Confira 6 atitudes que podem zerar a redação do ENEM

Quem é estudante sabe que existe uma nota mínima para concorrer a processos seletivos por meio do Exame Nacional do Ensino Médio. Ainda que ela varie de acordo com a instituição ou o programa escolhido, pode perder toda a sua relevância se o aluno zerar a redação do Enem.

Existem motivos óbvios para que isso aconteça, como deixar a folha em branco ou preenchê-la com símbolos, desenhos e outras informações que anulam o conteúdo proposto. Outras razões, no entanto, tendem a passar despercebidas e merecem um cuidado maior por parte dos candidatos.

Vamos falar sobre essa categoria de erros para que você se prepare e evite a desclassificação. Fique de olho e confira as principais atitudes que levam à perda de nota.

1. Fuga do tema

Cada edição do Enem traz um assunto a ser discutido. Para facilitar o entendimento da ideia central, também são anexados textos motivadores para inspirar o candidato a expor suas ideias. Eles podem surgir como charges, trechos de revistas, reportagens de jornais e até anúncios publicitários.

Se não prestar muita atenção ao tema e aos materiais de apoio, você corre o risco de fugir da discussão proposta. Isso aumenta a chance de zerar a redação do Enem porque demonstra descuido com a consulta dos conteúdos e um certo despreparo para interpretar mensagens.

Então, sempre que chegar à etapa de redação, leia bem o enunciado, faça associações entre os textos e identifique as principais palavras-chave. Esse exercício fará com que se concentre nos temas do exame e produza parágrafos alinhados a eles.

2. Plágio dos textos de referência

Quanto mais original for o seu texto, mais chances você terá de provar que sabe desenvolver as ideias com qualidade e bons argumentos. É claro que o conteúdo pode se basear em dados fornecidos por outras publicações, desde que isso não desperte a vontade de copiar grandes trechos.

Leia também:  Veja a diferença entre Engenharia Elétrica e Eletrônica

O termo referência já deixa claro que os elementos motivadores só servem para despertar reflexões e conduzir o candidato ao melhor caminho. Ou seja, não estão ali para gerar material extra a ser reproduzido, mas para fazer você pensar e considerar outros aspectos além do termo exposto no tema.

Assim, tenha cuidado com a maneira como vai usar as informações coletadas. A dica é evitar qualquer forma de plágio no dia da prova, visto que aproveitar os textos presentes nas questões de múltipla escolha também pode zerar a redação do Enem.

3. Conteúdo com menos de 7 linhas

Textos com tamanho insuficiente são outras razões que costumam gerar perda total de pontos na avaliação. Tenha em mente que o exame exige uma quantidade mínima e máxima de linhas para padronizar o processo e garantir que os candidatos tirem proveito máximo do espaço disponível.

Considerando que a redação deve ter, obrigatoriamente, entre 7 e 30 linhas, faça o possível para atender a esse requisito. Ficar abaixo do limite estabelecido só indica que você não se dedicou a explorar o tema da forma esperada ou até que não soube gerir bem o tempo de realização da prova.

Pense que a capacidade de transferir ideias para o papel é fundamental em diferentes áreas, portanto, tende a ser cobrada em inúmeras faculdades. Nesse sentido, treine bastante a escrita para evitar diferentes tipos de erros, incluindo a falta de criatividade.