Faculdade de Educação Física: fazer licenciatura ou bacharelado?

Para quem se interessa por esportes, a faculdade de Educação Física surge como uma opção atraente na hora de escolher o curso superior. A possibilidade de trabalhar com algo de que se gosta é um fator que pesa bastante nessa decisão.

Entretanto, o curso é ofertado nas modalidades bacharelado e licenciatura, o que, não sem motivo, costuma provocar muitas dúvidas nos estudantes. Embora sejam parecidas, as duas graduações apresentam diferenças que precisam ser levadas em conta.

Por isso, se você quer saber mais sobre o curso de Educação Física e descobrir quais são essas diferenças, continue lendo este post!

Como é a faculdade de Educação Física?

Nesse curso, que tem duração de 4 anos, o estudante é capacitado a promover a saúde e a qualidade de vida por meio das atividades físicas. A licenciatura é voltada para a formação de professores da educação básica, enquanto o bacharelado habilita o profissional a atuar em diversas outras áreas.

Assim, as grades curriculares das duas graduações são muito similares, no que se refere aos conhecimentos específicos do campo da Educação Física. A seguir, listamos algumas das disciplinas:

• Anatomia Aplicada à Educação Física;
  • Atividades Aquáticas;
  • Atletismo;
  • Basquetebol;
  • Desenvolvimento Motor;
  • Futebol e Futsal;
  • Ginástica Geral;
  • Handebol;
  • História da Educação Física;
  • Voleibol.

As grades curriculares divergem, principalmente, em relação aos conteúdos direcionados à formação de professores — exclusividade da licenciatura. Para entender melhor do que se tratam, conheça alguns deles:

• Bases Pedagógicas da Educação Física;
  • Didática Geral;
  • Educação Física Aplicada à Educação Básica;
  • Educação Inclusiva e Libras;
  • História da Educação;
  • Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais;
  • Psicologia da Educação.
Leia também:  7 de Setembro: Presidente da FOA participa de hasteamento da bandeira e curso de Educação Física representa UniFOA no maior Desfile da Independência da região

Quais são as áreas de atuação para cada modalidade?

Essa talvez seja a principal diferença entre o bacharelado e a licenciatura em Educação Física, como você vai perceber, na sequência.

Licenciatura

Conforme foi mencionado, essa modalidade forma professores de Educação Física. Isso significa que o profissional vai atuar na educação básica, dando aulas para crianças e adolescentes em escolas públicas e privadas.

Desse modo, é possível afirmar que o mercado de trabalho para o licenciado é muito receptivo, uma vez que a disciplina faz parte do currículo obrigatório. Além disso, ele ainda conta com a chance de se tornar um professor concursado, o que garante mais estabilidade na profissão.

Bacharelado

O bacharel em Educação Física, por sua vez, não é habilitado a lecionar, mas encontra oportunidades em uma gama de setores. Ele é requisitado por academias, hospitais, hotéis, clubes, spas, entre outros locais.

Nesse sentido, o profissional de Educação Física pode atuar como personal trainer, instrutor de academia desportiva, preparador físico de atletas e até como técnico de alguma modalidade desportiva, além de outras funções. Basicamente, qualquer espaço voltado para a prática de atividades físicas necessita da presença desse profissional.

É possível conciliar as duas formações?

A boa notícia para quem gostaria de ter a chance de atuar em todos esses campos é que é possível obter as duas formações sem muitas dificuldades. Como as grades curriculares são bem parecidas, é só se formar primeiro em um dos cursos e depois fazer uma segunda graduação, aproveitando grande parte das disciplinas.