3 dicas de como se organizar para estudar EAD

A graduação EAD (ensino a distância) é uma modalidade educacional que permite que os estudantes aprendam em qualquer lugar, sem a necessidade de estarem fisicamente presentes em uma sala de aula tradicional. Esta forma de ensino tem se tornado cada vez mais popular e é uma opção viável para muitas pessoas, oferecendo flexibilidade e acessibilidade para os estudantes.

Estudar em um ambiente de ensino a distância requer disciplina e caminha com a questão: como se organizar para estudar EAD? Aqui estão 3 dicas para ajudá-lo a organizar suas rotinas de estudo EAD de forma eficaz:

 

1 – Planeje uma rotina de estudos;

Apesar do ensino a distância ter um horário flexível, manter uma rotina de estudos constante pode ajudar a criar um hábito de estudos e melhorar o seu rendimento e otimizar o seu tempo.

Por isso crie um planejamento e organize os conteúdos a serem estudados incluindo o seu cotidiano, definindo metas e priorizando prazos e organizando os melhores horários para ser mais produtivo. Em qual conteúdo você tem mais dificuldade? Quanto tempo você pode gastar em cada um? Em qual horário você rende mais?

Tente estudar nos mesmos horários todos os dias, se possível. Isso cria uma estrutura consistente e ajuda a treinar seu cérebro para estar no modo de estudo durante esses momentos.

Para isso monte uma planilha, tabela ou lista para acompanhar suas tarefas, o importante é você achar um jeito que se adapte melhor para anotar e lembrar suas tarefas diárias.

Leia também:  Confira as 4 principais matérias de Engenharia Elétrica

2 – Organize seu lugar de estudos;

Você pode montar um escritório, colocar uma escrivaninha no seu quarto, entre outros, o importante é que seja um local calmo, tranquilo e confortável, sem distrações ou barulhos, bem iluminado e que tenha uma cadeira confortável para que você mantenha sua postura na hora de estudar. Isso ajuda a treinar seu cérebro para se concentrar quando você está nesse espaço.

Ter um local fixo e organizado para estudar pode te ajudar a ter mais foco, pois a bagunça pode distrair você. Tire um dia específico para fazer a limpeza e organização, se possível faça isso semanalmente.

3 – Evite Procrastinar;

É o famoso “deixar para depois”, temos a tendência de sempre deixar algo para mais tarde e isso pode acabar tornando uma sobrecarga. Isso porque, o “depois” pode acabar tornando diversos conteúdos acumulados e diversas atividades para fazer. Tudo isso, é claro, num prazo bem mais curto.

Assim, é importante encarar os estudos como um compromisso diário, estabelecendo metas, definindo prioridades e ficando de olho nos prazos para não deixar nada de fora.

Ao aplicar as estratégias de organização para o ensino à distância mencionadas, você verá uma melhoria significativa em seu desempenho acadêmico. Não hesite em implementar essas dicas em sua rotina de estudos e ajustá-las de acordo com suas necessidades. Não perca tempo, comece agora e transforme sua experiência de aprendizado!

Leia também:  O tempo ócio na formação escolar

 

Conheça mais sobre essa modalidade no UniFOA. Acesse: Graduação Digital no UniFOA.

como se organizar para estudar ead

 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas