UniFOA celebra conquista histórica no Enade 2023

No cenário acadêmico brasileiro, a avaliação dos cursos superiores é uma prática importante para medir a qualidade da educação superior no país. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma ferramenta fundamental nesse processo, pois avalia o desempenho discente e a qualidade dos cursos. A realização do Enade é obrigatória para a obtenção do diploma. No entanto, a comprovação da participação do estudante no exame era muito tardia, impactando, desse modo, no ingresso profissional desse egresso no mundo do trabalho. Esse fato gerava preocupações e insatisfações entre os estudantes. Nesse contexto, o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, em parceria com representantes discentes, obteve uma conquista significativa: a antecipação da regularização dos estudantes no Enade.

Até 2023, a obrigatoriedade da realização do Enade para a obtenção do diploma gerava ansiedade e preocupação entre os estudantes. A realização da prova era vista como um obstáculo que poderia afetar negativamente a conclusão do curso. Tudo isso, porque a regulação da efetiva participação desse estudante, que só pode ser emitida pelo INEP/MEC, era muito morosa. 

DSC7407

No entanto, essa realidade começou a mudar com um movimento nacional, envolvendo professores e estudantes de medicina todo o Brasil. No âmbito do UniFOA, a reitora, professora Ivanete de Oliveira, que também é presidente da Associação Nacional de Pesquisadores e Procuradores Institucionais (ANPI), realizou reunião com os estudantes de medicina e representantes discentes esclarecendo sobre o processo e criando estratégias para buscar a antecipação da regulação dos discentes nesse exame.

Dentre as ações podem ser elencadas reuniões envolvendo gestores e docentes de medicina de todo o Brasil e um ofício que foi elaborado em conjunto com os diversos integrantes das escolas de formação médica que são capitaneadas pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP). Tal documento assinado pela ANPI e pela ANUP foi encaminhado ao INEP/MEC e, posteriormente, teve o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). 

Todo esse movimento e ação conjunta entre dirigentes da nossa instituição e do nosso curso de medicina em colaboração com representação discente é evidenciado nas transcrições das falas dos estudantes da Medicina.

A conquista da regularização no Enade

A regularização antecipada dos estudantes no Enade foi uma conquista notável do UniFOA. Essa medida é um marco histórico, especialmente para as instituições privadas de ensino superior, onde a pressão sobre os alunos para realizar o Enade é mais intensa. Essa decisão de reconhecer a regularidade dos estudantes antecipadamente representa um avanço significativo no campo da educação superior no Brasil.

Os depoimentos de dois alunos do curso de Medicina do UniFOA demonstram a importância dessa conquista para a comunidade acadêmica:

“Agradeço imensamente o esforço de vocês, da instituição, por terem acolhido aquilo que a gente falou e ter feito isso acontecer. Nós vimos o esforço que vocês fizeram. Foi essencial pra gente ter essa conquista. Estão todos muito felizes e eu queria realmente agradecer, de coração.”, expressa Rodrigo Taranto. 

“Estou dando pulos de felicidade. É um marco histórico mesmo para a Medicina, principalmente para nós, que somos instituição privada. Essa é uma conquista muito, muito, muito, muito grande”, comemora Júlia Vieitas, presidente do Diretório Acadêmico.

IMG 9504

A comprovação de participação dos estudantes no Enade por meio de estratégias de organização da própria instituição representa um passo importante na busca por um sistema de avaliação mais justo e adequado à realidade dos alunos e das instituições de ensino superior no Brasil. A iniciativa do UniFOA e o envolvimento ativo dos representantes discentes demonstram a importância da participação estudantil na defesa dos direitos e interesses dos alunos.

Essa conquista histórica é um exemplo de como a colaboração entre alunos, instituições de ensino e órgãos reguladores pode resultar em mudanças significativas que beneficiam toda a comunidade acadêmica. Ela também ressalta a importância de ouvir e valorizar a voz dos estudantes na construção de políticas educacionais mais justas e eficazes.

Portanto, a regularização dos estudantes no Enade é uma conquista que merece ser celebrada não apenas pelo Centro Universitário de Volta Redonda, mas por todas as instituições de ensino superior e estudantes do Brasil, pois representa um passo em direção a um sistema educacional mais equitativo e inclusivo.

 

Por Libânia Nogueira 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas