Conheça os 14 ramos do Direito em alta atualmente

Na hora de escolher um curso de ensino superior, uma série de fatores devem ser levados em consideração. Você precisa pesquisar sobre as instituições de ensino e suas grades curriculares, as possibilidades de carreira e a valorização dos profissionais desse segmento. Por isso, é importante conhecer quais as áreas do direito em alta para fazer uma escolha mais orientada para o seu futuro.

Acima de tudo, é necessário procurar por uma profissão que permita que você se realize e viva a profissão escolhida de maneira plena. Se você se identifica com a área de humanas, o post de hoje vai ajudar na sua decisão. Nele, apresentaremos algumas informações fundamentais sobre os principais ramos do Direito para facilitar sua escolha. Quem sabe algum deles não é a sua cara? Confira!

1. Direito Ambiental

Esse é o ramo do Direito que visa proteger o meio ambiente. Os profissionais dessa área garantirão, por exemplo, que não sejam erguidos prédios em áreas de preservação ambiental.

No caso das cidades litorâneas, a construção de prédios na orla pode atrapalhar a passagem do vento e prejudicar o clima da cidade ou mesmo ameaçar ecossistemas de áreas de preservação permanente, como os manguezais. Mais do que nunca, a especulação imobiliária ameaça a proteção desses espaços, tornando necessária a atuação nessa especialidade.

2. Direito Digital

Sendo o Direito o responsável por ordenar o funcionamento da sociedade e garantir que as pessoas cooperem, ou seja, não causem malefícios umas às outras, ele precisa atentar às transformações na forma como os indivíduos se relacionam.

O Direito Digital surge para suprir as lacunas que vêm sendo criadas à medida que o acesso à internet se democratiza e as pessoas passam a conviver cada vez mais no mundo virtual. Dessa forma, ele consiste em uma reinterpretação dos preceitos do Direito de forma que possam ser aplicados com coerência nesse novo ambiente.

3. Direito Tributário

Esse é o segmento do Direito ao qual compete definir e regular os tributos que serão cobrados dos cidadãos para que o Estado se fortaleça financeiramente e tenha condições de se equipar e se manter.

Como é sabido, ainda que todos os cidadãos tenham o dever de pagar os seus impostos, nem todos o fazem. Além disso, pessoas e empresas podem procurar um advogado para entender melhor como pagar os impostos e evitar irregularidades.

4. Direito da Infraestrutura

Esse é o campo do Direito especializado em regular o aparato físico, tecnológico e humano que sustenta as atividades econômicas e as ações do Estado. Uma vez que o cidadão tem um conjunto de direitos, é necessário que haja toda uma infraestrutura responsável por possibilitar que eles sejam respeitados.

Leia também:  Primeiro plantão médico: 6 dicas para se dar bem

Ou seja, o Direito da Infraestrutura orienta concessões, licitações e modelos regulatórios para garantir a existência de hospitais, hidrelétricas e universidades, por exemplo, assim como a qualidade de seu funcionamento.

Essa é uma área que estará sempre em alta, ainda que não haja grandes obras durante uma crise. Afinal, é nesses momentos que a necessidade de regulamentação aumenta.

5. Direito Trabalhista

Esse sempre foi um ramo de destaque, mas que promete crescer ainda mais por conta das recentes transformações pelas quais estão passando os contratos de trabalho no Brasil. Afinal, o Direito Trabalhista é o responsável por reger as relações entre patrão e empregado.

Os profissionais dessa área vão auxiliar as duas partes a resolverem suas diferenças no caso do não cumprimento das cláusulas dos contratos de trabalho. É o advogado trabalhista que vai garantir, por exemplo, que os empregadores não se valham da ignorância dos seus funcionários para explorá-los.

6. Direito de Compliance

O advogado de Compliance está cada vez mais em alta no mercado, principalmente após a aprovação da Lei Anticorrupção (Lei Federal nº 12.846/2013), que procura coibir os esquemas de corrupção envolvendo empresas brasileiras.

Nesse cenário, esse profissional se torna uma peça fundamental para garantir que as empresas evitem sanções devido a alguma prática ilegal. Para isso, ele deve estar sempre atento aos regulamentos internos e externos da organização, analisando se concordam com a legislação vigente.

Para ajudar a proteger a empresa, o advogado de Compliance pode atuar na identificação dos riscos e na criação de estratégias para reduzi-los, além de implantar normas e participar de auditorias.

Ao buscar pelo destaque perante a concorrência, uma possível vantagem do advogado é contar com uma pós-graduação em Compliance e ter experiência em auditoria. Afinal, essa é uma área que apresenta crescente demanda no setor de Advocacia Corporativa.

O profissional também precisará ter domínio sobre o mapeamento de processos, o suporte ao planejamento de processos de Compliance, a implantação de normas e a realização de auditorias periódicas.

7. Direito do Consumidor

Essa área do Direito recebe respaldo do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1994), garantindo que as relações entre o fornecedor dos produtos ou serviços e quem os consome sejam pacíficas.

Mesmo com a lei para dar apoio a esse relacionamento, ainda há registros frequentes de violações de tais direitos, o que significa uma procura crescente por profissionais especializados nessa área.

Em contrapartida, ainda há muitas pessoas que desconhecem os seus direitos como consumidores, o que gera uma dificuldade para identificar as violações por parte dos fornecedores.