5 dicas para espantar o sono na hora de estudar

Espantar o sono na hora de estudar não é uma tarefa nada simples, não é mesmo? Contudo, com as provas chegando e a busca por uma vaga na universidade em mente, é importante criar meios de contornar a preguiça e deixar o sono de lado. Assim, você consegue se manter em dia com o cronograma de estudos e tem mais tranquilidade na hora de fazer o vestibular.

A boa notícia é que existem diversas estratégias que você pode utilizar para espantar o sono e manter a produtividade em alta. Pensando nisso, organizamos um post completo com algumas dicas para dispersar o sono e se concentrar no conteúdo. Quer saber mais? Então continue a leitura e confira nossas dicas!

Por que o sono aparece durante o estudo?

O sono é um aspecto natural do corpo humano e, como tal, deve ser satisfeito para manter sua saúde em dia. Isso significa que é necessário respeitar os limites do seu corpo e dormir uma quantidade razoável de horas, algo em torno de seis a oito por dia.

Na hora de estudar, é possível que seu grau de concentração diminua gradualmente — especialmente porque seu corpo está parado —, o que torna mais difícil espantar o sono. Desse modo, depois de poucos minutos em frente aos livros, a sensação de sonolência aparece e pode levar a um cochilo nada produtivo.

Para quem estuda à noite, essa tarefa pode ser ainda mais difícil por conta do cansaço acumulado ao longo do dia. Independentemente do horário escolhido, vale a pena utilizar algumas técnicas que evitam o sono e contribuem para aumentar sua concentração no conteúdo.

Leia também:  5 dicas de como decorar a tabela periódica

Como espantar o sono na hora de estudar?

Existem diversas boas práticas que podem ser usadas na hora de estudar para ter um bom rendimento e não ficar com sono. Ao utilizá-las, independentemente se você está se preparando para o vestibular ou deseja melhorar o desempenho em alguma matéria, pode ter um rendimento melhor e mais atenção nos estudos. Veja abaixo!

1. Faça um alongamento

A primeira dica para melhorar o seu desempenho na hora de estudar é fazer um bom alongamento. Sempre que estiver com sono, levante-se um pouquinho e dê aquela esticada gostosa.

Isso vai fazer com que o seu corpo desperte e que sua atenção retorne. Assim, você consegue ter um melhor desempenho, garantindo que os assuntos sejam absorvidos com pleno entendimento.

Também vale fazer uma atividade física rápida. Por exemplo, fazer alguns polichinelos pode ser uma boa maneira de despertar para continuar estudando. Além disso, mexer o corpo um pouquinho faz bem para a saúde.

2. Faça pausas

Ter pausas programadas também é um ponto importante para ter melhor desempenho e espantar o sono. Por exemplo, caso você goste de tomar café, fazer uma pausa para reabastecer suas energias com essa bebida pode ser interessante.

Assim, você conversa um pouco com quem está na casa ou tira um momento para retomar as energias e garantir a melhora na atenção. Além disso, é possível utilizar técnicas de estudos adequadas.

Nesse sentido, uma muito usual é a Pomodoro. Por meio dela, você faz períodos de estudo com atenção plena, de cerca de 25 minutos, e pausas para relaxar, com duração de 5 minutos. Desse modo, é só repetir vários ciclos.