Passo a passo: saiba como elaborar um plano de carreira

Começar uma carreira é bem difícil por vários motivos. Jovens que ainda estão para iniciar a faculdade muitas vezes não sabem o que desejam seguir, ou apenas não se sentem confiantes de que a profissão escolhida terá algum retorno. Sem falar no prazo para optar pelo curso no período do vestibular. Por isso, é importante bolar um plano de carreira antes de tomar essa decisão importante.

Para ajudar a tornar esse planejamento o mais eficaz possível, trouxemos aqui 4 passos simples e práticos que você pode adotar. Acompanhe e veja como traçar seus planos:

1. Escolha sua área de atuação

O ponto principal de um plano de carreira é, obviamente, o ramo que você pretende seguir. Ter ao menos alguma noção do setor que deseja já é uma vantagem, mas o ideal é ser mais específico. Uma boa estratégia é verificar seus pontos fortes e fracos, suas áreas de interesse e qual estilo de vida você prefere.

Certas carreiras podem ser bem satisfatórias para quem não se importa em trabalhar a maior parte do tempo, como a de medicina. Outras são boas para quem não se importa tanto com uma vida luxuosa e prefira algo mais estimulante emocionalmente, como a área artística.

2. Crie uma meta ideal

Após decidir um setor que se encaixe em suas necessidades, seu próximo passo no seu plano de carreira é se perguntar onde quer estar daqui a 10, 20 ou 30 anos. Crie uma meta de longo prazo, algo que você considere um momento ideal de vida.