Quer montar um local de estudos? Confira este passo a passo!

É mais fácil adquirir conhecimento quando temos os instrumentos certos. O mesmo ocorre se podemos contar com um local de estudos confortável, organizado e adaptado às nossas necessidades.

Ter um espaço exclusivo para fazer leituras, produzir textos e rever conteúdos traz motivação e melhora a produtividade. Logo, nada melhor que montar um cantinho especial dentro de casa.

Fique de olho nos passos que listamos neste post e saiba como fazer isso!

Escolha um ambiente

Nem toda residência é projetada com uma área de escritório. Portanto, é preciso providenciar um lugar onde você se sinta à vontade para exercer atividades relacionadas ao estudo.

Pode ser parte do seu próprio quarto, de um cômodo ou até mesmo de um corredor. O importante é que o ambiente proporcione tranquilidade e tenha dimensões suficientes para receber uma mesa e uma cadeira, no mínimo.

Invista em uma boa iluminação

Se o lugar escolhido tiver proximidade com algum tipo de abertura, tire proveito do Sol para clarear o recinto. Apenas evite ficar de costas para portas e janelas, de modo a evitar que a luz gere reflexos na tela do computador.

Quanto à luz artificial, priorize lâmpadas neutras ou frias, pois elas mantêm o foco e o estado de alerta. Por exemplo, uma luminária sobre a mesa ajuda a direcionar a luz e, assim, facilitar na hora da leitura dos seus materiais.

Leia também:  5 dicas para se dar bem como calouro de Medicina!

Caprichar na qualidade da iluminação aumentará seu desempenho e potencializará seu aprendizado. Com o tempo, o local poderá ser usado até como home office para você trabalhar como freelancer ou desenvolver projetos pessoais.

Mantenha todos os materiais necessários por perto

Livros, apostilas, canetas e outros recursos utilizados no momento da aprendizagem devem permanecer sempre no seu local de estudo. Dessa forma, você evita a necessidade de sair do ambiente a todo momento para procurá-los.

Manter tudo em seu devido lugar é essencial para otimizar seu tempo. Então, faça uso de caixas organizadoras, pastas, gavetas e outros itens funcionais. Se possível, instale nichos e prateleiras na parede. Essas peças oferecem apoio para o material e mantêm tudo à vista, facilitando a sua rotina.

Não se esqueça da ergonomia

É provável que você passe a estudar sozinho por longos períodos, principalmente na véspera de provas e outras atividades importantes. Por conta disso, precisa pensar em aspectos como saúde e bem-estar.

Nesse caso, considere a ergonomia ao escolher a mobília e outros recursos do seu local de estudos. Esse cuidado evitará a má postura quando estiver sentado, prevenindo dores e desconfortos em diferentes partes do corpo.

Invista em uma cadeira confortável, com apoio para os braços e que tenha regulagem de altura. A mesa também deve ter tamanho adequado ao seu tipo físico para que não force seus braços ao escrever, desenhar ou digitar.