Não perca 7 dicas de como melhorar o currículo

Você já se imaginou atuando na profissão dos sonhos? Quer aumentar as chances de conseguir boas vagas de emprego? Então, vale a pena aprender como melhorar o seu currículo. Nada de deixar a montagem desse documento para depois ou se preocupar com os detalhes apenas na hora de se candidatar.

É importante que você pense no assunto ao longo de toda a vida escolar e acadêmica. Isso porque muitas práticas levam tempo para serem concluídas, exigindo dedicação máxima. Um bom jeito de começar é investir em atividades extracurriculares que ampliem sua bagagem de conhecimentos.

Quer saber mais? Então, fique de olho e anote a nossa lista de dicas!

1. Faça cursos de curta duração

Na dúvida de como melhorar o currículo, você sempre poderá apostar em cursos rápidos, também chamados de livres. O bom é que há diversas opções na internet, muitas delas gratuitas. Essa modalidade não requer escolaridade mínima, o que aumenta o leque de oportunidades para quem deseja se preparar.

Pense que os recrutadores sempre verificam se os candidatos estão atualizados. Assim, quando percebem que alguém se dedicou a cursos e outros processos, entendem que essa pessoa tem iniciativa e gosta de estar por dentro das novidades. Trata-se de um diferencial que destaca qualquer perfil.

O curso livre é bastante útil para quem está em busca do primeiro emprego ou deseja ter contato com uma área diferente daquela pensada para o futuro profissional.

2. Realize trabalhos voluntários

Ajudar ao próximo faz a diferença no mundo e ainda pode render ótimos aprendizados para a sua vida. Então, se você nunca teve a chance de fazer trabalho voluntário, fica aqui a recomendação de mudar esse cenário. Sempre existe um grupo ou causa relevante para defender e apoiar de diversas formas.

Leia também:  6 dicas para escolher a universidade certa para o seu futuro

A dica é pesquisar por instituições e organizações não governamentais (ONGs) que atuam na sua cidade ou em regiões próximas. Você pode perguntar a conhecidos sobre o assunto ou se informar na Prefeitura Municipal. Caso não encontre nenhum lugar precisando de ajuda, pesquise na internet.

Hoje, já é possível fazer voluntariado online e cumprir tarefas importantes para diversas pessoas ou entidades. O bom é que novas habilidades profissionais vão sendo desenvolvidas ao longo de cada missão.

3. Comece a frequentar eventos

Está aí mais um passo essencial para quem está na dúvida de como melhorar o currículo. Afinal, evento é o que não falta em qualquer cidade brasileira ou do exterior. As pessoas estão sempre buscando formas de trocar ideias e compartilhar saberes com quem se interessa por novidades.

Assim, sempre que você puder, fique de olho nas publicações de quem organiza eventos de diferentes portes. Empresas ligadas à cultura são ótimas fontes de informações, mas você sempre tem a opção de perguntar a pessoas próximas. Se estiver na faculdade, por exemplo, não deixe de consultar os professores.

Palestras, exposições, feiras e oficinas são consideradas atividades extracurriculares. Logo, não só enriquecem o seu histórico escolar ou acadêmico, como também alimentam o currículo.

4. Adapte o conteúdo à vaga pretendida

É muito importante que você vá preenchendo o arquivo à medida que vai obtendo novos certificados e declarações. Isso economiza tempo na elaboração do currículo e evita confusões. Aliás, tenha o cuidado de guardar cada documento em um local protegido e, sempre que possível, fazer uma ou mais cópias.

Leia também:  X Jornada Científica da Enfermagem premia três trabalhos

Não se preocupe tanto com a organização do material, pois você terá que fazer adaptações sempre que for se candidatar a uma vaga específica. O ideal é salvar todos os tópicos em suas devidas categorias (formação, experiências, objetivos etc.), para depois ajustar cada item.

Copie esse currículo de base para criar uma versão exclusiva para cada vaga. No ajuste, você vai eliminar o que não é relevante para o cargo pretendido e destacar o que realmente faz sentido.

5. Detalhe as suas principais conquistas

Os recrutadores querem saber quais ações contribuíram para a formação da pessoa que você se tornou. Ou seja, na parte das conquistas, é importante listar os resultados que você teve em algum trabalho voluntário ou pontuações obtidas em atividades educativas.

O nível de conquista varia de acordo com vários fatores, como o avanço na formação. Assim, enquanto uma pessoa pode indicar o reconhecimento de um mestrado profissional, outra pode se orgulhar de bater uma meta como jovem aprendiz. Ambas qualidades são crucias no processo de melhorar o currículo.

6. Escreva com a formatação ideal

Algumas empresas têm seu próprio modelo de arquivo para envio de candidaturas. Por isso, antes de produzir o material, verifique se não há uma versão a ser seguida. Mesmo que não exista uma orientação nesse sentido, é crucial que você tenha cuidado ao elaborar o currículo.

Leia também:  Afinal, como funciona a correção do Enem? Entenda!

Uma boa formatação torna o material atrativo e fácil de ler, portanto, busque adequar as informações a uma estrutura adequada. Letra perto do tamanho 11, alinhamento à esquerda, espaço em branco entre as seções e margens com o mesmo tamanho já são um ótimo caminho para começar.

7. Valorize o seu aprendizado

Na missão de melhorar o currículo, muita gente se esquece de destacar as próprias qualidades. É claro que você não deve exagerar ou aumentar um ponto positivo, mas valorize as coisas boas. Vale desde a capacidade de trabalhar em equipe (desenvolvida em um grupo de pesquisa, por exemplo) até a autonomia para tomar decisões.

Novamente, se possível, deixe em evidência as habilidades e as competências mais ligadas ao cargo pretendido. Se for uma vaga para trabalhar em agência, por exemplo, a boa comunicação se torna um grande diferencial aos olhos dos recrutadores. Nesse caso, deve aparecer no topo da lista.

Viu como melhorar o currículo pode ser tranquilo se você começar cedo? Não deixe de aproveitar cada oportunidade para construir um perfil atrativo e que chama a atenção por onde passa. Queira empreender, queira atuar em uma grande equipe empresarial, pode ter certeza de que será uma trajetória de sucesso.

Deseja conferir mais conteúdos sobre carreira e educação? Siga a gente nas redes sociais para acompanhar cada novidade. Temos perfis no Twitter, no Instagram e no Facebook.

como melhorar o curriculo

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas