5 dicas para construir um bom roteiro de estudos

Para quem está se preparando para uma prova importante, um roteiro de estudos é fundamental. Essa ferramenta ajuda a descrever quais tópicos, como, em qual ordem e até que prazo você deve estudar durante seu período de preparação.

Se você vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), esse planejamento é seu maior aliado. Afinal, a carga de matérias cobradas ali é muito alta: basicamente, o Enem exige o conhecimento de toda a matriz curricular do Ensino Médio.

Mesmo que você tenha tido um excelente aproveitamento dessa fase de estudos, são muitos assuntos para revisar, concorda? O roteiro faz toda a diferença para que nenhum tópico importante fique de fora da sua preparação. Então, veja só 5 dicas para montar um!

1. Defina metas

É mais fácil criar um roteiro de estudos se você tiver um objetivo em mente. Até porque cada prova é diferente. Uma meta clara garante duas informações importantes:

• o prazo da sua preparação, ou seja, as datas da prova;
  • o conteúdo que será cobrado.

Esses são dois pontos-chave para fazer um planejamento de estudos. Por exemplo, se está se preparando para o Enem, você já saberá que tem até o final de outubro para se preparar, já que as provas tradicionalmente são aplicadas em novembro.

Além disso, pode olhar a matriz de referência do Enem para elencar todos os tópicos que precisa estudar.