Como identificar e resolver questões interdisciplinares nos vestibulares?

A preparação para os vestibulares é cheia de altos e baixos. Afinal, com tantos conteúdos que precisam ser aprendidos ou revisados, é normal o estudante se deparar com momentos de estresse e ansiedade — principalmente quando não consegue identificar à qual matéria pertence uma determinada pergunta.

As questões interdisciplinares podem ser o pesadelo daqueles vestibulandos que gostam de categorizar o conhecimento em “caixinhas”, de acordo com as áreas do saber. O problema é que, cada vez mais, os processos seletivos estão apostando em perguntas que englobam diferentes disciplinas, obrigando o candidato a ter um amplo domínio daqueles conteúdos cobrados e a saber analisá-los em conjunto.

Por isso, se você está se preparando para o vestibular ou Enem, não pode perder este post. Nele, vamos explicar o que são questões interdisciplinares, como elas devem ser respondidas e como se preparar para elas. Continue a leitura e confira!

O que são questões interdisciplinares nos vestibulares?

Assim como o próprio nome sugere, as questões interdisciplinares são aquelas que mesclam os conceitos de diferentes matérias em uma mesma pergunta.

Partindo do princípio de que todo o conhecimento fica entrelaçado, elas estão sendo cada vez mais cobradas em vestibulares e no Enem. Isso porque elas permitem verificar se o candidato tem a autonomia para interpretar o problema apresentado, utilizando uma visão de mundo mais ampla, intercalando e integrando os assuntos.

Além disso, essa capacidade de lidar com situações de forma interdisciplinar é essencial na profissionalização do indivíduo, uma vez que os problemas encontrados no trabalho e na vida exigem esse tipo de destreza para serem resolvidos mais facilmente.

Leia também:  Conheça mais sobre o curso de Engenharia Mecânica!

Normalmente, essas questões são encontradas espalhadas ao longo das provas, sem serem claramente identificadas. Elas costumam trazer uma situação cotidiana como contextualização, exigindo que o aluno mostre criatividade para associar aqueles determinados conhecimentos à realidade.

Como exemplo, podemos citar questões que abordam fenômenos biológicos, que podem ser explicados por meio de reações químicas, ou ainda situações geográficas que precisam de um conhecimento histórico da região analisada.

Como responder às questões interdisciplinares?

Agora que você já sabe o que são as questões interdisciplinares e como identificá-las no Enem e nos demais vestibulares, chegou a hora de descobrir como respondê-las mais facilmente.

Confira algumas dicas, a seguir!

Reconheça as áreas abordadas

O primeiro passo é interpretar o enunciado de modo a reconhecer as áreas abordadas por aquela questão. Dessa forma, fica muito mais fácil entender o que a questão espera de você e em qual disciplina buscar a resolução do problema apresentado.

Foque em palavras e expressões importantes

Principalmente nas provas do Enem, é muito comum encontrar questões com enunciados longos. Eles testam, acima de tudo, a capacidade do estudante de interpretar o texto e reter as principais informações.

Por isso, para não precisar reler o texto várias vezes, tente focar nas palavras e expressões mais importantes. Para isso, grife trechos que trazem dados pertinentes. Assim, fica mais fácil e rápido localizar aquela informação que você precisa para responder à questão.

Faça anotações sobre a questão

Outra tática para resolver as questões interdisciplinares é fazer anotações conforme você lê o enunciado. Dessa forma, é possível não apenas localizar facilmente alguma informação importante, como começar a solucionar o problema abordado antes mesmo de terminar a leitura.

Leia também:  Saiba como conseguir e usar resumo de obras literárias para estudar

Essa técnica é muito útil, principalmente para aquelas questões que envolvem a Matemática. Ao fazer as anotações, fica mais fácil de localizar valores que precisam ser calculados, por exemplo.

Elimine as alternativas incorretas

Muitas vezes, é possível resolver uma questão de vestibular ou Enem apenas com a eliminação das alternativas que você tem certeza de que estão incorretas — e isso também funciona com as interdisciplinares.

Por isso, se você estiver com dificuldade para encontrar a resposta certa, comece excluindo aquelas que sabe estarem erradas. Assim, você economiza tempo e aumenta as suas chances de chegar na alternativa correta.

Como se preparar para esse tipo de questão?

Assim como as demais questões de um vestibular ou do Enem, as questões interdisciplinares precisam de treino e uma boa preparação para serem respondidas corretamente.

Por isso, a seguir, vamos mostrar algumas dicas que podem ajudar você a se preparar para esse tipo de pergunta. Confira!

Faça simulados

Os simulados são ótimos para que o estudante se familiarize com o formato da prova e a maneira como as questões são cobradas. Por isso, em sua preparação para o vestibular ou Enem, não deixe de utilizá-los em sua rotina de estudos.

A prática também será muito útil para que o candidato consiga identificar rapidamente as disciplinas envolvidas na problemática apresentada, agilizando a resolução da questão.

Estude combinando as matérias

Durante os seus estudos, procure trabalhar com as disciplinas em conjunto, pensando como aqueles tópicos se relacionam e poderiam ser abordados de maneira interdisciplinar.

Leia também:  Descubra o que faz um engenheiro eletricista em seu dia a dia

Além de ampliar o seu conhecimento e a sua visão sobre aquele determinado assunto, também é possível, até mesmo, prever como algumas questões possam ser trabalhadas durante a prova.

Veja a resolução de questões interdisciplinares

Atualmente, é muito mais fácil ter acesso às resoluções das provas de vestibular e Enem. Por isso, uma boa dica é procurar pelas respostas das questões interdisciplinares, principalmente se elas forem comentadas. Dessa forma, você ainda encontra uma explicação do porquê aquela ser a alternativa correta.

Trabalhe a associação de ideias

Normalmente, as perguntas interdisciplinares abordam temas da atualidade. Por isso, durante as suas revisões, pense naqueles tópicos de forma a associá-los com ideias que estão em alta no momento, como questões políticas, de meio ambiente ou, até mesmo, envolvendo a pandemia de Covid-19.

Como vimos, as questões interdisciplinares estão cada vez mais presentes nas provas de vestibulares e no Enem, por exigirem do estudante um amplo domínio do conteúdo cobrado e a capacidade de trabalhá-lo em conjunto com outras áreas do saber.

Porém, elas não são nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrário. Basta evitar o estresse e seguir as nossas dicas que você certamente conseguirá respondê-las sem nenhum problema!

Se você gostou deste post e quer ficar por dentro de outras dicas sobre vestibulares e vida acadêmica, siga os nossos perfis nas redes sociais: estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas