O que cai na prova de Geografia do Enem? Confira os 11 principais assuntos

Todo estudante sabe que há muito conteúdo para estudar para a prova do Enem, que apresenta muitas questões e pouco tempo para responder. Por esse motivo, saber quais são os assuntos mais cobrados é essencial para que você possa focar no conteúdo que realmente cai na prova, aumentando muito as suas chances de obter uma boa nota.

Para te ajudar nesse sentido, listamos os principais temas cobrados na prova de Geografia do Enem, aplicada no primeiro dia do exame, e que integra a área o de Ciências Humanas e suas tecnologias, abrangendo História, Sociologia e Filosofia.

Como é uma disciplina bastante versátil, pode ser cobrada em conjunto com outras. Então, confira os assuntos que você deve se dedicar mais!

1. Meio ambiente, impactos e sustentabilidade

Questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade geralmente compõem 15% da prova de Geografia no Enem. Afinal, é um tema atual e muito presente nas conversas e noticiários. Em geral, o exame cobra em suas abordagens uma visão mais integrada entre os fenômenos socioeconômicos, biológicos, físicos e seus impactos no ambiente.

Para se dar bem, procure entender de que forma os problemas ambientais estão relacionados com os padrões de consumo e desenvolvimento das sociedades. Além disso, procure dominar os seguintes tópicos sobre mudanças ambientais:

  • poluição das águas;
  • efeito estufa;
  • ilhas de calor;
  • alterações na camada de ozônio;
  • chuvas ácidas.

2. Agropecuária

Por ser um setor de extrema importância na economia do Brasil, o Enem cobra questões relacionadas à agricultura e pecuária, incluindo conceitos como: latifúndio, minifúndio, cultivos, policultura, monocultura, sistemas intensivos e extensivos, cultivos permanentes, entre outros.

Também, é importante que você memorize temas relacionados a questões socioambientais da Terra, como o conflito fundiário, fatores históricos, estrutura da agropecuária, papel das commodities para a economia nacional e internacional, além dos principais circuitos de produção no nosso país.

Leia também:  5 jeitos de conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade

3. Urbanização

A geografia urbana é outro assunto muito comentado atualmente e, justamente por esse motivo, não poderia ficar de fora da prova do Enem. Então, foque em assuntos relacionados aos acontecimentos que contribuíram para o desenvolvimento das cidades, como êxodo rural, avanço e consolidação do sistema capitalista, mecanização produtiva e os processos de industrialização.

4. Comércio

Essa parte da Geografia trata das relações comerciais entre os países e regiões e de que forma impactam na economia mundial. Quer garantir uma boa nota na prova do Enem? Então, procure compreender bem principalmente o progresso do capitalismo depois da segunda metade do século XX, envolvendo temas como:

  • formação de blocos econômicos;
  • globalização da economia;
  • efeitos das escolas de pensamentos.

Ainda, não se esqueça de estudar bem a balança comercial do Brasil, ou seja, as exportações e parcerias com outros países.

5. Globalização

Além de estar presente em todas as provas de Geografia do Enem, a Globalização é um assunto bastante recorrente nas redações do exame. Isso porque é o contexto que estamos vivendo. Mas, fique atento! Afinal, o assunto pode aparecer misturado em questões de outras disciplinas, especialmente História. Desse modo, procure entender mais sobre:

  • modernização técnica;
  • índices de desemprego;
  • circulação de mercadorias;
  • empobrecimento e enriquecimento de países;
  • desigualdades sociais;
  • comunicações rápidas;
  • trocas comerciais e financeiras entre as nações.

6. Geografia física

A Geografia física envolve os temas relacionados às paisagens, relevo, clima, vegetação, hidrografia e estudo do solo. No Enem, esse assunto é cobrado principalmente sobre as condições do Brasil. Sendo assim, pesquise a fundo sobre a como a dinâmica física interfere na construção dos diferentes espaços geográficos, ou seja, como o clima interfere na vegetação, como o relevo impacta o clima e assim por diante.

Leia também:  Por que fazer faculdade de enfermagem mesmo com formação técnica?

Algumas questões podem citar as características de algum tipo de terreno e pedir para que você identifique em qual região ele mais predominante, por exemplo. Também é importante saber sobre a poluição do solo, salinização de terrenos e desertificação.

7. População

Para ir bem nesse tema do Enem você precisa dominar a interpretação de gráficos e tabelas, pois questões desse estilo aparecem com bastante frequência. Em geral, tratam de assuntos como:

  • êxodo rural;
  • demografia;
  • crescimento;
  • desenvolvimento social da população;
  • expectativa de vida;
  • pirâmides etárias;
  • indicadores sociais;
  • deslocamento de pessoas por períodos e motivações diferentes;
  • teorias populacionais.

8. Hidrografia

Os recursos hídricos têm sido outro tema frequente nas questões de Geografia do Enem. Assim, estude bastante sobre os seguintes pontos:

  • disponibilidade de água no planeta;
  • crise hídrica causada pela má utilização;
  • medidas preventivas para economizar o recurso;
  • distribuição da água;
  • gestão dos recursos hídricos;
  • saneamento básico;
  • bacias hidrográficas do Brasil e do mundo, seus lagos e mares, águas subterrâneas e eutrofização.

9. Geopolítica

Acordos e desacordos entre os países estão sempre presentes no Enem, principalmente no momento atual, com o conflito entre a Rússia e Ucrânia. As questões da prova têm como objetivo verificar se o estudante sabe analisar as consequências das decisões entre os governantes dos países.

Além do conflito atual que toma os noticiários, também é importante saber as consequências da saída do Reino Unido do Brexit, ou seja, seu impacto para a Europa e o Reino Unido.

Leia também:  Faculdade de Enfermagem: conheça sobre essa graduação

Também é essencial entender a dinâmica da União Europeia, o globalismo norte-americano, a Guerra na Síria e as relações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

10. Imigrações

Como a imigração é um tema intimamente ligado ao movimento dos povos pelo planeta e que geralmente ocorre por fatores sociais, econômicos, políticos ou desastres naturais, é um assunto importante também para a prova do Enem.

Por esse motivo, você deve conhecer a história das imigrações, desde a pré-história até os dias de hoje. Outra dica é saber diferenciar os seguintes conceitos: migração, emigração e imigração de uma região para outra e suas consequências.

Conheça também os fluxos imigratórios e migratórios, bem como as questões geopolíticas, como a crise na Venezuela que fez com que inúmeros venezuelanos se instalassem no Brasil, trazendo mudanças para o território nacional.

11. Climatologia

Dominar os conceitos básicos de climatologia vai fazer com que você tenha uma ótima nota no Enem. Desse modo, estude os fenômenos climáticos e as características de cada camada da atmosfera, como troposfera, mesosfera, exosfera e demais outras. Ainda, entenda bem sobre os elementos do tempo e do clima para não confundir os termos durante a avaliação.

Agora que você já sabe quais são os principais assuntos cobrados em Geografia no Enem, não deixe de se dedicar mais aos temas que citamos ao longo do post. Além disso, faça muitos exercícios, pois essa é uma forma muito eficaz de memorizar o conteúdo.

Quer uma dica extra para ir bem na prova? Então, descubra como elaborar um bom plano de estudos e arrase no Enem!

geografia do enem

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas