6 dicas para evitar o estresse nos estudos ao entrar na faculdade

Após meses de preparação e trabalho duro, você finalmente conquistou a tão sonhada vaga na faculdade particular ou pública. Pois saiba que, daqui para frente, a sua rotina será ainda mais atribulada, por conta das variadas disciplinas da graduação, iniciações científicas e eventuais estágios e trabalhos de campo.

Assim, é fundamental saber como evitar o estresse nos estudos para garantir um bom aprendizado e se dar bem nas avaliações. Pensando nisso, neste post, vamos dar algumas dicas para que você tenha o rendimento esperado durante a faculdade. Continue a leitura e confira!

1. Aprenda a controlar a respiração

A respiração atua diretamente no sistema nervoso, liberando substâncias no organismo. Por isso, saber como controlar corretamente a inspiração e a expiração ajuda a manter a calma durante momentos de nervosismo.

Isso acontece porque a prática auxilia as células do nosso corpo a receberem uma quantidade maior de oxigênio, liberando toxinas. É por isso que atividades como ioga e pilates são tão recomendadas para aqueles que querem diminuir o estresse nos estudos.

2. Organize o tempo e a rotina

Durante a graduação, o aluno precisará demonstrar uma grande capacidade de organizar o seu tempo e a sua rotina para dar conta de todas as atividades relacionadas ao curso, principalmente se optar por estudar em casa.

Por isso, uma ótima dica é contar com agendas, planilhas, listas de tarefas e cronogramas para atender a todas as exigências da faculdade e conciliá-las com a vida pessoal e profissional.