Deputado Munir Francisco e UniFOA unem forças em atenção às Doenças Raras

doenças

O deputado estadual Munir Francisco, presidente da Frente Parlamentar em Atenção às Doenças Raras da Alerj, visitou o campus Olezio Gallotti, marcando o início da Semana de Doenças Raras. O foco da visita foi a apresentação da cartilha desenvolvida pela frente parlamentar, que busca conscientizar a população sobre pessoas raras, seus direitos e apresentar toda rede de apoio.

Com o intuito de promover e divulgar a cartilha, o deputado Munir Francisco solicitou o apoio da instituição, especialmente direcionado aos estudantes do curso de Medicina. Destacou a importância dos médicos no processo de diagnóstico, ressaltando que, a cada 2000 pessoas, uma é diagnosticada com doença rara. A maioria de origem genética (80%), as demais provêm de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras. No Brasil, há 13 milhões de pacientes raros, e em Volta Redonda, a aproximadamente 165 pacientes.

Única geneticista da região, a professora Claudia Yamada Utagawa, é referência no atendimento a essa população. No ano passado, foram realizados na policlínica do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA que é o único local que faz esse tipo de acompanhamento mais de 140 atendimentos, abrangendo 87,5% da comunidade com doenças raras do município. O deputado Munir Francisco elogiou o trabalho da professora Utagawa e destacou a importância de capacitar os futuros médicos para o diagnóstico preciso dessas condições.

Durante a visita, o deputado ressaltou a parceria com a Sociedade Brasileira de Genética Médica, para a confecção da cartilha e é especializada na capacitação para o diagnóstico de doenças raras, e a importância para o diagnóstico de doenças raras.