Afinal, para que serve um núcleo de pesquisa em uma faculdade?

Seja qual for a área da sua graduação, o importante é se dedicar ao curso. Assim, você se torna um profissional com todas as habilidades e conhecimentos para uma carreira de sucesso. No entanto, além de aulas, provas e trabalhos, o estudante pode ir além: aproveitar o ensino superior para fazer iniciação científica.

Para isso, é fundamental escolher uma instituição de ensino de qualidade que tenha um núcleo de pesquisa para orientar e subsidiar os alunos que querem produzir conhecimento e, por que não, se preparar para a pós-graduação.

Se você ficou interessado em fazer pesquisas na faculdade, acompanhe nosso post e veja a importância do núcleo de pesquisa e como essa vivência pode transformar sua vida acadêmica!

Qual é a função de um núcleo de pesquisa na faculdade?

É justamente fazer a integração entre a graduação e a pesquisa. Portanto, é um espaço que a faculdade mantém para reunir alunos e professores em torno de projetos científicos, de acordo com grupos e linhas de pesquisa existentes na instituição.

O núcleo oferece orientação aos interessados e cria condições para o desenvolvimento da pesquisa em todos os níveis. Dessa maneira, o aluno com interesse em ter essa experiência recebe todo o suporte necessário.

Por que fazer pesquisa na graduação pode ser um diferencial na formação?

A pesquisa realizada na graduação, principalmente por meio de programas de iniciação científica, traz uma série de benefícios para o aluno, como:

Leia também:  Conheça as 5 maiores tendências de engenharia ambiental

Melhoria do rendimento acadêmico

Realizar pesquisas na faculdade vai ajudar o aluno a descobrir novas formas de aprender. Trabalhar com método científico, buscar a resolução de problemas, desenvolver hipóteses e discutir resultados trará curiosidade e senso crítico na hora de estudar. Isso tudo vai melhorar seu rendimento acadêmico.

Possibilidade de networking

Trabalhar ao lado de professores, pesquisadores e participar de eventos científicos para apresentar os resultados de seu projeto é uma forma de fazer novos contatos e construir o networking. São pessoas que podem ser importantes para o aluno na graduação, no mestrado e até na vida profissional.

Aproximação com a pós-graduação

Ter a vivência da pesquisa na faculdade vai preparar o aluno para a pós-graduação. Isso porque ele já está familiarizado com esse tipo de trabalho e tem interesse em continuar pesquisando, com a realização de mestrado e posterior doutorado. É o caminho para quem quer ser professor ou cientista.

Desenvolvimento pessoal

Realizar um programa de iniciação científica é importante para criar o senso de responsabilidade, pois há prazos a serem cumpridos, e autonomia para buscar o conhecimento.

Além disso, o aluno aprende a trabalhar em grupo, a seguir regras e a desenvolver o pensamento analítico. Essas competências são valiosas para o mercado de trabalho.

Quais programas de pesquisa podem ser escolhidos?

O núcleo de pesquisa da faculdade vai apresentar os programas que os alunos podem desenvolver, como:

PIC

Programa de iniciação científica voltado aos alunos de graduação, que pode ser realizado por meio de bolsas ou de forma voluntária. Ele trabalha em um tema relevante de acordo com um projeto de pesquisa e conta com a orientação de um professor.

Leia também:  Clínica universitária: por que é um diferencial essencial para a sua formação em Odontologia?

PIBIC/PIBIT

São programas de iniciação científica e inovação tecnológica também direcionados para a graduação. O objetivo é seguir um projeto de pesquisa com a orientação de um professor e fazer a aplicação do conhecimento técnico-científico.

Ofertas de fundações ou da própria instituição

O aluno interessado em pesquisa deve procurar o núcleo da faculdade para receber esclarecimentos sobre outros programas científicos de seu interesse, seja da própria instituição ou de fundações, também com a possibilidade de bolsas.

Viu só como é importante escolher uma faculdade que tenha um núcleo de pesquisa para que você possa ter uma formação mais ampla? Muitos alunos que realizam a iniciação científica descobrem a vocação para a pesquisa e têm sucesso na trajetória acadêmica!

Gostou do nosso post? Quer ficar por dentro de outros temas sobre carreira e vida universitária? Assine a nossa newsletter!

nucleo de pesquisa