Grupo de estudo: veja como você pode organizar o seu

Se você está pensando em estudar sozinho para o vestibular, saiba que há várias formas de potencializar o seu aprendizado — e uma delas é montar um grupo de estudo. Aliás, essa alternativa também é válida para melhorar o aproveitamento acadêmico depois que você entrar na faculdade.

Para saber mais sobre as vantagens de preparar um grupo de estudo e aprender como montar o seu, acompanhe este post. Você verá 4 dicas essenciais para planejar seu aprendizado em grupo e ter ótimos resultados nas provas. Confira!

Vantagens do grupo de estudo

Estudar sozinho tem suas vantagens, como autonomia e flexibilidade, ou seja, é você quem determina o rumo dos seus estudos. Mas se faltar disciplina e responsabilidade, os resultados vão ficar abaixo do planejado. Sendo assim, montar um grupo para discutir sobre os conteúdos pode ser bem proveitoso.

Além de ser uma forma mais dinâmica de absorver o aprendizado, há ainda outros benefícios de se montar um grupo de estudo, como:

• troca de conhecimentos;
  • comprometimento com o grupo e com os estudos;
  • interatividade;
  • maior memorização dos conteúdos discutidos;
  • aprendizado com as dúvidas dos colegas;
  • oportunidade de debater os temas e compreender diferentes opiniões;
  • motivação para estudar.

4 dicas para organizar um grupo de estudo

Agora que você já sabe quais são as vantagens de estudar com outras pessoas, descubra o que é preciso considerar na hora de montar um grupo de estudo!