Afinal, o que é um Currículo lattes? Descubra e saiba como fazer o seu!

Se você já procurou por um emprego, certamente precisou criar um currículo, certo? Afinal, é nesse documento que mostramos ao recrutador as nossas habilidades, assim como conhecimentos técnicos e experiências de trabalho.

Os estudantes de graduação e pós que pretendem se destacar na área acadêmica, trabalhando com educação ou pesquisa, também precisam de um documento desse tipo: o Currículo Lattes.

Ainda não sabe o que é um Currículo Lattes, para que ele serve e como criar o seu? Então, não perca este post, pois vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é um Currículo Lattes e por que ele é importante?

O Currículo Lattes surgiu em 1999, como uma proposta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o intuito de incentivar a pesquisa científica no Brasil. Com o tempo, o documento passou a ser usado por diversas instituições de ensino e de pesquisa.

Hoje, a plataforma Lattes é fundamental para registrar dados e realizações acadêmicas de estudantes brasileiros. Em 2002, ela também ganhou uma versão em espanhol para cadastrar pesquisadores da Colômbia, da Argentina e do Peru, entre outros países.

O Lattes registra todo o ciclo de vida acadêmico dos estudantes, com foco nas experiências científicas e de pesquisa. Ele apresenta um histórico completo e detalhado dos projetos do indivíduo e ainda oferece tradução do currículo para o inglês. Por isso, funciona como uma ótima vitrine para aqueles que desejam seguir nessa carreira.

Além disso, o documento é um dos pré-requisitos para cursar mestrado ou doutorado, já que as instituições de ensino utilizam esse currículo para selecionar os candidatos.

Quem pode ter um Currículo Lattes?

A princípio, qualquer pessoa pode criar o seu Currículo Lattes. Porém, esse tipo de documento é mais vantajoso para quem pretende seguir carreira na área da pesquisa ou da educação.

Leia também:  [Medicina] selo Saeme de acreditação

Isso porque ele tem como objetivo apresentar as produções acadêmicas e intelectuais de um indivíduo, que podem ser acessadas por instituições da mesma área.

Por isso, se você não pretende seguir carreira na área acadêmica ou de pesquisa, o ideal é elaborar um currículo vitae — opção voltada para o processo seletivo no mercado de trabalho.

Como e quando fazer um Currículo Lattes?

Como dissemos, o Currículo Lattes tem, como principal objetivo, detalhar a trajetória acadêmica do estudante ou pesquisador. Por isso, ele deve trazer todos os materiais publicados por aquela pessoa, assim como suas participações em projetos. Veja alguns exemplos:

• artigos publicados em jornais, revistas ou blogs acadêmicos;
  • monografias;
  • textos em livros acadêmicos;
  • participações em palestras, entrevistas e demais eventos;
  • projetos de pesquisa, de iniciação científica e de extensão;
  • participação em bancas e grupos de pesquisa;
  • conhecimentos de idiomas estrangeiros.

O melhor momento para começar a montar o seu Currículo Lattes é no início da graduação, mesmo que ainda não tenha conquistas para adicionar nele. Isso porque a plataforma permite a criação de um perfil apenas com as informações básicas, podendo ser atualizado posteriormente para inclusão de experiências e atividades acadêmicas.

Antes de criar o seu perfil, lembre-se de ter em mãos os seus documentos, assim como os termos assinados pelo docente responsável pelas atividades acadêmicas, certificados e diplomas. Se você tiver domínio de outros idiomas, apresente o diploma ou teste de proficiência para cada um deles. Já para aquela palestra à qual assistiu, procure pela certificação ou deixe-a de fora do currículo.