Conheça mais sobre o curso de Engenharia Mecânica!

Se você se dá bem com cálculos e raciocínio lógico, já sabe que vai ter sucesso na área de Exatas. No entanto, qual carreira seguir? Para os alunos que são curiosos para entender o funcionamento de máquinas e equipamentos, a dica é fazer o curso de Engenharia Mecânica.

É uma graduação com matérias variadas e muitas aulas práticas, ou seja, uma formação para preparar você para os desafios do mercado de trabalho. A vantagem é que a carreira está em alta. Então, depois de conquistar o diploma, o profissional terá várias oportunidades, especialmente no ramo industrial.

Busca mais informações sobre esse curso superior? Continue a leitura e descubra como funciona essa graduação, o perfil do engenheiro mecânico e as perspectivas profissionais para essa área!

Como funciona o curso de Engenharia Mecânica?

É uma graduação da modalidade bacharelado que dura 5 anos e tem uma grade curricular que une teoria e muitas aulas práticas em laboratório.

Nos primeiros períodos, da mesma maneira que nas outras engenharias, o aluno acompanha disciplinas mais gerais, como Cálculo, Álgebra, Química, Física e Estatística. Ao longo dos semestres, os temas vão ficando mais específicos, incluindo matérias como:

• Resistência dos Materiais;
  • Termodinâmica;
  • Eletrotécnica e Acionamentos;
  • Manutenção Industrial;
  • Processos Metalúrgicos;
  • Desenho de Máquinas;
  • Processos de Fabricação;
  • Sistemas Térmicos;
  • Sistemas Fluidomecânicos;
  • Hidráulica e Pneumática;
  • Planejamento e Controle da Produção;
  • Processos de Usinagem;
  • Ventilação, Refrigeração e Conforto Térmico;
  • Engenharia Automotiva;
  • Equipamentos Industriais e de Processos;
  • Projetos e Construção de Máquinas;
  • Sistemas de Energia Alternativa.