Já pensou em fazer parte de um programa de extensão universitária?

As atividades de uma universidade oferecem pelo menos três oportunidades interessantes para os estudantes: o ensino, a pesquisa e a extensão. Um programa de extensão universitária proporciona que o aluno adquira experiência prática e inicie sua atuação profissional ainda durante a graduação.

Assim, programas desse tipo enriquecem muito a vivência de quem está aprendendo uma profissão. Junto às atividades de ensino e pesquisa, a extensão compõe o tripé de um ambiente universitário. Você quer saber mais sobre esse assunto? Neste post, esclarecemos como ser um aluno extensionista e aproveitar os benefícios dessa escolha!

O que é um programa de extensão universitária?

As atividades de extensão são ações que a universidade realiza para interagir de maneira mais próxima com a comunidade. Por meio desses programas, a instituição educativa oferece serviços à população. Assim, o conhecimento científico chega na forma de benefícios o público externo da instituição de ensino.

É o caso, por exemplo, do atendimento jurídico, oferecido pelos graduandos do curso de direito, ou das campanhas de higiene bucal, realizadas por estudantes do curso de odontologia. O objetivo de trabalhos como esses é permitir o acesso da população ao conhecimento universitário e construir pontes com a sociedade.

As atividades são exercidas por estudantes e supervisionadas por professores da instituição de ensino. Os projetos são coordenados pelos docentes, que selecionam os alunos segundo os requisitos necessários — para participar de alguns programas de extensão universitária, pode ser preciso concluir algumas disciplinas específicas, por exemplo.