Funcionários da FOA participam de palestra sobre o combate à dengue

dengue

A Fundação Oswaldo Aranha – FOA em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Vigilância Ambiental, proporcionou nesta quarta-feira (20), a palestra “Aedes Aegypti e a Transmissão de Arboviroses – Como Combater”, sobre prevenção à dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito.

O encontro foi promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, e foi dividido em duas partes: teórica, ministrada pela coordenadora Janaína da Soledad Rodrigues; e ações práticas, com as equipes do órgão municipal vistoriando diversos locais do campus Olezio Galotti, em Três Poços.

A palestra ocorreu no Centro Histórico-Cultural Dauro Peixoto Aragão e teve como público alvo funcionários da instituição envolvidos diretamente na manutenção do campus e que têm contato com restos de obras, excesso de folhagens e lixo jogado no chão, que podem acumular água e transformar em potenciais criadouros do mosquito.

O objetivo do encontro foi a conscientização e prevenção das doenças, em especial a dengue, mostrando os seus aspectos e sintomas. Foram ainda apresentadas dicas de como prevenir, mantendo a casa limpa; evitar criadouros com o acúmulo de água; colocar areia nos vasos de plantas; não despejar lixo em córregos ou riachos; usar repelentes e inseticidas, entre outras. São 10 minutos por semana que podem salvar vidas.

A coordenadora da Vigilância Ambiental destacou que, atualmente, circulam na região Sul do estado os quatro sorotipos existentes da dengue, sendo que os considerados mais graves – tipos 2 e 3 -, voltaram a ser notificados pela Secretaria Municipal de Saúde, após 15 anos com registro de poucos casos em Volta Redonda. Esses dois sorotipos evoluem com mais intensidade para o quadro grave, que é a dengue hemorrágica.

Leia também:  Congresso Médico UniFOA 2023 abre inscrições nesta quarta-feira (12)

“O tratamento da dengue é sintomático, mas o vírus pode evoluir rapidamente e causar a morte. A vacina ainda não está disponibilizada à população, apesar de aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Dessa maneira, a única forma de evitar os casos de dengue é eliminando o mosquito transmissor”, alertou Janaína.

O jardineiro do campus Olezio Galotti, João Paulo, disse que “sempre estou prestando atenção nos objetos encontrados nos jardins, pois já tive dengue e não desejo para ninguém. A atenção de todos da jardinagem é voltada para a eliminação de possíveis criadouros e depois dessa palestra o cuidado vai ser maior ainda”, disse.

De acordo com o presidente da Cipa, Juliano Sá, que também é técnico em Segurança do Trabalho, a palestra foi muito proveitosa e informativa: “Serviu como aprendizado, fomentando o conhecimento para a prevenção e eliminação de focos do mosquito, não só para o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, mas para que os funcionários se tornem multiplicadores e levam as informações para as suas casas e entorno”, afirmou.

Dados recentes sobre a dengue

Em 2023, a cidade do Rio bateu recorde de casos dos últimos sete anos, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. Mesmo antes do mês de dezembro acabar, a capital já teve mais de 20 mil casos da doença. São quase cinco vezes mais do que no ano passado inteiro, que teve cerca de 4,6 mil casos. Até o momento, foram registrados 39.369 casos em todo o estado. Em 2022, foram 9.926 casos para o mesmo período.

Leia também:  UniFOA abre inscrições gratuitas para vestibular 2024.1 dos cursos presenciais

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas