5 dicas para construir um bom roteiro de estudos

Para quem está se preparando para uma prova importante, um roteiro de estudos é fundamental. Essa ferramenta ajuda a descrever quais tópicos, como, em qual ordem e até que prazo você deve estudar durante seu período de preparação.

Se você vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), esse planejamento é seu maior aliado. Afinal, a carga de matérias cobradas ali é muito alta: basicamente, o Enem exige o conhecimento de toda a matriz curricular do Ensino Médio.

Mesmo que você tenha tido um excelente aproveitamento dessa fase de estudos, são muitos assuntos para revisar, concorda? O roteiro faz toda a diferença para que nenhum tópico importante fique de fora da sua preparação. Então, veja só 5 dicas para montar um!

1. Defina metas

É mais fácil criar um roteiro de estudos se você tiver um objetivo em mente. Até porque cada prova é diferente. Uma meta clara garante duas informações importantes:

  • o prazo da sua preparação, ou seja, as datas da prova;
  • o conteúdo que será cobrado.

Esses são dois pontos-chave para fazer um planejamento de estudos. Por exemplo, se está se preparando para o Enem, você já saberá que tem até o final de outubro para se preparar, já que as provas tradicionalmente são aplicadas em novembro.

Além disso, pode olhar a matriz de referência do Enem para elencar todos os tópicos que precisa estudar.

Leia também:  Doações são entregues a entidades carentes em VR

2. Planeje sua rotina

Agora, é hora de colocar seus principais afazeres no papel para conhecer sua rotina. Veja qual é a sua disponibilidade de estudar e quais são os melhores horários para isso. Reflita sobre quantas matérias poderão ser vistas por dia e, assim, você terá uma ideia de como poderá distribuir todos os tópicos de estudo no decorrer das semanas e meses.

3. Estabeleça prioridades

Quando começar a distribuição dos tópicos ao longo do seu tempo disponível para preparação, você provavelmente terá que fazer escolhas. Como a matriz do Ensino Médio é bastante extensa, será difícil revisar ponto por ponto, mesmo que você tenha muitos meses pela frente.

Então, a chave é estabelecer prioridades! É possível encontrar facilmente em sites de cursinhos preparatórios os temas que mais caem no Enem em cada matéria. Com base nisso, você saberá o que não pode ficar de fora do seu roteiro de jeito nenhum.

4. Reserva momentos de descanso e pausa

Não tente encher cada minuto do seu roteiro de estudos com matérias. É fundamental reservar momentos de descanso e lazer, nem que seja apenas o domingo. Mesmo durante a semana, programe pequenas pausas a cada 1 ou 2 horas de estudo. Aproveite esses momentos para se alongar e relaxar um pouco a mente.

5. Revise periodicamente

Por fim, não se esqueça de encaixar revisões no seu roteiro. Elas são decisivas para fixar conteúdos e muita gente deixa essa etapa de lado, priorizando novos tópicos. Porém, vale muito mais a pena se certificar de que você aprendeu mesmo aqueles conteúdos que são prioridade, ok?

Leia também:  [Medicina] selo Saeme de acreditação

Agora você já sabe como montar um bom roteiro de estudos e começar a sua preparação. Sem essa ferramenta, fica mais fácil se perder em meio a tantas matérias e deixar de revisar justamente os pontos mais relevantes para uma boa nota.

Gostou das dicas? Então, siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos! Estamos aqui: Instagram, Facebook e Twitter.

roteiro de estudos

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas