Descubra agora como ser um personal trainer!

Saber como ser um personal trainer de sucesso é uma grande dúvida de quem cogita trabalhar nesse segmento. Sendo uma das muitas possibilidades na área da saúde, essa carreira oferece a chance de levar algo de que se gosta — no caso, o interesse pela prática de atividades físicas — para a vida profissional.

Como em qualquer profissão, no entanto, não basta ter certa afinidade com o ramo para ser um profissional bem-sucedido. Além de obter a formação necessária para iniciar a carreira, é importante compreender, desde o início, os principais aspectos a respeito da atuação no mercado de trabalho.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a entender o que precisa fazer para se tornar um personal trainer. Acompanhe!

Como ser um personal trainer?

Para seguir essa carreira, o primeiro passo é fazer a graduação em Educação Física na modalidade bacharelado. Em relação a isso, vale ressaltar que o curso também é ofertado como licenciatura, mas essas modalidades têm focos diferenciados que merecem atenção na hora de fazer o vestibular e se matricular.

Enquanto a licenciatura forma docentes da educação básica, o bacharelado é o curso indicado para quem quer explorar outras áreas da Educação Física — e a atuação como personal trainer é uma delas. Embora os dois tipos de graduação tenham semelhanças, como a duração de 4 anos e uma parcela considerável dos conteúdos curriculares, seus campos de atuação são distintos.

Leia também:  Como identificar e resolver questões interdisciplinares nos vestibulares?

No decorrer do curso, é interessante que quem pretende atuar como personal trainer já comece a fazer estágios na área. Nesse sentido, as academias de ginástica são o ambiente ideal para começar a adquirir experiência e construir uma rede de contatos que será bastante útil ao ingressar no mercado de trabalho.

O que faz o personal trainer?

Uma característica marcante desse profissional é o atendimento individual e personalizado que presta aos seus clientes. Para isso, são levados em conta os objetivos de cada aluno — o condicionamento físico que deseja alcançar, por exemplo — para definir um cronograma de exercícios a fim de atingir as metas de forma saudável.

Logo, faz parte do cotidiano de um personal trainer acompanhar a realização das atividades físicas, garantindo que sejam feitas do jeito correto e avaliando os seus resultados. Além disso, o profissional também dá atenção aos hábitos alimentares dos alunos, auxiliando-as a selecionar os alimentos mais adequados para ajudar a ganhar massa muscular ou emagrecer, entre outros objetivos.

Como é o mercado de trabalho para o personal trainer?

No mercado, o personal trainer pode ocupar cargos fixos em academias, clubes e outros tipos de empresas, além de trabalhar de forma autônoma, dedicando-se a vários clientes. Desse modo, ainda que, segundo a Catho, a média salarial desse profissional no Brasil seja em torno de R$ 1.500,00, esse valor costuma variar.

Leia também:  Faculdade de Engenharia da Computação: o que você precisa saber sobre?

Agora que você já entendeu como ser um personal trainer qualificado para conquistar um espaço no mercado de trabalho e alcançar o sucesso na carreira, não deixe de estudar bastante para passar no vestibular. Assim, você vai conseguir ter não só a realização profissional, mas também pessoal, trabalhando com algo que realmente gosta.

Então, gostou de conhecer melhor a profissão de personal trainer? Aproveite para conferir o nosso post sobre o mercado da Educação Física no Brasil e saiba mais sobre essa área!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas