Perfil profissional: entenda a importância de fazer o que gosta

Você já se perguntou qual é o segredo das pessoas bem-sucedidas? Ou o que motiva aqueles indivíduos que dão tão certo em sua profissão que despertam admiração e respeito por onde passam? Como conquistar o diferencial daqueles que fizeram de sua atividade diária uma arte e que se destacaram no mercado de trabalho?

Saiba que, em grande parte, aquele sentimento de autorrealização na vida adulta está ligado ao perfil profissional do indivíduo e à escolha de uma carreira. Em outras palavras: quando você transforma seu talento, sua arte ou sua área de interesse em profissão e se identifica com o que faz.

Quer saber qual é a relação entre as características pessoais e a escolha profissional? Então acompanhe nossas considerações sobre o assunto!

1. O autoconhecimento

A palavra “autoconhecimento” descreve a ação de se conhecer, de se entender enquanto pessoa, cidadão, estudante e profissional. E também de saber identificar preferências e habilidades brutas, que poderão ser desenvolvidas. Um indivíduo consciente das próprias competências e dificuldades conseguirá escolher mais fácil e rapidamente qual caminho percorrer!

2. O tempo de se questionar

No Ensino Médio, é comum que as escolas ocupem seus alunos com matérias e assuntos pertinentes aos exames como Enem e vestibulares, e esqueçam de incentivá-los a se questionar.

Nessa fase, é muito importante definir qual área do conhecimento humano mais estimula e traz satisfação para você.