5 dicas para espantar o sono na hora de estudar

Espantar o sono na hora de estudar não é uma tarefa nada simples, não é mesmo? Contudo, com as provas chegando e a busca por uma vaga na universidade em mente, é importante criar meios de contornar a preguiça e deixar o sono de lado. Assim, você consegue se manter em dia com o cronograma de estudos e tem mais tranquilidade na hora de fazer o vestibular.

A boa notícia é que existem diversas estratégias que você pode utilizar para espantar o sono e manter a produtividade em alta. Pensando nisso, organizamos um post completo com algumas dicas para dispersar o sono e se concentrar no conteúdo. Quer saber mais? Então continue a leitura e confira nossas dicas!

Por que o sono aparece durante o estudo?

O sono é um aspecto natural do corpo humano e, como tal, deve ser satisfeito para manter sua saúde em dia. Isso significa que é necessário respeitar os limites do seu corpo e dormir uma quantidade razoável de horas, algo em torno de seis a oito por dia.

Na hora de estudar, é possível que seu grau de concentração diminua gradualmente — especialmente porque seu corpo está parado —, o que torna mais difícil espantar o sono. Desse modo, depois de poucos minutos em frente aos livros, a sensação de sonolência aparece e pode levar a um cochilo nada produtivo.

Para quem estuda à noite, essa tarefa pode ser ainda mais difícil por conta do cansaço acumulado ao longo do dia. Independentemente do horário escolhido, vale a pena utilizar algumas técnicas que evitam o sono e contribuem para aumentar sua concentração no conteúdo.

Leia também:  4 técnicas de redação para você melhorar a sua nota na prova

Como espantar o sono na hora de estudar?

Existem diversas boas práticas que podem ser usadas na hora de estudar para ter um bom rendimento e não ficar com sono. Ao utilizá-las, independentemente se você está se preparando para o vestibular ou deseja melhorar o desempenho em alguma matéria, pode ter um rendimento melhor e mais atenção nos estudos. Veja abaixo!

1. Faça um alongamento

A primeira dica para melhorar o seu desempenho na hora de estudar é fazer um bom alongamento. Sempre que estiver com sono, levante-se um pouquinho e dê aquela esticada gostosa.

Isso vai fazer com que o seu corpo desperte e que sua atenção retorne. Assim, você consegue ter um melhor desempenho, garantindo que os assuntos sejam absorvidos com pleno entendimento.

Também vale fazer uma atividade física rápida. Por exemplo, fazer alguns polichinelos pode ser uma boa maneira de despertar para continuar estudando. Além disso, mexer o corpo um pouquinho faz bem para a saúde.

2. Faça pausas

Ter pausas programadas também é um ponto importante para ter melhor desempenho e espantar o sono. Por exemplo, caso você goste de tomar café, fazer uma pausa para reabastecer suas energias com essa bebida pode ser interessante.

Assim, você conversa um pouco com quem está na casa ou tira um momento para retomar as energias e garantir a melhora na atenção. Além disso, é possível utilizar técnicas de estudos adequadas.

Nesse sentido, uma muito usual é a Pomodoro. Por meio dela, você faz períodos de estudo com atenção plena, de cerca de 25 minutos, e pausas para relaxar, com duração de 5 minutos. Desse modo, é só repetir vários ciclos.

Leia também:  Conheça os 14 ramos do Direito em alta atualmente

3. Evite comidas pesadas

Comidas pesadas, em geral, têm efeitos adversos que podem causar sonolência e dificultar sua produtividade nos estudos. Isso porque o seu organismo vai precisar trabalhar bastante para digerir todos os alimentos, o que pode tirar um pouco da sua energia.

Assim, uma boa dica é evitar alimentos que são pesados nos dias de esforços nos estudos, principalmente quando for ter contato com matérias em que você tem mais dificuldades. Tenha uma alimentação de qualidade, com verduras, frutas e alimentos de fácil digestão.

Além disso, é válido investir em uma boa hidratação. Isso fará bem para a sua saúde e ajudará a espantar o sono. Falando em água, também é possível lavar o rosto para despertar.

4. Estabeleça um horário

Ter horários bem estabelecidos para fazer as atividades necessárias é importante para garantir um bom desempenho nos estudos. Nesse sentido, vale definir um cronograma adequado à sua rotina.

Por exemplo, caso você trabalhe, vai precisar conciliar o seu tempo do emprego, do descanso e dos estudos. Nesse sentido, programe um dia para curtir suas séries e descansar a cabeça de toda a correria do dia a dia.

Nos demais, você consegue visualizar as matérias necessárias para passar no ENEM ou tirar notas incríveis em suas provas. Além disso, não ficará com sobrecarga emocional devido ao empenho sem descansos.

5. Tenha um ambiente adequado

A escolha do local de estudos também pode afetar o seu desempenho e o sono na hora de estudar. Por exemplo, um lugar muito quente tende a deixar o estudante mais mole e com sono. Por isso, é importante escolher um ambiente bem arejado e com boa entrada de ar para resfriá-lo.

Leia também:  3 dicas incríveis de como estudar pelo celular

Além disso, tenha atenção à iluminação. É importante que ela seja forte o suficiente para te manter bem e com disposição para estudar. Por outro lado, deixe o clima mais aconchegante para ter noites de sono reparadoras.

Quais os benefícios de implementar essas dicas?

Ao colocar essas ideias em prática, você garante uma produtividade alta, além de uma preparação adequada para o ENEM ou para o vestibular. Desse modo, mantém seu cronograma de estudos em dia e evita a ansiedade que aparece quando não é possível ver todo o conteúdo antes de uma prova importante.

Além disso, contornar o sono permite que você tenha uma rotina acadêmica livre de atrasos, problemas e preocupações. Por meio de um bom planejamento semanal, é possível alocar seus compromissos de estudos de maneira distribuída entre os dias e ainda manter algumas atividades de lazer junto dos amigos ou da família.

Viu como é importante encontrar maneiras de driblar o sono na hora de estudar? Além de tornar sua rotina mais produtiva, essas dicas podem trazer importantes benefícios durante toda a vida universitária. Desse modo, você consegue manter um alto desempenho e trabalhar para a construção de uma carreira de sucesso.

Curtiu nosso post? Então compartilhe este texto em suas redes sociais e contribua para que seus amigos descubram como se livrar do sono durante a preparação para as provas!

espantar o sono na hora de estudar

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas