Quer montar um local de estudos? Confira este passo a passo!

É mais fácil adquirir conhecimento quando temos os instrumentos certos. O mesmo ocorre se podemos contar com um local de estudos confortável, organizado e adaptado às nossas necessidades.

Ter um espaço exclusivo para fazer leituras, produzir textos e rever conteúdos traz motivação e melhora a produtividade. Logo, nada melhor que montar um cantinho especial dentro de casa.

Fique de olho nos passos que listamos neste post e saiba como fazer isso!

Escolha um ambiente

Nem toda residência é projetada com uma área de escritório. Portanto, é preciso providenciar um lugar onde você se sinta à vontade para exercer atividades relacionadas ao estudo.

Pode ser parte do seu próprio quarto, de um cômodo ou até mesmo de um corredor. O importante é que o ambiente proporcione tranquilidade e tenha dimensões suficientes para receber uma mesa e uma cadeira, no mínimo.

Invista em uma boa iluminação

Se o lugar escolhido tiver proximidade com algum tipo de abertura, tire proveito do Sol para clarear o recinto. Apenas evite ficar de costas para portas e janelas, de modo a evitar que a luz gere reflexos na tela do computador.

Quanto à luz artificial, priorize lâmpadas neutras ou frias, pois elas mantêm o foco e o estado de alerta. Por exemplo, uma luminária sobre a mesa ajuda a direcionar a luz e, assim, facilitar na hora da leitura dos seus materiais.

Leia também:  Estudar com mapas mentais: saiba como e por que fazer!

Caprichar na qualidade da iluminação aumentará seu desempenho e potencializará seu aprendizado. Com o tempo, o local poderá ser usado até como home office para você trabalhar como freelancer ou desenvolver projetos pessoais.

Mantenha todos os materiais necessários por perto

Livros, apostilas, canetas e outros recursos utilizados no momento da aprendizagem devem permanecer sempre no seu local de estudo. Dessa forma, você evita a necessidade de sair do ambiente a todo momento para procurá-los.

Manter tudo em seu devido lugar é essencial para otimizar seu tempo. Então, faça uso de caixas organizadoras, pastas, gavetas e outros itens funcionais. Se possível, instale nichos e prateleiras na parede. Essas peças oferecem apoio para o material e mantêm tudo à vista, facilitando a sua rotina.

Não se esqueça da ergonomia

É provável que você passe a estudar sozinho por longos períodos, principalmente na véspera de provas e outras atividades importantes. Por conta disso, precisa pensar em aspectos como saúde e bem-estar.

Nesse caso, considere a ergonomia ao escolher a mobília e outros recursos do seu local de estudos. Esse cuidado evitará a má postura quando estiver sentado, prevenindo dores e desconfortos em diferentes partes do corpo.

Invista em uma cadeira confortável, com apoio para os braços e que tenha regulagem de altura. A mesa também deve ter tamanho adequado ao seu tipo físico para que não force seus braços ao escrever, desenhar ou digitar.

Leia também:  Saiba quais são os maiores desafios atuais da engenharia civil!

Também garanta que a tela do notebook ou computador permaneça na altura de seus olhos para evitar danos à coluna cervical. Se achar necessário, adquira um suporte articulado para adequar a posição do aparelho.

Fique longe das distrações

Opções de entretenimento não faltam nos dias de hoje. Programas de televisão, vídeos na internet e discussões nas redes sociais fazem com que nossa rotina esteja sempre repleta dos mais variados estímulos.

Se você não quer prejudicar seu aprendizado, precisa se livrar dessas distrações por algumas horas do dia. A dica é se desconectar dos aparelhos e utilizar técnicas de gestão de tempo sempre que começar seus estudos.

Uma boa forma de se manter motivado e seguir com o plano é recompensar o cumprimento de cada etapa com algo que você gosta. Assim, para cada leitura ou exercício finalizado, faça uma pausa e descanse com atividades de lazer.

Agora ficou mais fácil montar um ambiente propício para realizar diversas tarefas do seu dia a dia, não é? Lembre-se de que uma boa maneira de deixar o local de estudos bonito e inspirador é decorá-lo com quadros, plantas e outros acessórios de sua preferência.

Já que falamos o quanto é importante fugir das distrações na hora de estudar, aproveite para conferir agora os 4 fatores que mais prejudicam sua concentração!

Leia também:  4 técnicas de redação para você melhorar a sua nota na prova

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas