5 motivos para participar de um grupo de pesquisa na faculdade

Após muita dedicação aos estudos, você finalmente conseguiu a tão sonhada vaga na faculdade, dando início a uma fase de novas experiências e descobertas. E agora, em meio a todo esse conhecimento que será adquirido durante as aulas, você também poderá participar de um grupo de pesquisa na faculdade!

Essas pesquisas são excelentes formas de aprendizado, principalmente quando você já tem um assunto pelo qual desenvolveu um interesse mais forte. Além disso, é uma ótima oportunidade para desenvolver algumas habilidades bem-vistas no mercado de trabalho.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar o que é um grupo de pesquisa universitário, como fazer parte de um e 5 motivos de participar desse tipo de projeto. Continue a leitura e confira!

O que é um grupo de pesquisa universitário?

Os grupos de pesquisa universitários são formados por alunos da graduação, que podem ou não ser do mesmo curso. O objetivo é realizar um estudo mais aprofundado sobre determinados assuntos. Para isso, eles contam com professores da área que auxiliam como orientadores ou mediadores das discussões.

Para que a faculdade ofereça essa possibilidade de pesquisa, é preciso que ela seja cadastrada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) — órgão responsável por organizar esses estudos.

Há uma grande variedade de linhas de pesquisa no país, mas as principais giram em torno das áreas de Medicina, Educação e Ciência da Computação. A partir disso, podemos perceber a importância que essa geração de conhecimento tem para o desenvolvimento de novas práticas e tecnologias.

Por que é importante participar de um grupo de pesquisa?

Como vimos até aqui, participar de um grupo de pesquisa na faculdade é uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades importantes para o mercado de trabalho, além de valorizar ainda mais o seu currículo.

Leia também:  5 dicas para construir um bom roteiro de estudos

Mas não são só esses os benefícios que esses projetos podem oferecer à sua formação. Conheça as principais vantagens, a seguir!

1. Amplia o networking

Se tem uma coisa que faz parte da rotina dos grupos de pesquisa, é a troca de experiências e conhecimentos. Esses diálogos entre graduandos, pós-graduandos e professores tende a ocorrer de forma natural no projeto, e isso pode ser extremamente proveitoso para todos.

Afinal, além de ser uma ótima oportunidade de aprender ainda mais sobre um assunto pelo qual você tem tanto interesse, é uma forma de ampliar a sua rede de contatos profissionais e relacionamentos na faculdade — o que chamamos de networking.

O networking é extremamente importante no mundo corporativo, pois é uma ótima forma de ficar sabendo sobre ofertas de emprego e processos seletivos, além de resultar em indicações para vagas do seu interesse. Por isso, procure sempre interagir com todos os seus colegas e cultivar esses relacionamentos.

2. Aprofunda os conhecimentos

Durante a graduação, o estudante entra em contato com uma grande quantidade de conteúdos, de diferentes disciplinas. Porém, como esses tópicos são apresentados respeitando uma ordem estabelecida pelo departamento, eles acabam sendo transmitidos para os alunos sem muito aprofundamento.

Por isso, o grupo de pesquisa é uma excelente forma de o estudante se aprofundar naquele assunto que realmente o interessa, por meio das atividades desenvolvidas entre os integrantes. Dessa forma, é possível escrever artigos e desenvolver produtos, entre outros tipos de conteúdos.