Funcionários da FOA participam de palestra sobre o combate à dengue

dengue

A Fundação Oswaldo Aranha – FOA em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Vigilância Ambiental, proporcionou nesta quarta-feira (20), a palestra “Aedes Aegypti e a Transmissão de Arboviroses – Como Combater”, sobre prevenção à dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito.

O encontro foi promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, e foi dividido em duas partes: teórica, ministrada pela coordenadora Janaína da Soledad Rodrigues; e ações práticas, com as equipes do órgão municipal vistoriando diversos locais do campus Olezio Galotti, em Três Poços.

A palestra ocorreu no Centro Histórico-Cultural Dauro Peixoto Aragão e teve como público alvo funcionários da instituição envolvidos diretamente na manutenção do campus e que têm contato com restos de obras, excesso de folhagens e lixo jogado no chão, que podem acumular água e transformar em potenciais criadouros do mosquito.

O objetivo do encontro foi a conscientização e prevenção das doenças, em especial a dengue, mostrando os seus aspectos e sintomas. Foram ainda apresentadas dicas de como prevenir, mantendo a casa limpa; evitar criadouros com o acúmulo de água; colocar areia nos vasos de plantas; não despejar lixo em córregos ou riachos; usar repelentes e inseticidas, entre outras. São 10 minutos por semana que podem salvar vidas.

A coordenadora da Vigilância Ambiental destacou que, atualmente, circulam na região Sul do estado os quatro sorotipos existentes da dengue, sendo que os considerados mais graves – tipos 2 e 3 -, voltaram a ser notificados pela Secretaria Municipal de Saúde, após 15 anos com registro de poucos casos em Volta Redonda. Esses dois sorotipos evoluem com mais intensidade para o quadro grave, que é a dengue hemorrágica.