Design promove semana acadêmica no UniFOA

Na última segunda-feira (16), o curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA – iniciou a semana acadêmica. A palestra online de segunda do designer Christian Ullmann com o tema “que é fazer design?” foi o ponto de partida para a iniciativa, que é obrigatória para os discentes matriculados, mas também é aberta para egressos de Design e alunos de outras áreas. No total, serão quatro dias de evento, com foco em desenvolvimento sustentável, branding e empreendedorismo.

O principal intuito da semana acadêmica é trazer profissionais de renome na área e egressos para trocarem experiências com os estudantes através de palestras e workshops. A mensagem que os professores e palestrantes querem passar com o programa é sobre o discente ser dono do seu próprio negócio, ao se dedicar principalmente em seu branding pessoal, mas dando prioridade para a ética, trabalhando com design social e sustentável.  Acerca do evento e seus principais objetivos, a coordenadora de Design, Aline Botelho, declarou que os designers têm um compromisso enorme com a profissão, por isso precisam pensar sobre os impactos das ações deles:

“Nós Designers temos que ter uma responsabilidade muito grande com a nossa profissão, principalmente porque projetamos necessidades, então temos que pensar em todo ciclo de vida e o impacto desses projetos no meio ambiente”, afirmou.

Na noite de ontem, no prédio nove do Campus Olezio Galotti, em três poços, Márcia Louise, designer formada pelo UniFOA, palestrou sobre empreendedorismo alinhado ao Design. Sobre a importância das apresentações e a iniciativa organizada pelo Centro Universitário, Márcia disse que é fundamental para os estudantes saberem o que vem depois da sua formação, principalmente quanto às suas escolhas do que fazer e com o que trabalhar: “Acho muito importante para que os alunos vejam o pós faculdade, pois muitos saem sem saber o que fazer e por onde começar. Você precisa acreditar, confiar e ter fé nas oportunidades, que assim você irá conseguir êxito!”

Leia também:  Projeto desenvolvido por professores do UniFOA é selecionado pela Boeing e STHEM Brasil e será aplicado em Pinheiral