Veja a diferença entre Engenharia Elétrica e Eletrônica

Muitos alunos que estão prestando vestibular ficam em dúvida sobre qual carreira seguir. A depender da área de atuação, essa confusão pode aumentar. Esse é o caso de quem procura saber a diferença entre Engenharia Elétrica e Eletrônica, que são duas áreas promissoras e de imenso conhecimento técnico. Para quem busca as respostas, podemos resumir essas diferenças de maneira bem objetiva.

A Engenharia Elétrica aborda o estudo e os conhecimentos de como a energia é gerada e como ocorrem os processos para a sua transmissão e distribuição. Já a Engenharia Eletrônica estuda o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos, de menor tensão e em menor escala. Assim, os Engenheiros Eletrônicos atuam na criação de aparelhos como smartphones, tablets, computadores e semelhantes. Ambas as carreiras possuem alta demanda na sociedade atual, sendo possível atingir o sucesso financeiro em qualquer uma delas.

Para quem busca saber mais sobre essas áreas, elaboramos este artigo que também mostrará sobre as grades e diferenças entre esses cursos de Engenharia, mercado de trabalho e média salarial dos profissionais. Ficou interessado no assunto? Continue a sua leitura até o final!

Entenda o que é Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica, como mencionamos, é o setor da Engenharia que busca entender o processo de formação, transmissão e distribuição da eletricidade. Profissionais que atuam nessa área costumam atuar em projetos de maior escala e de alta tensão. As únicas exceções ficam para sistemas de transmissão de dados, que também são de competência desses engenheiros.

Grandes sistemas de telefonia, por exemplo, podem ser projetados por esses profissionais. Sistemas maiores de formação de energia, como criação de hidrelétricas e outros projetos de grande porte — que envolvam alta tensão — também são exemplos de atuação.

Para quem se preocupa com o meio ambiente e busca ter uma atuação positiva na sociedade, saiba que vários projetos de energias renováveis (como a eólica) são de competência do Engenheiro Elétrico. Além disso, carros elétricos e até mesmo os painéis solares podem ter a atuação e influência desse profissional, que terá um papel cada vez mais de protagonista na sociedade moderna e nesse período de transição das matrizes energéticas.

Leia também:  Como fazer Medicina com a nota do Enem? Descubra!

Grade do curso

Como é de se esperar, a grade do curso é recheada de conteúdos sobre física e temas que envolvem instalações elétricas. Parte da graduação também aborda circuitos eletrônicos de menor escala, mas, essa não é o foco desse ramo da Engenharia. Há também uma parte sobre transmissão de dados, um pouco de estudo de química e, é claro, um trabalho de conclusão de curso que cobra do aluno seus conhecimentos adquiridos sobre os sistemas elétricos.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para Engenheiro Eletricista está bem aquecido. Os segmentos da construção civil, automação e telecomunicação estão com alta demanda, justamente por conta do constante refinamento das nossas obras de infraestrutura e crescimento urbano. A área de fornecimento de energia elétrica também demanda profissionais (especialmente aqueles com especialização em hidrelétricas e energias renováveis).

Média salarial

A média salarial para um Engenheiro Eletricista é de cerca de R$7.200,00. A carga horária de trabalho semanal costuma ser 40 horas, podendo variar de acordo com setor e cargo ocupado.

Conheça as características da Engenharia Eletrônica

A Engenharia Eletrônica, como também informamos no início deste artigo, é a área que estuda, projeta e desenvolve componentes e dispositivos eletrônicos. Os projetos são de menor tensão e menor escala, mas isso não significa que sejam menos importantes. Na realidade, o trabalho do Engenheiro Eletrônico nunca esteve tão em alta.