O que cai na prova de Geografia do Enem? Confira os 11 principais assuntos

Todo estudante sabe que há muito conteúdo para estudar para a prova do Enem, que apresenta muitas questões e pouco tempo para responder. Por esse motivo, saber quais são os assuntos mais cobrados é essencial para que você possa focar no conteúdo que realmente cai na prova, aumentando muito as suas chances de obter uma boa nota.

Para te ajudar nesse sentido, listamos os principais temas cobrados na prova de Geografia do Enem, aplicada no primeiro dia do exame, e que integra a área o de Ciências Humanas e suas tecnologias, abrangendo História, Sociologia e Filosofia.

Como é uma disciplina bastante versátil, pode ser cobrada em conjunto com outras. Então, confira os assuntos que você deve se dedicar mais!

1. Meio ambiente, impactos e sustentabilidade

Questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade geralmente compõem 15% da prova de Geografia no Enem. Afinal, é um tema atual e muito presente nas conversas e noticiários. Em geral, o exame cobra em suas abordagens uma visão mais integrada entre os fenômenos socioeconômicos, biológicos, físicos e seus impactos no ambiente.

Para se dar bem, procure entender de que forma os problemas ambientais estão relacionados com os padrões de consumo e desenvolvimento das sociedades. Além disso, procure dominar os seguintes tópicos sobre mudanças ambientais:

• poluição das águas;
  • efeito estufa;
  • ilhas de calor;
  • alterações na camada de ozônio;
  • chuvas ácidas.

2. Agropecuária

Por ser um setor de extrema importância na economia do Brasil, o Enem cobra questões relacionadas à agricultura e pecuária, incluindo conceitos como: latifúndio, minifúndio, cultivos, policultura, monocultura, sistemas intensivos e extensivos, cultivos permanentes, entre outros.

Também, é importante que você memorize temas relacionados a questões socioambientais da Terra, como o conflito fundiário, fatores históricos, estrutura da agropecuária, papel das commodities para a economia nacional e internacional, além dos principais circuitos de produção no nosso país.

Leia também:  Equilíbrio na vida: dicas práticas para um estilo de vida saudável

3. Urbanização

A geografia urbana é outro assunto muito comentado atualmente e, justamente por esse motivo, não poderia ficar de fora da prova do Enem. Então, foque em assuntos relacionados aos acontecimentos que contribuíram para o desenvolvimento das cidades, como êxodo rural, avanço e consolidação do sistema capitalista, mecanização produtiva e os processos de industrialização.

4. Comércio

Essa parte da Geografia trata das relações comerciais entre os países e regiões e de que forma impactam na economia mundial. Quer garantir uma boa nota na prova do Enem? Então, procure compreender bem principalmente o progresso do capitalismo depois da segunda metade do século XX, envolvendo temas como:

• formação de blocos econômicos;
  • globalização da economia;
  • efeitos das escolas de pensamentos.

Ainda, não se esqueça de estudar bem a balança comercial do Brasil, ou seja, as exportações e parcerias com outros países.

5. Globalização

Além de estar presente em todas as provas de Geografia do Enem, a Globalização é um assunto bastante recorrente nas redações do exame. Isso porque é o contexto que estamos vivendo. Mas, fique atento! Afinal, o assunto pode aparecer misturado em questões de outras disciplinas, especialmente História. Desse modo, procure entender mais sobre:

• modernização técnica;
  • índices de desemprego;
  • circulação de mercadorias;
  • empobrecimento e enriquecimento de países;
  • desigualdades sociais;
  • comunicações rápidas;
  • trocas comerciais e financeiras entre as nações.

6. Geografia física

A Geografia física envolve os temas relacionados às paisagens, relevo, clima, vegetação, hidrografia e estudo do solo. No Enem, esse assunto é cobrado principalmente sobre as condições do Brasil. Sendo assim, pesquise a fundo sobre a como a dinâmica física interfere na construção dos diferentes espaços geográficos, ou seja, como o clima interfere na vegetação, como o relevo impacta o clima e assim por diante.