Internato médico: o que é preciso saber sobre o tema?

Depois do concorrido vestibular, o curso de Medicina reserva anos de dedicação e responsabilidades significativas. O internato médico é uma etapa importante da graduação, em que os estudantes aprendem mais sobre a prática da área.

Ele também pode ser chamado de estágio supervisionado obrigatório. Apesar de ser essencial para a formação, nem todo candidato a esse curso conhece o internato e as suas particularidades.

Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois, neste texto tiraremos as principais dúvidas a respeito do assunto. Continue a leitura e confira.

Como funciona o internato médico?

O internato médico acontece nos dois últimos anos da graduação e, como vimos, é obrigatório para a obtenção do título. O foco é totalmente prático, já que os estudantes prestam atendimentos aos pacientes. Para isso, contam com o acompanhamento de professores.

O internato pode acontecer em diferentes instituições médicas, internas ou externas à universidade, que sejam credenciadas. Apesar de ser uma atividade que exige muito do estudante e que demanda bastante tempo, ela faz parte da sua formação básica, portanto, não há remuneração.

Qual é a carga horária?

Essa atividade é regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC) e compreende 35% da carga horária do curso de Medicina. O tempo semanal dedicado varia conforme a instituição, porém não pode ultrapassar 40 horas.

Além da participação regular, também é preciso fazer plantões nas áreas de urgência e emergência. Dessa forma, os estudantes passam por longos períodos de trabalho, para experimentarem a vivência de um expediente profissional. Os plantões têm duração máxima de 12 horas.