Curso de Engenharia Civil entrega projeto de melhorias na acessibilidade em Asilo de Barra Mansa

Colaborando com a sociedade, o curso de Engenharia Civil entregou um projeto para adequação da rampa de acesso aos dormitórios e instalações do Asilo Vila Vicentina, em Barra Mansa. Os estudantes do curso, Araã Nóbrega e Felipe Accioly, orientados pelo professor Rogério Nogueira estiveram em uma reunião que apresentou a planta baixa da nova rampa, assim como uma proposta de projeto 3D e o mapeamento de custos das obras.

projeto engenharia 2

De acordo com o estudo, a atual rampa está fora dos padrões da Norma 9050:2015 (Acessibilidade em construções), o que dificulta a independência dos idosos de subir e descer nas instalações do asilo. “Encontramos uma solução para a rampa não ocupar parte do espaço da área de laser do asilo e, ao mesmo tempo, fizemos um estudo para adequar a obra ao orçamento destinado à execução”, explicou Rogério, e pontuou também a participação dos estudantes que se empenharam em encontrar soluções acessíveis à essa demanda.

“Também tivemos a oportunidade de deixar livre os estudantes para criarem e vivenciarem a solução de problemas reais. Ficamos muito satisfeitos em fazer essa entrega”, concluiu o professor.

A atual rampa tem 16 metros de extensão. A nova proposta é um pouco mais que o dobro, 35 metros. Dessa forma, é possível observar a diferença de inclinação que torna tão delicada a acessibilidade dos residentes do asilo. Para a solução, não houve alternativa de reforma. Será necessário construir uma outra rampa, menos íngreme, com uma subida mais longa e patamares de descanso, porém de menor inclinação. “Ela irá um pouco mais a frente e terá uma curva. Estudamos várias formas e essa foi a melhor para que não perdessem espaço de laser e não avançasse a frente”, expôs o estudante Felipe Accioly.

Leia também:  Resultado para professor supervisor do Pibid/UniFOA é divulgado

projeto engenharia 3

No encontro, foram apresentados também orçamentos e listagem de materiais necessários para a execução da obra. “Assim, podemos agora ter uma ideia do que pedir em doação e o valor que precisamos arrecadar”, pontuou a gestora Jaqueline Moreira, presidente do Conselho Metropolitano de Volta Redonda. “É muito bom ver que não ficou exorbitante e estamos falando de um valor possível para nossos vicentinos contribuírem”, comemora.

Com orçamento em mãos, o núcleo de direção do asilo avalia a criação de uma Vakinha on-line para auxiliar a arrecadação do investimento necessário para a execução do projeto. Novas ideias surgiram com o encontro, assim como uma possível parceria de outros cursos do UniFOA, como Sistema de Informação, para suporte na criação de mais mídias digitais e transparência das melhorias e necessidades do asilo.

Na oportunidade, foram apresentadas novas demandas do local, com possíveis novos projetos de extensão que pudessem atender e firmar mais uma parceria entre o UniFOA e o Asilo, que funciona sem fins lucrativos, apenas por doações.

projeto engenharia 4

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas