Como saber se sou de Exatas?

Chegou a hora de decidir o seu futuro profissional, mas como escolher qual grande área do conhecimento você deve seguir? Para quem gosta de lidar com cálculos e números, o caminho pode ser um dos variados cursos de engenharia ou até mesmo o de tecnologia da informação. Mas você deve estar se perguntando: como saber se sou de Exatas?

As Ciências Exatas são baseadas nas noções de Matemática, Física e Química. Porém, não é isso que faz a área ser voltada somente para aqueles com um perfil, digamos, mais nerd. Há muitos cursos que garantem uma carreira promissora e exigem profissionais que gostem de desafios, trabalho em equipe e sejam antenados com as tendências tecnológicas.

Quer entender melhor como são esses cursos? Continue a leitura, conheça as características desse campo do conhecimento e descubra como é o mercado de trabalho para quem se forma em Exatas!

Como são os cursos de Exatas?

Os primeiros semestres da faculdade de Exatas são voltados mais para disciplinas como Matemática, Física e Cálculo. Ao longo da graduação, a matriz curricular passa a se diversificar de acordo com o curso escolhido.

O aluno começa a ter disciplinas mais práticas e voltadas para o mercado de trabalho, como gestão, projetos, inovação, materiais etc.

Qual o perfil do estudante dessa área?

Para responder à pergunta “Como saber se sou de Exatas?”, é preciso que o aluno reflita sobre seus interesses e aptidões. Se você fica bastante à vontade para resolver problemas utilizando cálculos e números, é um forte candidato para essa área do conhecimento.

Leia também:  Como uma orientação profissional ajuda a escolher o curso ideal?

Mas não significa apenas se dar bem quando o assunto é raciocínio lógico! É importante que o estudante também tenha um perfil analítico, goste de enfrentar desafios, seja curioso e saiba utilizar estratégias em busca de soluções. Além disso, é uma área que exige planejamento nos projetos e na qual o trabalho em equipe é bastante valorizado.

O aluno das Ciências Exatas precisa ainda estar atualizado quanto às inovações tecnológicas, que andam de mãos dadas com esse campo do conhecimento.

Como é o mercado de trabalho?

Os profissionais de Exatas têm boas perspectivas profissionais, principalmente em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Um exemplo clássico é a demanda por engenheiros civis, que só tem crescido nos últimos anos, devido aos vários lançamentos de empreendimentos.

Falando ainda no campo da engenharia, a preocupação com a sustentabilidade abre diversas oportunidades para os formados em Engenharia Ambiental, que precisam trabalhar em soluções estratégicas, como na redução de geração de resíduos poluentes por indústrias de todos os setores.

Por fim, a evolução da tecnologia em diferentes ramos de negócio tem exigido profissionais formados em Sistemas de Informação para o desenvolvimento de softwares, bem como para a administração e a segurança de dados.

Agora que você já conhece um pouco mais dessa área e entende como o mercado de trabalho oferece ótimas oportunidades, fica mais fácil responder à pergunta: como saber se sou de Exatas? Pesquise bastante sobre as opções e escolha aquela que mais se encaixa com o seu perfil e ambições profissionais.

Leia também:  Curso de design: 5 dicas essenciais para ter sucesso!

Na UniFOA, você encontra vários cursos de Exatas! Ainda está em dúvida sobre qual faculdade escolher? Baixe nosso “Guia definitivo de orientação vocacional” e descubra qual área você deve seguir!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas