Acabou! Saiba o que pode fazer depois do fim do Ensino Médio

O momento tão esperado do ano chegou! O Enem ficou para trás e com ele toda aquela carga de estudos, a pressão por resultados, os sacrifícios… Parece que meia tonelada saiu das costas, certo? Mas, com o fim do Ensino Médio, bate aquela dúvida: e agora? O que fazer da vida?

Apesar de parecer que tudo terminou, na verdade está apenas começando! Agora você tem uma série de possibilidades à frente, e o momento é de avaliar o que é mais viável para o seu futuro e o que combina com suas perspectivas. Para ajudar você, vamos apresentar neste post 4 possibilidades de caminho a percorrer. Confira!

Entrar na faculdade

Essa é a possibilidade mais óbvia. Afinal, você passou o ano todo estudando para o Enem com esse objetivo, certo? Se alcançou bons resultados, é a hora de escolher que carreira seguir. Ainda está indeciso quanto a faculdade que quer fazer? Uma solução para esse dilema é buscar orientação vocacional.

Mas se a sua nota do Enem não foi tão boa assim ou ainda não se sente maduro o suficiente para escolher um curso superior para chamar de seu, existem outras opções. O mundo não acabou só porque as coisas não saíram exatamente como você esperava.

Fazer um curso técnico

Ao contrário do que muita gente pensa, fazer um curso técnico depois de ter completado o Ensino Médio não é um retrocesso — na verdade, pode ser uma oportunidade!

Leia também:  Quer montar um local de estudos? Confira este passo a passo!

Vamos supor que seu sonho seja fazer Sistemas de Informação, mas a pontuação ainda não foi suficiente para chegar lá. Nesse caso, é possível ter uma ideia se essa é a sua área ideal tentando um curso técnico relacionado, por exemplo.

Começar a trabalhar

Quer ter uma experiência profissional antes de entrar para a faculdade e ganhar seu próprio dinheiro? Você pode buscar uma oportunidade nos classificados na internet, em agências de emprego ou até mesmo com parentes e amigos. Comece a falar com as pessoas que conhece sobre essa sua intenção.

Mas tenha em mente que, com apenas o Ensino Médio, as oportunidades de emprego são um pouco mais restritas. Por isso, é importante não deixar de lado o projeto de fazer um curso superior. É possível conciliar trabalho e estudo, mas é preciso uma boa dose de dedicação para fazer dar certo.

Fazer um intercâmbio

Se sua família tem um dinheiro guardado e está disposta a investir na sua formação, outra opção é entrar em um programa de intercâmbio. É uma experiência superinteressante que vai ajudá-lo a ganhar fluência em outra língua, além de expandir seus conhecimentos sobre o mundo.

Existem diversas modalidades de acordo com a sua idade e com o tempo que pretende ficar fora. Uma oportunidade interessante são os intercâmbios de trabalho — boa parte costuma ter um curto período de duração e ainda rende uma graninha extra.

Leia também:  Engenharia Elétrica: mercado de trabalho, salários e oportunidades

Também é possível fazer o intercâmbio durante a faculdade. É uma oportunidade que pode trazer uma série de benefícios para a sua formação e dar aquela turbinada no seu currículo!

Crescer é complicado, mas é inevitável. É o momento de começar a tomar as rédeas da sua vida e entender que os caminhos que o levarão para o futuro dependem das suas escolhas. Por isso, avalie bem suas alternativas, pese os prós e contras e tome decisões conscientes após o fim do Ensino Médio!

Agora que você já conhece algumas possibilidades do que fazer com o fim do Ensino Médio, ajude seus amigos e compartilhe este post nas redes sociais!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas