Passo a passo: saiba como elaborar um plano de carreira

Começar uma carreira é bem difícil por vários motivos. Jovens que ainda estão para iniciar a faculdade muitas vezes não sabem o que desejam seguir, ou apenas não se sentem confiantes de que a profissão escolhida terá algum retorno. Sem falar no prazo para optar pelo curso no período do vestibular. Por isso, é importante bolar um plano de carreira antes de tomar essa decisão importante.

Para ajudar a tornar esse planejamento o mais eficaz possível, trouxemos aqui 4 passos simples e práticos que você pode adotar. Acompanhe e veja como traçar seus planos:

1. Escolha sua área de atuação

O ponto principal de um plano de carreira é, obviamente, o ramo que você pretende seguir. Ter ao menos alguma noção do setor que deseja já é uma vantagem, mas o ideal é ser mais específico. Uma boa estratégia é verificar seus pontos fortes e fracos, suas áreas de interesse e qual estilo de vida você prefere.

Certas carreiras podem ser bem satisfatórias para quem não se importa em trabalhar a maior parte do tempo, como a de medicina. Outras são boas para quem não se importa tanto com uma vida luxuosa e prefira algo mais estimulante emocionalmente, como a área artística.

2. Crie uma meta ideal

Após decidir um setor que se encaixe em suas necessidades, seu próximo passo no seu plano de carreira é se perguntar onde quer estar daqui a 10, 20 ou 30 anos. Crie uma meta de longo prazo, algo que você considere um momento ideal de vida.

Leia também:  Conheça agora o mercado de trabalho de Sistemas de Informação

Você pretende estar casado? Ter filhos? Ter animais de estimação? Uma casa grande? Viajar todo ano? Ser famoso em sua área? Tudo deve ser levado em conta.

É importante pensar bem nesse momento, pois ele será seu principal parâmetro de satisfação. Se a carreira que você tinha pensado não atende tais demandas, talvez seja melhor voltar ao primeiro passo.

3. Planeje seu caminho em direção à sua meta

Claro que um plano de carreira não se resume a um começo e um objetivo final. Ele envolve todo o caminho entre um e outro. Por isso, você deve verificar o que vai precisar para alcançar seu ideal.

Precisará ser fluente em várias línguas? Fará cursos complementares? Terá que conseguir outro emprego para se sustentar enquanto espera o resultado dos seus investimentos? Mais uma vez, tudo deve ser considerado e alinhado de acordo com o tempo. De preferência, começando agora!

4. Atualize seu plano de acordo com suas experiências

Um plano de carreira é um guia sólido, mas não estático. À medida que você for entrando no seu ramo, poderá ver que certas coisas não são exatamente como o esperado, ou que a situação mudou desde a sua pesquisa. Por isso, vale a pena rever o planejamento periodicamente, reorganizar suas metas e até bolar um novo plano, se for necessário.

Agora que você já tem as ferramentas de que precisa, é hora de começar a pesquisar e bolar seu plano de carreira. Se quiser receber nossos outros conteúdos, siga-nos no TwitterFacebook e Instagram e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Leia também:  Visitas de escolas ao campus Olezio Galotti marcaram o ano de 2021

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas