto ao formato do exame, cada instituição de ensino fica livre para elaborar o seu, de acordo com os objetivos da avaliação: questões de múltipla escolha, redações em gêneros textuais e com temas diversos, conteúdos interativos etc.

A segurança é garantida a partir de mecanismos como a interrupção da prova caso o candidato troque a aba do navegador, além de que as funções de copiar e colar geralmente ficam indisponíveis. O estudante tem mais de uma tentativa de finalização da prova e cada uma delas tem um prazo máximo de duração.

E o vestibular online do UniFOA?

O UniFOA oferece duas formas de ingresso para aqueles que desejam estudar no centro universitário: utilizando a nota do Enem ou realizando uma redação na plataforma da instituição.

Em tempos de pandemia, o vestibular online oferece uma excelente vantagem: a de não precisar se deslocar até um determinado endereço para a realização da prova. Além disso, o UniFOA reserva 50% das vagas de todos os seus cursos para essa forma de seleção.

Leia também:  9 dicas para estudar nas férias de forma eficiente

Se optar por essa modalidade, o vestibulando terá até 2 horas para entregar um texto de 1.700 a 3.000 caracteres sobre um tema que será sorteado no início do processo seletivo. A redação terá peso 100, sendo necessário fazer no mínimo 20 pontos para participar da triagem.

Como se dar bem na redação?

É muito importante dedicar uma parte da sua preparação para o treino da redação. Afinal, um texto bem-feito pode colocar você no ensino superior, em busca da carreira dos sonhos! Quer saber como se dar bem nessa produção? Confira algumas dicas a seguir!

Pratique as várias formas de composição escrita

Nem todos os vestibulares do país cobram o mesmo formato de redação. Normalmente, pedem um texto dissertativo e argumentativo, mas podem optar por uma carta de apresentação, uma resenha ou um artigo. Por isso, é importante ficar atento às instruções do edital.

Faça simulados

Assim como um atleta treina para obter bons resultados nos esportes, o vestibulando precisa praticar as redações sempre que puder, simulando a capacidade de argumentar sobre diversos temas dentro do tempo estipulado. Uma excelente forma de fazer isso é utilizando as propostas de anos anteriores.

Capriche na gramática e na ortografia

Por fim, lembre-se de ter bastante cuidado com a gramática e a ortografia ao escrever. Afinal, na hora da correção, a banca examinadora poderá descontar pontos por conta de erros desse tipo. Como os vestibulares são processos seletivos concorridos, esse pode ser o diferencial que fará com que você consiga a sua vaga!

Por que estudar no UniFOA?

Agora que você já tirou as principais dúvidas sobre como se preparar para o vestibular online, é hora de escolher sua futura faculdade! Para isso, não deixe de contar com o UniFOA: aqui, você tem a garantia de uma educação superior de qualidade.

Não é à toa que o UniFOA é considerado um dos melhores Centros Universitários do Rio de Janeiro, com nota 4 — considerada excelente — no Índice Geral de Cursos (IGC), cuja avaliação é feita pelo Ministério da Educação (MEC).

Ainda, nossos alunos dispõem de uma infraestrutura de ponta, com bibliotecas de acervo extenso, laboratórios especializados, clínicas para as práticas dos cursos de saúde, quadras, piscinas e muito mais. Além disso, o corpo docente é altamente qualificado, e os estudantes têm diversas opções de bolsas e financiamentos para sua permanência nos estudos.

Como vimos, o vestibular online é uma ótima alternativa para conquistar o seu lugar no ensino superior. Portanto, verifique os editais da UniFOA e comece a se preparar para começar o seu curso aqui conosco: esse é o primeiro passo para a construção da sua carreira.

Então, venha logo para o UniFOA! É fácil: faça a inscrição no nosso site e conquiste sua vaga!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas