5 dicas valiosas de como estudar História para o Enem

A História no Enem aparece na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Uma das matérias mais importantes, ela aborda o passado, mas sempre trazendo contextos relevantes para o presente. Por isso, é importante dar atenção a essa disciplina e usar boas técnicas para estudar e se sair bem.

Neste post, confira 5 dicas para você manter um bom cronograma de estudos, a fim de conseguir ver os temas mais relevantes de História a tempo para a sua prova. Boa leitura!

História no Enem: saiba 5 dicas para estudar a matéria e ir bem

Não é incomum se deparar com a ideia de que estudar História “é chato”. Isso porque ela aborda conteúdos extensos, focados nos acontecimentos passados, que nem todo dia conseguimos relacionar com o presente.

Porém, ela é extremamente importante para conhecermos a Humanidade e os seus atos, além das diferentes culturas, inclusive como uma forma de preservá-las.

Além disso, atualmente você encontra diversas maneiras de aprender os conteúdos de forma rápida, focada e até divertida. A seguir, veja 5 dicas para estudar a matéria!

1. Verifique os temas que mais caem

A História no Enem pode abordar uma variedade de temas relevantes. Por isso, é importante conhecer os principais para que você priorize esses assuntos na hora de estudar.

Por exemplo, em se tratando de Brasil, todo o processo de colonização, além da cultura e economia da época é relevante. Além dele, temas como o período do Império, a formação da República e a Ditadura também costumam aparecer na prova.

Leia também:  Acabou! Saiba o que pode fazer depois do fim do Ensino Médio

Já na História Mundial, conflitos globais, Feudalismo e formação e queda do Império Romano são alguns dos mais populares.

2. Resolva provas anteriores

Estudar provas anteriores do Enem ajuda a identificar os assuntos mais abordados, além de treinar a memorização e sua segurança sobre eles. Afinal, nada melhor que lembrar de um tema, quando você já solucionou uma questão sobre ele na prova de treino, certo?

3. Faça resumos

Os resumos em História são extremamente importantes. Afinal, mesmo selecionando os assuntos relevantes, os detalhes são muitos.

Por isso, resumir datas, acontecimentos e nomes de pessoas ajuda a entender o que aconteceu, o porquê de sua importância e focar apenas em quem foi essencial para o acontecimento.

Aliás, você também pode complementar o seu resumo com outras abordagens, como fazer mapas mentais e linhas do tempo. Assim, consegue conectar outros assuntos relevantes e estudar dois temas ao mesmo tempo.

4. Use outros conteúdos a seu favor

Com vídeos do Youtube, podcasts, filmes e séries disponíveis, você pode aprender sobre história de forma rápida e até divertida.

Assim, pesquise bem sobre quais canais e conteúdos estão disponíveis e faça uma seleção dos melhores que podem ajudar. Dessa forma, você agiliza o aprendizado de vários temas.

Porém, é bom ter cuidado. Muitas adaptações e conteúdos postados não contemplam todo o tema ou o abordam de uma forma que não é reconhecida historicamente. Por isso, procure sempre por conteúdos de canais reconhecidos, estude as fontes utilizadas e, na dúvida, procure sobre o mesmo tema em outro material.

Leia também:  Conheça 5 tipos de trabalhos acadêmicos e suas principais diferenças

Assim, você não corre o risco de citar um acontecimento que ocorreu de outra maneira, ou uma pessoa que nunca existiu, especialmente se quiser fazer uma referência histórica na redação.

5. Crie conexões com as outras matérias

A História não é parada no tempo. Pelo contrário, diversos acontecimentos relevantes estão interligados e aconteceram na mesma época.

Assim, vale a pena conectar a História com as outras matérias da prova de Ciências Humanas – Geografia, Sociologia e Filosofia – para entender um cenário bem mais amplo e estudá-las juntas no mesmo contexto.

A História no Enem é uma matéria relevante, por trazer conhecimentos que se refletem no presente e futuro. Por isso, tanto para ela quanto para as outras, é essencial se planejar com um bom cronograma. Assim, você consegue estudar tudo com segurança e entender os conhecimentos sem precisar decorar!

Quer saber como montar o seu próprio cronograma de estudos? Veja as nossas dicas!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas